Duplicatas Descontadas
Sabemos que as empresas dificilmente conseguem sobreviver sem que realizem operações a prazo. Assim, ao realizar vendas a prazo, como já dissemos, a empresa pode emitir duplicatas. Todavia, também pode acontecer de a empresa necessitar do recurso de maneira antecipada. Contudo, ela não pode chegar ao cliente, antes do vencimento, e exigir a sua liquidação. Eis que surge o desconto de duplicatas. A empresa portadora do título recorre ao banco e fala: olha, preciso do dinheiro desta duplicata, todavia, o vencimento se dará somente lá na frente, na data x.
O banco então desconta essa duplicata, ou seja, entrega o valor à empresa, mediante a cobrança de juros.
Descontar uma duplicata é, grosso modo, uma operação em que pegamos um adiantamento do valor das duplicatas com o banco, deixando-as em garantia.
Funciona assim: Operação de desconto de duplicata
- Descontamos o valor da duplicata. Recebemos o valor do principal menos os descontos relativos à operação (juros e encargos).
- O banco fica com as duplicatas em sua carteira de clientes, para receber.
- Se o banco não receber, isto é, o cliente não quitar, o banco vai pegar o dinheiro de volta, devolvendo a duplicata para a empresa, para que ela cobre com os meios legais.
A conta duplicatas descontadas hoje é uma conta do passivo exigível. Antigamente, o entendimento é que ela fazia parte das contas retificadoras do ativo. Os encargos financeiros, por seu turno, ficam retificando a conta duplicatas descontadas.
Fonte: Meu material para o CFC do Estratégia Concursos.
Gabarito: C