-
ERRADO
NBC TA 705
Opinião com ressalva
7. O auditor deve expressar uma “Opinião com ressalva” quando:
(a) ele, tendo obtido evidência de auditoria apropriada e suficiente, conclui que as distorções, individualmente ou em conjunto, são relevantes, mas não generalizadas nas demonstrações contábeis; ou
(b) não é possível para ele obter evidência apropriada e suficiente de auditoria para fundamentar sua opinião, mas ele conclui que os possíveis efeitos de distorções não detectadas sobre as demonstrações contábeis, se houver, poderiam ser relevantes, mas não generalizados.
Opinião adversa
8. O auditor deve expressar uma “Opinião adversa” quando, tendo obtido evidência de auditoria apropriada e suficiente, conclui que as distorções, individualmente ou em conjunto, são relevantes e generalizadas para as demonstrações contábeis.
Abstenção de opinião
9. O auditor deve se abster de expressar uma opinião quando não consegue obter evidência de auditoria apropriada e suficiente para fundamentar sua opinião e ele concluir que os possíveis efeitos de distorções não detectadas sobre as demonstrações contábeis, se houver, poderiam ser relevantes e generalizados.
10. O auditor deve se abster de expressar uma opinião quando, em circunstâncias extremamente raras envolvendo diversas incertezas, concluir que, independentemente de ter obtido evidência de auditoria apropriada e suficiente sobre cada uma das incertezas, não é possível expressar uma opinião sobre as demonstrações contábeis devido à possível interação das incertezas e seu possível efeito cumulativo sobre essas demonstrações contábeis.
-
11.14.3. CONCLUSÕES DO PARECER DE AUDITORIA
11.14.3.1. Se o auditor não puder obter evidência de auditoria suficiente e apropriada sobre partes relacionadas e transações com essas partes, ou concluir que sua divulgação nas Demonstrações Contábeis é insuficiente e/ou inadequada, o auditor deve modificar o parecer de auditoria apropriadamente.
Fonte: NBC T 11.14 Transações com Partes Relacionadas
-
Errado
Opinião com ressalva.
Com evidência (distorções relevantes) + não generalizadas
Sem evidência (distorções não detectadas) + não generalizadas
Opinião adversa.
Com evidência (distorções relevantes) + generalizadas
Opinião com abstenção de opinião.
Sem evidência + generalizadas
Incertezas que não permitam expressar uma opinião.
-
O auditor será obrigado a emitir uma OPINIÃO MODIFICADA, mas se será com ressalvas ou abstenção de opinião, vai depender da generalização ou não dos possíveis efeitos sobre as demonstrações contábeis.
-
Para solucionar a questão o candidato deve ter
conhecimento da NBC T 11.14 -
Transações com Partes Relacionadas, do Conselho Federal de Contabilidade.
Segundo
a norma, “se o auditor não puder obter
evidência de auditoria suficiente e apropriada sobre partes relacionadas e
transações com essas partes, ou concluir que sua divulgação nas Demonstrações Contábeis
é insuficiente e/ou inadequada, o auditor deve modificar o parecer de auditoria apropriadamente.” (grifo nosso)
Resposta:
ERRADO
-
Gab. Errado
Sendo objetivo: Está errado pois dependendo do caso o auditor irá se abster de opinião ou emitir uma opinião com ressalva.
-
Se for relevante e generalizado -> abstenção de opinião
Se não for generalizado -> com ressalva