SóProvas


ID
2943526
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFPB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta as duas formas de se calcular a quota de exaustão no caso de recursos minerais.

Alternativas
Comentários
  • Em função do prazo (por estimativa) e em função da exploração efetiva.

  • Exaustão é a redução do valor de investimentos necessários à exploração de recursos minerais ou florestais.

     

    A medida que os recursos minerais vão se exaurindo, registra-se na contabilidade, simetricamente à possança conhecida da jazida, a quota de exaustão.

    Tratando-se de floresta natural, a quota de exaustão será determinada mediante relação percentual entre os recursos florestais extraídos no período e o volume dos recursos florestais existentes no início do mesmo período.

    Fonte :

  • EXAUSTÃO, corresponde à perda do valor, decorrente da sua exploração, de direitos cujo objeto sejam recursos minerais ou florestais, ou bens aplicados nessa exploração.

  • Gabarito C

  • Exaustão é a redução do valor de investimentos necessários à exploração de recursos minerais, florestais e outros recursos naturais esgotáveis ou de exaurimento determinado, bem como do valor de ativos corpóreos utilizados no processo de exploração.

    O reconhecimento da exaustão é um processo semelhante ao da depreciação, porém aplicado sobre as contas que registram recursos naturais (minerais ou vegetais), ou seja, o custo dos direitos derivados de exploração mineral ou florestal.

    A cota de exaustão é determinada em função do volume da produção do período e sua relação de possança conhecida da mina ou em função do prazo de concessão, não sendo objeto de exaustão a exploração de jazidas minerais inesgotáveis ou de exaurimento indeterminável, bem como as atividades extrativas sob licenciamento ou sob arrendamento.

    Com isso, correta a alternativa C.

  • A exaustão é utilizada para recursos minerais ou florestais, ou bens aplicados nessa exploração. Normalmente, a exaustão é calculada com base na possança (quantidade efetivamente explorada no ano) do recurso mineral ou florestal. Mas, se o prazo de exploração for insuficiente para esgotar os recursos, a exaustão deve ser calculada em função do prazo de concessão.