GABARITO LETRA E, estupor. Fundamento:
Estupor: estado de sonolência profundo, no qual o indivíduo necessita receber estímulos vigorosos e repetidos para conseguir despertar.
Complemento:
A) Estado crepuscular: estão transitório, frequentemente associado a causas orgânicas (confusão pós-iictal, intoxicações, TCE). Consciência restringida a um círculo de ideias de importância particular para o sujeito, com conservação de atividade psicomotora global, com atos automáticos (violentos e com descontrole emocional). Geralmente ocorre amnésia lacunar para todo o episódio.
B) Delirium: desorientação, déficit de atenção, sensação de medo, irritabilidade e alterações de percepção de estímulos sensoriais, como as alucinações visuais. Síndrome confusional aguda, devido a distúrbio cerebral agudo. Rebaixamento leve a moderado do nível de consciência; desorientação; ansiedade em graus variáveis; discurso ilógico e confuso. O quadro oscila ao longo do dia, normalmente com piora à tarde e à noite. Não confundir com DELÍRIO (alteração do juízo de realidade).
D) Obnubilação/ turvação : rebaixamento em grau leve a moderado. Dificuldade para integrar as informações sensoriais do ambiente; alguma sonolência e dificuldade de compreensão. Lentidão da compreensão, dificuldade de elaboração e síntese das impressões sensoriais
FONTE: Ref: Coma e outros estados de consciência. Rev. Med. 2007. São Paulo. Almir Ferreira de Andrade et al.