SóProvas


ID
2945923
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PGE-PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A respeito de redes de computadores, julgue o item que segue.

VPN (virtual private network) é uma tecnologia de segurança de redes de computadores que pode ser usada para permitir o acesso remoto de um usuário à intranet de uma empresa.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito = Certo

     

     

    [CESPE TRE-GO 2015 Q484140]

    Uma rede privada virtual, conhecida também como VPN (virtual private network), pode ser usada para interligar duas redes locais, utilizando-se um meio público como a Internet, de forma a aumentar a segurança para a integridade e confidencialidade dos dados. [CERTO]

     

     

     

    [FCC DPE-RR 2015 Q600526]

    O acesso remoto (ou a distância) a computadores 

    c)pode ser feito através de uma Virtual Private Network − VPN, criada por meio do protocolo SSL, ou ser feito por software. [CERTO]

  • CERTO

    Redação de uma outra questão do cespe: É possível, utilizando-se uma conexão VPN criptografada, acessar os dados da intranet de um órgão por meio da Internet. [não me lembro qual foi a prova]

    "Redes chamadas VPNs (Virtual Private Networks) podem ser usadas para unir as redes individuais em diferentes locais em uma rede estendida." Redes de Computadores 5º ed. - Tanenbaum

  • Por meio da criptografia nas informações e nas comunicações entre hosts da rede privada é possível aumentar consideravelmente a confidenciabilidade dos dados que trafegam pela rede. Por meio do sistema de tunelamento, os dados podem ser enviados sem que outros usuários tenham acesso, e mesmo que os tenham, ainda os receberão criptografados. Por isso, é fundamental que os dispositivos responsáveis por cuidar da rede VPN devem ser capazes de garantir segurança e integridade das informações e dos dados que são transmitidos.

    O IPSec (IP Security Protocol) é uma suite de protocolos criado para a construção de túneis seguros sobre redes de internet e intranet. Essa ferramenta permite que todos os dados passem pelo gateway para serem cifrados antes de percorrerem o caminho para a máquina de destino ou decifrado antes do recebimento dos dados.

    Obviamente, para se criar uma rede VPN é necessário ter pelo menos dois computadores conectados à internet, além de um programa de gerenciamento de rede VPN instalado em cada máquina.

    https://canaltech.com.br/internet/o-que-e-vpn-23748/

  • VPN - Estabelece uma ligação direta entre o computador e o servidor de destino (criando um túnel protegido), utilizando-se da criptografia.

  • FAMOSO TUNELAMENTO.

    CERTO

  • Gabarito: Certo.

    Não sou de reclamar de questão, mas esta eu errei por causa do "permitir"

    Do jeito que foi colocado na questão: "VPN (virtual private network) é uma tecnologia de segurança de redes de computadores que pode ser usada para permitir o acesso remoto de um usuário à intranet de uma empresa." dá a entender que é necessário o uso do VPN para o acesso remoto.

    A VPN é uma ferramenta de segurança, e muito importante para o acesso remoto, mas não é obrigatório seu uso.

    Se alguém discorda, comenta aí, pois eu posso ter extrapolado o texto do enunciado...

  • É comum a utilização de VPN para acesso à Intranet, para dispositivos que estão fora da empresa.

    Órgãos como o Banco Central, no qual trabalhei, só permitem acesso à Intranet, estando fora da empresa, via VPN.

    Item correto.

  • VPN - POOOOODE ser usada para permitir o acesso remoto.... não significa obrigatoriedade!

  • “Virtual Private Network” ou Rede Privada Virtual, é uma rede privada construída sobre a infra-estrutura de uma rede pública, normalmente a Internet. Ou seja, ao invés de se utilizar links dedicados ou redes de pacotes (como Frame Relay ou X.25) para conectar redes remotas, utiliza-se a infra-estrutura da Internet.

    O conceito de VPN surgiu da necessidade de se utilizar redes de comunicação não confiáveis para trafegar informações de forma segura. As redes públicas são consideradas não confiáveis, tendo em vista que os dados que nelas trafegam estão sujeitos a interceptação e captura. Em contrapartida, estas redes públicas tendem a ter um custo de utilização inferior aos necessários para o estabelecimento de redes proprietárias, envolvendo a contratação de circuitos exclusivos e independentes.

    A principal motivação no uso das VPNs é a financeira, como alternativa para redução dos custos de comunicação de dados, oferecendo transporte de pacotes IPs de modo seguro através de Internet, com o objetivo de conectar vários sites .

  • foi nada, segue o jogo

  • VPN é uma sigla, em inglês, para “Rede Virtual Privada” e que, como o mome diz, funciona criando uma rede de comunicações entre computadores e outros dispositivos que têm acesso restrito a quem tem as credenciais necessárias.

    FONTE: TECHTUDO

  • Cara e crachá!

  • Quando vir VPN lembre de túnel

  • "Redes chamadas VPNs (Virtual Private Networks) podem ser usadas para unir as redes individuais em diferentes locais em uma rede estendida."

    (Redes de Computadores 5º ed. - Tanenbaum)

  • " VPN (...) permitir o acesso remoto de um usuário à intranet (rede privada) de uma empresa."

    Certo!!

    O que pode dar problema na hora de resolver a questão é confundir acesso remoto a um dispositivo com acesso remoto a uma rede privada

  • VPN

    Rede virtual privada

    Cria um tunelamento ''túnel virtual''

    A informação e a conexão é criptografada

    Tem custos reduzidos

  • VPN - Estabelece uma ligação direta entre o computador e o servidor de destino (criando um túnel protegido), utilizando-se da criptografia.

    Note que a questão correta em afirmar que a VPN pode ser usada para permitir o acesso remoto (não significa que o acesso somente possa ser realizado por este meio).

  • Quer um mnemônico? Vai Pelo Noel Rosa

    Quem é do Rio, sabe! Noel Rosa é um túnel. Ou seja... VPN -> TUNELamento.

    RUMO A GLORIOSA!

  • Tomar cuidado para não confundir "controle remoto" com "acesso remoto".

  • CERTO.

    VPN ou Virtual Private Network (Rede Privada Virtual) trata-se de uma rede privada construída sobre a infraestrutura de uma rede pública. 

    As redes VPN são muito utilizadas pelas grandes empresas, especialmente nas companhias em que funcionários trabalham remotamente, seja nas ruas ou no sistema home office, para se conectar à estrutura interna mesmo estando longe.

    Fonte: canaltech

  • Uma Rede Privada Virtual (Virtual Private Network – VPN), é uma forma de conectar-se a uma rede privada (fechada) utilizando uma rede pública.

    Usa a infraestrutura da internet, inclusive os mesmos protocolos (anota que td vez pergunta isso). Cria um 'tunelamento' para que as informações trocadas entre os computadores não possam ser lidas por outras pessoas.

  • Quem pensou em TELNET?

  • TELNET: Protocolo da Camada de Aplicação (PCA) Porta 23.

    Permite conectar dois computadores de forma que um usuário consiga efetuar login em outro computador através da rede de forma remota. Teamvie

    wer

    VPN Túnel de dados seguro, usa rede pública.

    VLAN Segregação de rede (separa)

    • É uma forma de criar uma Intranet entre localizações geográficas distantes, com um custo mais baixo do que ligar cabos entre os pontos. Emprega-se o processo de criptografia nos dados antes de enviá-los por meio da Internet e quando o dado chegar na outra sede, passa pelo processo de descriptografia.
    • Um usuário, ao se conectar a uma rede VPN, após se autenticar, terá seu perfil montado por sistemas de controle de acesso, de tal forma que ele acessará apenas o que lhe for permitido. 
    • A rede de computadores em INTRANET está restrita aos domínios e equipamentos da empresa. Caso ela precise ser acessada remotamente, cria-se o conceito de EXTRANET que é uma extensão da Intranet a computadores fora do domínio físico da empresa. Ou seja, podemos utilizar os serviços da empresa através da Extranet, usando a Internet para realizar a conexão.
    • As empresas utilizam redes privativas virtuais VPN (virtual private networks) com o objetivo de criar intranets e extranets de maneira mais segura e confiável, com o uso de firewalls ou criptografia de dados.

  • A VPN é uma rede que geralmente usa a Internet para conectar sites remotos e usuários juntos. Esse tipo de rede usa criptografia e tunelamento para acessar a rede de uma empresa. Isso pode ser uma ótima opção para uma organização relativamente pequena. Outros meios de estabelecer acesso remoto incluem o uso de uma rede digital de serviços integrados, rede sem fio, modem a cabo ou linha de assinante digital.

  • gab c

    Definição perfeita da VPN.

    Quando existe uma intranet, existem duas formas da pessoa trabalhar remoto fora da empresa. Uma delas é a extranet (login e senha), e outra, mais complexa, é a VPN.

    Criptografia simétrica ou assimétrica. Protocolo comum em uso: IPSEC.

  • CERTO

    ESSE É UM EXEMPLO DE QUANDO UM USUÁRIO ACESSA DE SUA CASA A INTRANET DE SUA EMPRESA, NESSE CASO GERANDO UMA EXTRANET, A VPN É UTILIZADA PRA ISSO!

  • Basicamente, há dois tipos de VPN:

    • VPN de acesso remoto: criptografa seus dados enviados ou recebidos, impedindo que terceiros monitorem sua conexão. Estas são VPN’s usadas por pessoas, individualmente, todas com acesso remoto.
    • VPN site-to-site: são VPN’s empresariais especializadas em ampliar a rede de uma companhia entre diferentes locais. Elas são divididas em duas categorias: intranet (para combinar múltiplas LAN’s em uma rede privada) e extranet (quando uma empresa amplia sua rede interna para compartilhá-la com outros parceiros e/ou consumidores).

    https://nordvpn.com/pt-br/blog/protocolos-vpn/

  • E isso tudo ai vai ser uma EXTRANET

  • gab.: CERTO

    As VPNs (virtual private network) são túneis criados em redes públicas para que essas redes apresentem nível de segurança equivalente ao das redes privadas. Na criação desses túneis, utilizam-se algoritmos criptográficos, devendo o gerenciamento de chaves criptográficas ser eficiente, para garantir-se segurança.

    OUTRAS QUESTÕES DO CESPE SOBRE O ASSUNTO:

    (CESPE - Q756444) O uso de VPN permite a redução do custo de comunicação em corporações. CERTO

    (CESPE - Q298412) O recurso VPN (virtual private network), utilizado para interligar de forma segura dois pontos através de um meio público como a Internet, pode fazer uso de IPSEC, que recorre ao ESP (encapsulating security payload) para manter a confidencialidade dos dados e à AH (authentication header) para garantir a integridade dos dados. CERTO

    (CESPE - Q69676) Uma VPN é uma conexão estabelecida sobre uma infraestrutura pública ou compartilhada, usando tecnologias de tunelamento e criptografia para manter seguros os dados trafegados. CERTO

    (CESPE - Q840580) VPN, uma aplicação típica de sistemas criptográficos, pode ser descrita como um fluxo de dados tunelado, em que os dados são cifrados e o túnel é estabelecido após autenticação das extremidades. CERTO

  • Conceito

    • Estabelece uma ligação direta entre o computador e o servidor de destino, usando a técnica de tunelamento...

    Geral

    • - é uma intranet a partir da internet
    • - usa modo tunelamento 
    • - usa criptografia
    • - usa rede privada e pública (aqui é não dedicada com custo menor)
    • - usa IPsec: 1) modo túnel / 2) modo transporte

    Pra cimaaa

  • MINHA DÚVIDA É COM RELAÇAO AO TERMO "ACESSO REMOTO". POR ISSO, MARQUEI FALSA.