SóProvas


ID
2942467
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A teoria do esquema também enfatiza o papel dos estilos de enfrentamento e modos de esquema. Segundo a teoria do esquema, as pessoas lidam com seus esquemas de maneiras diferentes em momentos diferentes. Young e colaboradores (em Beck, Freeman e Davis) propuseram três estilos de enfrentamento desadaptativos, que são encontrados em formas brandas em populações não clínicas e em populações clínicas extremas e rígidas. Os estilos são:

Alternativas
Comentários
  • A terapia do esquema é uma proposta de terapia inovadora e integradora, desenvolvida por Young e colegas (Young, 1990, 1999), que amplia significativamente os tratamentos e conceitos cognitivo-comportamentais tradicionais. O enfoque dessa proposta mescla elementos das escolas cognitivo-comportamental, de apego, da gestalt, de relações objetais, construtivista e psicanalítica em um modelo conceitual e de tratamento rico e unificador.

    Todos os organismos possuem três respostas básicas à ameaça: lutar, fugir ou paralisar-se. Elas correspondem aos três estilos de enfrentamento:

    Hipercompensação - luta,

    Evitação - fuga

    Resignação - paralisia.

    Fonte: http://srvd.grupoa.com.br/uploads/imagensExtra/legado/Y/YOUNG_Jeffrey_E/Terapia_Do_Esquema/Liberado/Cap_01.pdf

  • B

    supercompensação; rendição; e evitação.