"...as notas promissórias são títulos para captação de recursos para financiamento de empresas, não podendo ser emitidos por bancos."
."..as notas promissórias são usadas apenas para financiar capital de giro e podem ser emitidas por sociedades anônimas de capital aberto ou fechado."
"...Já as notas promissórias são mais padronizadas, tendo prazo mínimo de 30 dias e máximo de 180 para S.As de capital fechado e 360 dias para S.A. de capital aberto, além de possuir data certa de vencimento e oferecer rentabilidade pré ou pós fixada. Tal título também pode ser resgatado antecipadamente, cumprido o prazo mínimo de 30 dias e com o aval do investidor.
"...Geralmente, as notas promissórias são usadas para captação de curto prazo,"
http://www.mzweb.com.br/sulamericainvestimentos2012/web/mobile/conteudo_mobile.asp?idioma=0&tipo=44677&conta=28&id=182491
Gab. B
Instrumentos Financeiros nº6: Nota Promissória Comercial (Commercial Paper)
Conheça a Nota Promissória Comercial. Um instrumento de curto prazo emitido por empresas não financeiras.
A Nota Promissória Comercial, conhecida internacionalmente como commercial paper, é um título de dívida que confere ao seu detentor um direito de crédito contra a empresa emissora. Em outras palavras, ao comprar uma nota promissória comercial o investidor está emprestando dinheiro a uma empresa.
Assim como as debêntures, é um instrumento que pode ser emitido por qualquer empresa sociedade por ações (S.A.), não financeira, de capital fechado ou aberto. Quando emitida por empresas S.A. de capital fechado possui prazo de até 180 dias e quando emitida pelas S.A. de capital aberto possui prazo máximo de 360 dias. Lembre que as debêntures são títulos com praticamente as mesmas características, porém com prazos superiores a 360 dias
Os recursos emprestados pelo investidor são pagos nos prazos, condições e garantias predeterminados na emissão da nota promissória comercial.
A remuneração pode ser pré-fixada ou pós-fixada.
Do ponto de vista das empresas, esse instrumento é interessante para o financiamento ágil do capital de giro. As empresas conseguem estruturar uma operação de captação em cerca de quinze dias. Outra vantagem diz respeito a não incidência de IOF, o que diminui o custo da captação.
Fonte: Samy Dana, Ph.D em Business, professor da FGV