SóProvas


ID
2941876
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

“Diane Dodd (1989) examinou os efeitos do isolamento e seleção nas moscas da fruta. Ela tirou as moscas da fruta de uma única população e dividiu-as em populações isoladas espacialmente. Metade da população vivia em uma alimentação baseada em maltose e a outra metade vivia em uma alimentação baseada em amido. Depois de muitas gerações, as moscas foram testadas para saber com quais moscas elas preferem se acasalar. Dodd descobriu que algum tipo de isolamento reprodutivo ocorreu como resultado do isolamento espacial e seleção por diferentes fontes de alimentos nos dois ambientes: ‘moscas da maltose’ preferiram outras ‘moscas da maltose’ e ‘moscas do amido’ preferiram outras ‘moscas do amido’.”
(http://www.ib.usp.br/evosite/evo101/VC1fEvidenceSpeciation. shtml)

O tipo de especiação observado neste experimento clássico é o(a):

Alternativas
Comentários
  • Segundo Michael Begon:

    1) simpátrica - lembre de simpatia, quando duas pessoas interagem positivamente uma com a outra, uma vai com a cara da outra. Então, sim (=juntar), é especiação quando duas populações diferentes e separadas por uma montanha, por exemplo, se encontram de novo e produzem prole fértil, aumentando a variabilidade genética.

    2) alopátrica - o oposto. Quando duas populações são separadas, não se reencontram e não mais produzem prole fértil, pode haver endogamia.

    3) parapátrica - sem barreira geográfica, uma população de uma espécie está sendo subdividida em 2 subpopulações ou mais porque sofrem modificações fenotípicas ao ponto de não conseguirem gerar prole fértil. Ou seja, indivíduos de cada subpopulação somente se reproduz com parceiros da mesma subpopulação. Isso ocorre com plantas de pequeno porte perto de minas ou locais onde há dejetos de metais pesados. Outro exemplo são os tentilhões de Darwin.

    Obs.: PARA pátrica. O termo PARA significa "ao lado de" em grego, ou seja o que ocorre ao mesmo tempo. Pátrica lembra pátria ou mesma população.