Piaget descreveu o desenvolvimento cognitivo como uma série de estágios. Em cada estágio, a criança desenvolve uma maneira de pensar e de responder ao ambiente. Assim, cada estágio constitui uma mudança qualitativa de um tipo de pensamento ou comportamento para outro. Cada estágio é calcado no anterior e constrói os alicerces para o seguinte (PAPALIA & OLDS, 2000).
O primeiro estágio é o sensório-motor, que se estende do nascimento aos dois anos de idade. O bebê gradualmente torna-se capaz de organizar atividades em relação ao ambiente. Aprende mediante atividade sensória e motora.
O bebê aprende a coordenar informações que recebe dos sentidos e progredir da aprendizagem de tentativa e erro, para o uso rudimentar de ideias para resolver problemas simples.
O estágio pré-operacional se estende dos dois aos sete anos de idade e compreende o período em que a criança desenvolve um sistema representacional e usa símbolos, tais como palavras para representar pessoas, lugares e eventos.
Entre os avanços do estágio pré-operacional estão: a função simbólica, a compreensão de identidades, a compreensão de causa e efeito, a capacidade de classificar e a compreensão de número. Segundo Piaget, as crianças não têm capacidade de pensar logicamente até o estágio das operações concretas na terceira infância. Muitos professores, na prática diária, podem discordar desta afirmativa, principalmente, na era da informática e da robótica, na qual vivemos.
No estágio das operações concretas, dos sete aos 12 anos de idade, a criança pode resolver problemas de maneira lógica se eles estiverem voltados ao aqui e agora. Nesta fase, as crianças têm melhor compreensão da conservação, da diferença entre aparência e realidade, e dos relacionamentos entre os objetos; elas são mais proficientes com os números e são capazes de distinguir a fantasia da realidade. Porém, ainda não são capazes de pensar em termos hipotéticos, sobre o que poderia ser em vez de sobre o que é.
O estágio das operações formais tem início aos 12 anos de idade e se estende até a vida adulta. A pessoa pode pensar em termos abstratos, lidar com situações hipotéticas e pensar em possibilidades.
As operações formais dão uma nova maneira de manipular (ou operar com) a informação. Os adolescentes não estão mais limitados ao aqui e agora, podendo pensar em termos do que poderia ser verdade e não apenas em termos do que é verdade. Eles podem imaginar possibilidades, testar hipóteses e formar teorias.
Estágio é o sensório-motor, que se estende do nascimento aos dois anos de idade. O bebê gradualmente torna-se capaz de organizar atividades em relação ao ambiente.
O estágio pré-operacional se estende dos dois aos sete anos de idade e compreende o período em que a criança desenvolve um sistema representacional e usa símbolos, tais como palavras para representar pessoas, lugares e evento
Estágio das operações concretas, dos sete aos 12 anos de idade, a criança pode resolver problemas de maneira lógica se eles estiverem voltados ao aqui e agora
Estágio operações formais tem início aos 12 anos de idade e se estende até a vida adulta. A pessoa pode pensar em termos abstratos, lidar com situações hipotéticas e pensar em possibilidades.