Questão sobre teoria da firma dentro da microeconomia, mais especificamente o equilíbrio de longo prazo na concorrência perfeita.
Vamos analisar:
No curto prazo, a condição para uma firma permanecer no mercado é que o preço recebido pela venda do produto seja superior ou igual ao custo variável médio, pois sendo inferior ela deveria paralisar a produção.
No entanto, no longo prazo, a situação se modifica um pouco, já que a firma só continuará a operar se o preço for igual ou superior ao custo total médio (ou custo médio), isto é, se a receita total obtida for igual ou superior ao custo total. Logo, no longo prazo, P < CMe = sair do mercado.
Mas se o preço for superior ao custo médio, ou seja, se a receita total for superior ao custo total, mais empresas entrarão nesse mercado, pois o lucro econômico será positivo. Logo, no longo prazo, P > CMe = permanecer ou entrar no mercado.
Assim, no longo prazo, o preço deverá ser igual ao custo médio e o lucro econômico será igual a zero. O custo médio será mínimo, pois ele se igualará ao custo marginal já que em concorrência perfeita as firmas ofertam na igualdade entre preço e custo marginal. Logo, no longo prazo em concorrência perfeita, P = CMg = CMe >>>> equilíbrio no mercado (nem entrada e nem saída de firmas).
Lembrem-se:
* CMg < CMe = custo médio decrescente
* CMg > CMe = custo médio crescente
* CMg = CMe = custo médio mínimo
Gabarito do Professor: Letra C.