SóProvas


ID
2942002
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

J.M.D., 45 anos, sexo feminino, casada, residente em São Gonçalo, chega à farmácia ambulatorial com uma prescrição de itraconazol 100 mg/dia por 3 meses. Antes de realizar a dispensação, o farmacêutico solicita a apresentação das prescrições que contêm seus medicamentos de uso contínuo e observa que a paciente faz uso de: enalapril 10 mg de 12/12 h, carvedilol 12,5 mg de 12/12 h, espironolactona 25 mg uma vez ao dia e varfarina 5 mg às segundas, quartas, sextas e domingos. O farmacêutico entra em contato com o cardiologista responsável pela paciente para informá-lo de que o itraconazol prescrito apresenta uma interação potencialmente relevante com um dos medicamentos de uso contínuo desta paciente, o que aumenta o risco de:

Alternativas
Comentários
  • Gab D

    Itraconazol aumenta o efeito anticoagulante da varfarina.

  • O itraconazol inibe as enzimas que metabolizam a varfarina e essa inibição irá potencializar o efeito da varfarina, um anticoagulante. Visto isso, poderão ocorrer sangramentos.

    É certo dizer também, que poderiam ocorrer coágulos se fosse utilizado um indutor enzimático, por exemplo,o fenobarbital.

    Pois o indutor enzimático iria diminuir o efeito terapêutico da varfarina, que como já mencionei, é um anticoagulante.