SóProvas


ID
2943508
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFPB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Em relação às contas do Demonstrativo do Resultado (DRE), assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • DRE

    Receita Bruta

    (Deduções)

    = Receita operacional líquida

    (CMV)

    =Lucro Bruto

  • Gabarito: A - A receita bruta representa as receitas obtidas na atividade principal da empresa com a venda à vista e a prazo de mercadorias e serviços

  • A) Receita bruta: são as receitas obtidas na atividade principal da empresa com a venda à vista e a prazo de mercadorias e serviços. É obtida multiplicando-se o preço unitário do produto ou serviço pela quantidade de vendas. GABARITO

    B) Devoluções ou cancelamentos de vendas: são os valores referentes às mercadorias devolvidas pelos clientes ou os serviços cancelados por eles. 

    C)Descontos e abatimentos: são reduções sobre os preços concedidos em momentos diferentes. Os descontos são dados no ato da emissão da nota fiscal, e o abatimento é calculado depois da emissão da nota fiscal, normalmente para impedir a devolução de uma venda. Os dois são renúncias de receitas.

    D) Impostos e contribuições sobre vendas ou serviços: os impostos e contribuições sobre as vendas que estão embutidos nas operações de vendas são na verdade pagos pelos clientes, devendo ser deduzidos dos valores recebidos pela empresa e encaminhados aos fiscos estadual (ICMS), municipal (ISS) ou federal (PIS e COFINS). As empresas no Brasil são recolhedoras de impostos e contribuições. 

    E) Receita líquida: é a receita que de fato é da empresa. Basta diminuir o valor das deduções da receita bruta.

    Contabilidade geral e avançada esquematizado® / Eugenio Montoto – 5. ed. – São Paulo : Saraiva Educação, 2018.

  • Vamos analisar as alternativas apresentadas.

    a) Correta. A Receita Bruta é obtida pela multiplicação dos preços dos produtos pelas suas quantidades, ou pelo preço de todos os serviços prestados. É considerada realizada quando ocorre a entrega dos produtos, quando se efetiva a transferência de propriedade do bem, ou quando ocorra a efetiva prestação do serviço.

    b) Incorreta. A banca considerou incorreta esta afirmativa, mas não concordo com tal posicionamento. As devoluções (ou cancelamentos) representam os valores referentes às mercadorias que foram vendidas e subsequentemente devolvidas pelos clientes.

    Em regra, são classificadas como dedução da Receita Bruta. No entanto, caso as devoluções sejam referentes a períodos anteriores, o que é muito comum nas compras de fim de ano, em que o comprador volta à loja somente em janeiro do ano seguinte, tais devoluções não afetarão o Resultado Operacional Bruto, pois deverão ser consideradas como Despesa com Vendas, que é uma despesa operacional.

    c) Incorreta. Os descontos e abatimentos representam os decréscimos sobre os preços concedidos em momentos diferentes. Ao passo que o desconto incondicional é dado no momento da venda o abatimento é concedido em momento posterior, por algum problema na quantidade e/ou qualidade da mercadoria entregue.

    d) Incorreta. Os impostos e as contribuições incidentes sobre vendas ou serviços são considerados como dedução da Receita Bruta. No entanto, não necessariamente representam os valores efetivamente pagos pela empresa vendedora, dado que tais tributos podem ser não-cumulativos. Neste caso o valor efetivamente recolhido aos cofres públicos é líquido dos impostos e contribuições a recuperar que foram ativados no momento da compra das mercadorias/insumos.

    e) Incorreta. Afirmativa sem qualquer sentido. A Receita Líquida é o valor que, de fato, pertence à empresa sobre as operações de venda. Ou seja, o valor considerado após as deduções sobre a receita bruta.

  • Na DRE, a Receita Bruta de Vendas representa as receitas oriundas da atividade principal da empresa, envolvendo as vendas à vista e a prazo.

    Letra a.

  • LETRA A

    Pensei que as vendas a prazo não entrariam na receita bruta. Cada questão um aprendizado.

  • Sobre o erro da letra B:

    Os cancelamentos de vendas se traduzem pela não saída da mercadoria, podendo esse ser um fato decorrente de diversos motivos, como, por exemplo, a desistência do negócio por parte do cliente. Nesse caso, como a mercadoria não saiu a transação comercial não se concretizou e por consequência não haverá lançamentos contábeis, nem fato gerador de tributos e contribuições.

    Agora, referindo-se as “devoluções de vendas”, presume-se que as mercadorias saíram do estabelecimento da empresa vendedora e, num momento posterior, retornaram. Em decorrência dessa saída, deverão ser feitos os lançamentos contábeis dessa operação, bem como reconhecidos os fatos geradores de tributos e contribuições tanto em relação às saídas, quanto ao seu retorno (devolução).

    https://studiofiscal.jusbrasil.com.br/artigos/199953021/devolucoes-de-vendas-vs-cancelamento-de-vendas#:~:text=Segundo%20o%20entendimento%20da%20Receita,bruta%20de%20vendas%20e%20servi%C3%A7os.&text=Agora%2C%20referindo%2Dse%20as%20%E2%80%9C,%2C%20num%20momento%20posterior%2C%20retornaram.