-
I – Valor depreciável do ativo imobilizado é o custo do ativo ou outro montante que substitua seu custo, menos seu valor recuperável. ( menos seu valor residual)
II – Perda por redução ao valor recuperável de ativo imobilizado é o montante pelo qual o valor contábil do ativo excede seu valor residual de serviço. (excede seu valor em uso ou seu valor justo, dos dois o maior)
III – Após o reconhecimento como ativo imobilizado, este deve ser apresentado pelo custo menos qualquer depreciação e perda por redução ao valor recuperável acumuladas.( correta)
-
I – Valor depreciável do ativo imobilizado é o custo do ativo ou outro montante que substitua seu custo, menos seu valor recuperável (Residual). Errado! (6. Valor depreciável é o custo de um ativo ou outro valor que substitua o custo, menos o seu valor residual. (CPC27)
II – Perda por redução ao valor recuperável de ativo imobilizado é o montante pelo qual o valor contábil do ativo excede seu valor residual (Recuperável) de serviço. Errado!
II – Após o reconhecimento como ativo imobilizado, este deve ser apresentado pelo custo menos qualquer depreciação e perda por redução ao valor recuperável acumuladas. Correta!
(=) ativo imobilizado
(-) depreciação
(-) perda por redução ao valor recuperável
-
I – Valor depreciável do ativo imobilizado é o custo do ativo ou outro montante que substitua seu custo, menos seu valor recuperável. (valor residual) ERRADO!
II – Perda por redução ao valor recuperável de ativo imobilizado é o montante pelo qual o valor contábil do ativo excede seu valor residual de serviço. (valor recuperável) ERRADO!
III – Após o reconhecimento como ativo imobilizado, este deve ser apresentado pelo custo menos qualquer depreciação e perda por redução ao valor recuperável acumuladas. CERTO!
-
GAB: LETRA B
Complementando!
Fonte: Gilmar Possati - Estratégia
PRA AJUDAR!!
O teste de recuperabilidade é o confronto entre o valor contábil e o valor recuperável.
O valor contábil:
- é o montante pelo qual o ativo está reconhecido no balanço depois da dedução de toda respectiva depreciação, amortização ou exaustão acumulada e ajuste para perdas.
O valor recuperável:
- é o maior montante entre o valor justo líquido de despesas de venda do ativo (ou da unidade geradora de caixa) e o seu valor em uso.
O valor justo líquido de despesas de venda:
- é o montante que pode ser obtido pela venda de ativo em transação sem favorecimentos entre partes conhecedoras e interessadas, menos as despesas de venda.
O valor em uso:
- é o valor presente do potencial de serviços remanescente do ativo.