-
Gabarito A
As atividades, quando desenvolvidas pelo Assistente Social, devem nortear-se e estar embasado teórico/metodologicamente, com fundamentação ético-política e operacionalizado com instrumentos técnico-operativos.
http://www.cfess.org.br/arquivos/BROCHURACFESS_SUBSIDIOS-AS-EDUCACAO.pdf
-
Conforme Santos (2013), o termo “dimensão” remete às propriedades de alguma coisa, aos elementos que constituem e são constitutivos da profissão. “São as várias extensões que determinam a profissão e suas particularidades”.
A autora destaca três dimensões da intervenção profissional, também comum a outros pesquisadores do Serviço Social, quais sejam: a teórico-metodológica; a ético-política e a técnico-operativa.
A relação entre as dimensões se coloca no exercício profissional da seguinte forma: teoria como instrumento de análise do real, onde ocorre a intervenção profissional (dimensão teórico-metodológica) para criar estratégias e táticas de intervenção (dimensão técnico-operativa), comprometidas com um determinado projeto profissional (dimensão ético-política).
-
Reconhecer a instrumentalidade como mediação significa tomar o Serviço Social como totalidade constituída de múltiplas dimensões: técnico-instrumental, teórico-intelectual, ético-política e formativa (Guerra, 1997), e a instrumentalidade como uma particularidade e como tal, campo de mediações que porta a capacidade tanto de articular estas dimensões quanto de ser o conduto pelo qual as mesmas traduzem-se em respostas profissionais.
FONTE : A INSTRUMENTALIDADE NO TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL1 Yolanda Guerra2