SóProvas


ID
2943706
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Sertãozinho - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Um computador com o sistema operacional Windows 10 possui três unidades de armazenamento: a C, um HD de 1 TB; a D, um HD de 250 GB; e a E, um SSD de 250 GB. Para melhorar o desempenho desse computador, um auxiliar legislativo na área de informática decidiu utilizar o recurso de desfragmentação do Windows. A forma mais adequada de utilizar esse recurso nesse computador é desfragmentar

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    Bizu, pra quem não entendeu porque o ssd não foi considerado adequado:

    Uma das principais diferenças entre os HDs e o SSDs está no modo como os dados são gravados. Enquanto os discos rígidos utilizam pequenas estruturas magnéticas para informar o valor de cada informação, nos drives sólidos isso acontece de uma maneira eletrônica — conseguida graças à energia elétrica armazenada ali. E é por causa disso que desfragmentar um SSD pode ser uma péssima ideia.

    Esse método de gravação faz com que os SSDs tenham um número de gravações mais limitado do que acontece nos discos rígidos. Desfragmentar um disco significa realocar arquivos e fazer com que a porção de armazenamento dele seja otimizada — o que resulta em um grande consumo de espaço durante o período da desfragmentação. Ou seja: o processo pode reduzir a vida útil dos equipamentos.

    Não bastasse isso, também vale dizer que a desfragmentação é um processo inútil nos computadores com SSD. Isso porque ela foi criada para reagrupar dados espalhados em discos rígidos, para facilitar a leitura em equipamentos desse tipo. Como o SSD não utiliza leitores mecânicos — e sim processos elétricos —, a informação pode ser acessada de qualquer lugar com a mesma rapidez.

    fonte: https://www.tecmundo.com.br/ssd/80203-6-coisas-alguem-ssd-nao-deve-fazer.htm

  • Gabarito''B''.

    A questão cobra o conhecimento acerta de desfragmentação de discos no sistema operacional Windows. 

    Os HDs (hard disks) comuns são dispositivos de armazenamento que com o passar do tempo necessitam ser desfragmentados a fim de otimizar a alocação de memória interna e aumentar a velocidade de leitura das informações salvas, o que pode ser feito por meio da desfragmentação de disco do Windows

    Já o SSD (Solid State Drives) utiliza uma tecnologia diferente, não sendo indicada a sua desfragmentação, tendo em vista que a realização dessa operação pode diminuir a vida útil do dispositivo.

    Não desista em dias ruins. Lute pelos seus sonhos!

  • é um processo inútil em ssd por não possuir partes mecânicas ou seja não possui a lentidão do deslocamento da leitura dos dados, o ssd por ser digital realiza a leitura direta dos dados, executando todos no mesmo tempo independente do lugar de alocação.