SóProvas


ID
2940589
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A nitroglicerina é atualmente a droga de escolha para tratamento da angina de peito. Quando administrada por via intravenosa, requer:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra B. Fundamento:

    CUIDADOS: A nitroglicerina migra prontamente por muitos plásticos, inclusive o cloreto de polivinila (PVC), plásticos normalmente usados em equipos para aplicação intravenosa. A absorção de nitroglicerina por tubos de PVC é maior quando o tubo é longo, os índices de fluxo são baixos e a concentração de nitro- glicerina na solução é elevada. 

    Devido ao problema da absorção de nitroglicerina por um tubo de cloreto de polivinila (PVC), a injeção de nitroglicerina deve ser usada com um tubo de infusão de menor absorção (isto é, tubo não-PVC) disponível.

    FONTE: http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=29336782016&pIdAnexo=4356547

  • A nitroglicerina não tem relação com as vitaminas lipossolúveis, mas deve ser administrada levando-se em conta várias particularidades.

    A nitroglicerina migra prontamente por muitos plásticos, inclusive o cloreto de polivinila (PVC), plásticos normalmente usados em equipos para aplicação intravenosa. Logo, deve-se utilizar kits de administração feitos especificamente para a nitroglicerina.

    Os efeitos nocivos da nitroglicerina são em geral resultados da capacidade da nitroglicerina de induzir vasodilatação, redução do retorno venoso, menor débito cardíaco e hipotensão. Estas alterações hemodinâmicas podem ter manifestações sistêmicas, inclusive o aumento da pressão intracraniana seguida de cefaleia persistente, tonturas e febre moderada, vertigem, palpitação, distúrbios visuais, náusea e vômitos; síncope; falta de ar e dispneia, posteriormente seguida de menor esforço ventilatório; diaforese com pele ruborizada ou fria e pegajosa; bloqueio cardíaco e bradicardia, paralisia, coma, desmaios e óbito.

    Cinchonismo - efeito mórbido ou prejudicial do uso da casca da cinchona ou de seus alcalóides, caracterizado por mudez temporária, dor de cabeça, zunido nos ouvidos, sintomas de congestão cerebral e exantema. Ou seja, não tem relação com a nitroglicerina.

    As infusões de nitroglicerina somente devem ser administradas através de uma bomba que possa manter uma velocidade controlada de infusão.

    Gabarito do Professor: Letra B

    Bibliografia

    http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=29336782016&pIdAnexo=4356547