SóProvas


ID
2941942
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFPB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

São critérios para a fase de avaliação: Economicidade, Eficiência econômica, Eficiência administrativa, Eficácia, Efetividade e Equidade. Sobre esses critérios, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • B)

     

    Os entraves da dimensão institucional-legal e da dimensão cultural a uma Administração Pública moderna, gerencial, eficiente, e voltada para o atendimento do cidadão, complementam-se com a dimensão-gestão. Na verdade, é nesta última que a Administração Pública demonstra sua energia, pois sua eficiência e efetividade dependerão da capacidade de gestão nela existente.
    Atenção → É na dimensão da gestão que a Administração Pública demonstra sua eficiência, eficácia e efetividade.
    Esta dimensão diz respeito a um elemento central da técnica administrativa de como fazer, com que métodos, de que modo, e sob orientação de quais valores. A boa gestão é aquela que define objetivos com clareza, recruta os melhores candidatos através de concursos e processos seletivos públicos, treina permanentemente os funcionários, desenvolve sistemas de motivação não apenas de caráter material, mas também de caráter psicossocial, dá autonomia aos executores e, ao final, cobra os resultados. Nada disso existia na Administração Pública Federal em 1995.
    O modelo burocrático de Administração implantado no país se somava aos defeitos relacionados com o controle rígido dos processos, a falta de treinamento e de estrutura de carreiras. Os instrumentos de supervisão e acompanhamento eram pouco criativos e insuficientes para caminhar passo a passo com a mudança tecnológica e atender à necessidade de repensar e propor novos objetivos e métodos de forma ágil, em menor tempo, e a um custo mais baixo. Além disso, o sistema carecia de mecanismos autorreguladores e era refratário às inovações. Sua capacidade de resposta aos novos e constantes estímulos era limitada, arcaica e ineficiente.
    O mecanismo de motivação na burocracia era a promoção por mérito em carreiras formalmente estabelecidas (teoria). Através desse mecanismo, em que os cursos, a avaliação de desempenho e os exames são essenciais, o administrador ascende lentamente na sua profissão. No Brasil a amplitude das carreiras era baixa, o sistema, de premiação, a motivação dos funcionários públicos ocorria mediante a ocupação de cargos em comissão e a promoção era por tempo de serviço.
    Era essencial repensar o sistema de motivação dos servidores públicos brasileiros! Não há dúvida que a motivação positiva fundamental é aquela relacionada com o sentido de missão do servidor, diretamente voltada para o interesse público. A segunda motivação é a da profissionalização do serviço público, através de concursos e processos seletivos públicos e de um sistema de promoções na carreira, em função do mérito, acompanhadas por remuneração correspondentemente maior. Finalmente, era essencial contar-se com uma motivação negativa, possibilitada através da demissão por insuficiência de desempenho, com a finalidade de levar o funcionário comum a valorizar o seu emprego.

  • Desculpa a amiga Vanessa IPD, mas eu nunca entendo nada q ela coloca nos comentários, parece algo que não tem nada a ver com a questão. Me sinto até mal por não entender. Mas vamos lá aos conceitos:

    A: economicidade“o gestor público deve, por meio de um comportamento ativo, criativo e desburocratizante tornar possível, de um lado, a eficiência por parte do servidor, e a economicidade como resultado das atividades, a fim de se aquilatar a economicidade das escolha entre diversos caminhos propostos para a solução do problema, para a implementação da decisão

    B: Ser efetivo é não só alcançar os resultados (eficácia), mas também utilizar-se dos meios mais econômicos, precisos e saudáveis possíveis (eficiência).(GABARITO)

    C: A eficácia busca fazer com que a organização atinja os objetivos previstos.

    D: Quem faz algo de maneira eficiente, faz o que é certo e de maneira adequada.Uma administração eficiente é uma administração que prioriza a otimização dos resultados. Os objetivos são alcançados de maneira hábil, usando o mínimo possível de recursos.

    E: Equidade: é a que se funda na circunstância especial de cada caso concreto, concernente ao que for justo e razoável. E, certamente, quando a lei se mostrar injusta, o que se poderá admitir, a equidade virá corrigir seu rigor, aplicando o princípio que nos vem do Direito Natural, em face da verdade sabida ou da razão absoluta.

    Fonte:

  • Eficiência - capacidade de produzir o máximo resultado com a mínima quantidade de recursos (maneira correta)

    Eficácia - relação entre resultado pretendido x resultado atingido (chegar ao objetivo) (fazer a coisa certa)

    Efetividade - relação entre resultados x objetivos (mudança de uma realidade , produzir efeitos, impacto causado, satisfação )

     

    Exemplo clássico: campanha de vacinação infantil

    Foi eficiente se usou menos recursos para adquirir as vacinas

    Foi eficaz se conseguiu vacinar todas as crianças

    Foi efetiva se reduziu o número de crianças doentes

  • --> De acordo com Secchi:

    Economicidade: nível de utilização de recursos (inputs).

    Eficiência econômica: relação entre outputs (produtividade) e inputs (recursos utilizados).

    Eficácia: corresponde ao nível de alcance de metas

    Equidade: trata da homogeneidade de distribuição de benefícios (ou punições)

    Efetividade: impacto das açõe/alcançar -resultados pretendidos, de forma a alterar a realidade.

  • De acordo com Secchi91 os principais critérios utilizados para as avaliações são:

    Economicidade: refere-se ao nível de utilização de recursos (inputs).

    Produtividade: refere-se ao nível de saídas de um processo produtivo (outputs).

    Eficiência econômica: trata da relação entre outputs (produtividade) e inputs (recursos utilizados).

    Eficiência administrativa: trata do seguimento de prescrições, ou seja, do nível de conformidade da execução a métodos preestabelecidos.

    Eficácia: corresponde ao nível de alcance de metas ou objetivos preestabelecidos.

    Equidade: trata da homogeneidade de distribuição de benefícios (ou punições) entre os destinatários de uma política pública.

    Efetividade: Está relacionado ao impacto das ações. É alcançar os resultados pretendidos, de forma a alterar a realidade. Não basta alcançar os objetivos; deve haver transformação. A efetividade está vinculada ao grau de satisfação e atingimento das necessidades do público-alvo das políticas públicas.