SóProvas


ID
29449
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2008
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Antônio Vieira, de olhos no futuro, aconselhava o fortalecimento do poder monárquico luso, tendo como um dos instrumentos a máquina mercantil do Estado, com o fim de vencer a concorrência entre os impérios europeus.

Alternativas
Comentários
  • "É nesse sentido que muitas de suas posições [de Antonio Vieira], como a proposta de criação de companhias comerciais com dinheiro judeu ou a da entrega de Pernambuco aos neerlandeses, podem ser entendidas. Sua preleção apresenta-se como parte de um esforço para garantir a soberania lusitana em um ambiente de disputas políticas no interior da corte. Sua lógica e ação, em pleno Antigo Regime, são sempre dedicadas a inquietar o público. Seu envolvimento e oratória convincente tendem a ser universais nos argumentos para agitar e fazer mover."

    Retórica e Razão de Estado Católica - O Pensamento Político do Padre Antonio Vieira em Favor da Monarquia Lusa
    Alessandro Manduco Coelho
  • O que deixa confuso é que ao mesmo tempo o Padre Antônio Vieira apoiava que Portugal entregasse parte do Nordeste Brasileiro ao Países-Baixo pois considerava muito custoso ao país luso e o país baixo era muito superior militarmente. 

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Ant%C3%B3nio_Vieira
  • Gabarito: Certo

     

    No século XVII, sob a vigência da União Ibérica, o padre Antônio Vieira, em Os sermões, evidenciou a necessidade de recuperar o poder político antes garantido exclusivamente a Lisboa. Além de sugerir o fortalecimento da máquina mercantil do Estado, o padre Vieira propôs a transferência da capital metropolitana para a colônia do Brasil
     

    Fonte: 7000 Questões do CESPE

  • Antônio Vieira, mais conhecido como Padre António Vieira ou Padre Antônio Vieira, foi um religioso, filósofo, escritor e orador português da Companhia de Jesus. Um dos mais influentes personagens do século XVII em termos de política e oratória, destacou-se como missionário em terras brasileiras.

  • Dono de uma singular habilidade, acima de tudo, o jesuíta empenha-se em atribuir superioridade à monarquia lusitana.

    O empenho de Antônio Vieira passa pelo reforço do papel do Estado. Basicamente, o que importa é a ordenação e a hierarquização do modelo monárquico de poder.

    A afirmação profética do Quinto Império é parte essencial da argumentação de Vieira. Há uma destinação que envolve o convencimento de todos a participar e empregar tempo e capital no Reino Português, pois, como espero ter demonstrado, apenas a este Estado estava prometido um papel compatível com o futuro previsto por sua crença.

    Padre Antônio Vieira propunha ao rei português conceder a recepção e permanência de judeus em Portugal, visando “deslocar para sua pátria as fabulosas fortunas daqueles” que haviam migrado para outras regiões devido à perseguição sofrida durante a dinastia de Avis, especialmente no reinado de D. Manuel.

    Essa proposta demonstra que Vieira seria um adepto do mercantilismo e que o sucesso econômico de Portugal estava atrelado ao seu destino enquanto Quinto Império.