-
A imprudência pressupõe uma ação que foi feita de forma precipitada e sem cautela. O agente toma sua atitude sem a cautela e zelo necessário que se esperava. Significa que sabe fazer a ação da forma correta, mas não toma o devido cuidado para que isso aconteça. O exemplo disso é o motorista devidamente habilitado que ultrapassa um sinal vermelho e, como consequência disso, provoca um acidente de trânsito.
Negligência, por outro lado, implica em o agente deixar de fazer algo que sabidamente deveria ter feito, dando causa ao resultado danoso. Significa agir com descuido, desatenção ou indiferença, sem tomar as devidas precauções. Um exemplo é o caso de uma babá que, vendo a criança brincar próximo a uma panela quente, não a afasta, vindo a criança a sofrer um acidente.
Já a imperícia consiste em o agente não saber praticar o ato. Ser imperito para uma determinada tarefa é realizá-la sem ter o conhecimento técnico, teórico ou prático necessário para isso. Um exemplo é o médico clínico geral que pratica cirurgia plástica sem ter o conhecimento necessário, fazendo com que o paciente fique com algum tipo de deformação.
-
Negligência:
Na negligência, alguém deixa de tomar uma atitude ou apresentar conduta que era esperada para a situação. Age com descuido, indiferença ou desatenção, não tomando as devidas precauções.
Imprudência:
A imprudência, por sua vez, pressupõe uma ação precipitada e sem cautela. A pessoa não deixa de fazer algo, não é uma conduta omissiva como a negligência. Na imprudência, ela age, mas toma uma atitude diversa da esperada.
Imperícia:
Para que seja configurada a imperícia é necessário constatar a inaptidão, ignorância, falta de qualificação técnica, teórica ou prática, ou ausência de conhecimentos elementares e básicos da profissão. Um médico sem habilitação em cirurgia plástica que realize uma operação e cause deformidade em alguém pode ser acusado de imperícia.
Na imperícia e na imprudência o agente tem uma atitude comissiva, ou seja, de ação. Ele faz alguma coisa. Na imperícia, faz sem ter a habilidade necessária, enquanto que na imprudência faz sem o cuidado devido. Já na negligência a atitude é omissiva, posto que o agente deixa de fazer algo que seguramente deveria fazer.
-
Negligência é uma falta de cuidado e desleixo proposital relacionado a uma situação.
Imprudência consiste em uma ação que não foi pensada, feita sem precauções.
Imperícia é a falta de habilidade específica para o desenvolvimento de uma atividade técnica ou científica.
-
R : C
-
Tá errado esse gabarito não? A c não era negligência?
-
Cuidado. não é a falta da ação, ou seja, deixou de fazer! É a falta de cuidado no que foi feito. Nesse primeiro caso seria negligência.
-
A questão exige do candidato conhecimento acerca dos termos: negligência, imprudência e imperícia.
Podemos resumi-los da seguinte forma e com exemplos:
Negligência:
A negligência refere-se uma a não ação, ou seja, a omissão pela falta de observação de uma obrigação ou de precaução que se deveria existir por parte do agente em determinada situação. Exemplo: o dono de um barco o utiliza para um passeio mesmo sabendo que ele está com um vazamento e causa um acidente.
Imprudência:
A imprudência ou imprevidência refere-se a uma ação precipitada, sem cautela por falta de cuidado ou por desatenção. Nesse caso há ação, porém ela ocorre de forma de desleixada e essa ação é diferente daquela atitude esperada. O sujeito deveria ter previsto a atitude correta, mas não a fez. Exemplo: mudar de faixa no trânsito sem antes olhar verificar o retrovisor a presença de outro automóvel e causa acidente. Em resumo: a ação desleixada causou o acidente.
Imperícia:
A imperícia é caracterizada quando há inaptidão (ignorância ou falta de qualificação para desempenhar a atividade) sobre determinado assunto ou mesmo no caso de enganos e falhas de alguém qualificado para determinada tarefa. Exemplos: um colaborador do setor financeiro sofre um acidente operando um torno mecânico, função a qual ele não foi treinado para exercer e causa um acidente. Ou o engenheiro civil que calculou errado uma estrutura e essa veio a desabar. Em resumo: a inaptidão do operador causou o acidente.
Vamos analisar os três itens:
I ERRADA. Na verdade, o item descreveu a imprudência.
II ERRADA. Na verdade, o item descreveu a imperícia.
III CERTO. O item versou corretamente sobre a imprudência.
Logo, o único item correto é o III.
GABARITO: LETRA C