SóProvas


ID
2942530
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Lacan aponta que não basta dizer que o inconsciente é um conceito dinâmico. Inspirado em Kant, aponta que o inconsciente freudiano se situa entre a causa e o que ela afeta. E entre a causa e o que ela afeta, há sempre uma claudicação. Sendo assim, o importante não é que o inconsciente determine a neurose, e sim por onde a neurose se conforma a um real. Esse fenômeno é denominado:

Alternativas
Comentários
  • Avançando em seu argumento, Lacan retorna ao problema colocado por Hume, que implica em uma distinção entre causa e lei. Hume já apontara em sua problematização, a incidência da causa como hiância radical no real. Sob o impacto da física de Newton, e opondo-se ao racionalismo dogmático, Hume afirma que “todo efeito é um acontecimento distinto de sua causa” (1748, p. 49). 

    É interessante notar que é justamente nesse ponto, no qual a etiologia não se fecha – hiância, como diz Lacan, entre a causa e o que ela afeta – que Freud situa o inconsciente. Ou, como ele diz, “aí [neste não fechamento (hiância), neste elo que falta na cadeia descompletando a série etiológica] situa-se uma dificuldade ligada ao caráter do inconsciente psíquico” (Freud, 1896, p. 246-7). 

  • Tá bom!l