SóProvas


ID
2945395
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Publicações recentes relatam que cerca de 70% dos erros laboratoriais acontecem na fase préanalítica. Esta etapa se inicia com o pedido médico, incluindo informações adequadas quanto à indicação e suspeita diagnóstica, passa por diversas variáveis no preparo do paciente e envolve todo o procedimento de coleta, manuseio, conservação e transporte da amostra. As características biológicas do paciente são também outras fontes de variação que podem influenciar sobremaneira na interpretação final do resultado. São consideradas variações pré-analíticas e NÃO biológicas:

Alternativas
Comentários
  • D) jejum e garroteamento.

  • Deveria ser anulada pois o jejum também é considerado uma variável biológica, apenas o garroteamento não. Mas dentre as alternativas esta é a mais correta.
  • O meu raciocínio foi de que o jejum é uma variação pré-analítica não biológica, pois depende de instruções fornecidas pelo médico e o laboratório, que orientarão o paciente quanto à duração do jejum etc.

  • Comando da questão: São consideradas variações pré-analíticas e NÃO biológicas:

    As variáveis pré-analíticas são classificadas como controláveis ou não controláveis.

    Variáveis Controláveis: Muitas das variáveis pré-analíticas relacionadas à coleta da amostra e a Manipulação de Amostras para Análise, como a conservação das amostras em trânsito, separação e armazenamento de amostras, e o transporte de amostras são exemplos de variáveis controláveis. Outras incluem as variáveis fisiológicas e, também, aquelas associadas a dieta, vegetarianismo, malnutrição, jejum e inanição, estilo de vida(tabagismo, ingestão de álcool), estimulantes, medicamentos, preparações de ervas, e ingenstão de drogas recreativas.

    Variáveis Fisiológicas: As variáveis pessoais controláveis que afetam os resultados analíticos incluem: Postura, prolongado repouso no leito, exercício, treinamento físico, variação circadiante, e o ciclo menstrual.

    Variáveis Não Controláveis: Os exemplos de variáveis pré-analíticas não controláveis incluem aqueles relacionados a influências: Biológicas, ambientais, cíclicas de longa duração, e relacionadas às condições médicas de base.

    Influências Biológicas: A idade, o sexo e a raça influenciam os resultados de exames laboratoriais do indivíduo.

    Condições Médicas de Base: A obesidade, cegueira, gravidez, estresse, febre, choque e trauma, transfusões e infusões influenciam os resultados de exames laboratoriais do indivíduo.

    Dessa forma, tomando como base as alternativas da questão:

    A alternativa a: apresenta uma variável controlável-Estilo de vida(Tabagismo) e uma variável não controlável-Relacionada a Condições Médicas de Base(estresse).

    A alternativa b: apresenta uma variável não controlável- Relacionada a Condições Médicas de Base(gravidez) e uma variável controlável-Estilo de vida(ingestão de álcool).

    A alternativa c: apresenta duas variáveis controláveis-Variáveis Fisiológicas(exercício, treinamento físico) e associada (à dieta, vegetarianismo).

    A alternativa d: apresenta duas variáveis controláveis - associada a(jejum) e relacionada à coleta da amostra(garroteamento).

    A alternativa e: apresenta duas variáveis não controláveis- Relacionada a influências biológicas(idade e sexo).

    Nota: Percebe-se que a questão foi mal elaborada para o seu entendimento correto sobre as variáveis pré-analíticas, apresentando, assim, mais de uma resposta correta entre as alternativas. Já a alternativa "e", por apresentar duas variáveis não controláveis- Relacionada a influências biológicas(idade e sexo), eliminaríamos de cara.

    Bibliografia: Burtis, Carl A., Edward R. Ashwood, David E. Bruns. Tietz, fundamentos de química clínica; 6a edição, 2008.