SóProvas


ID
2946007
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PGE-PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Antes do início da construção de um edifício em concreto armado, o engenheiro responsável pelo planejamento da execução solicitou ao orçamentista a curva ABC de insumos da obra. Observou-se que cimento e conexões das instalações hidráulicas foram classificados na faixa A da curva ABC, além de outros insumos.

A partir dessas informações, julgue o item a seguir.


Nesse tipo de obra, o custo total do cimento a ser consumido faz que esse insumo seja corretamente classificado na faixa A da curva ABC de insumos.


Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta, pois a curva ABC leva em consideração o valor total do insumo.

  • Segredo das questões sobre curva ABC para o CESPE...

    Falou em: Representação Significativa No Custo TOTAL da Obra pode marcar certa e correr pro abraço!

    CUIDADO COM AS EXPRESSÕES:

    Grande quantidade de insumos, Custo unitário elevado... Geralmente são utilizadas para ludibriar o candidato.

  • Cimento ok! Mas a minha dúvida está na conexões... é um material que é barato, eu acho... Se a afirmação fosse sobre as conexões ao invés do cimento eu marcaria correto (por no comando falar que faz parte da classe A) mas DESCONFIARIA muito.

  • Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre planejamento e controle de obras, especificamente sobre a curva ABC de insumos.


    A curva ABC consiste numa ferramenta gerencial, fundamentada no princípio 80-20 de Pareto, que identifica estatisticamente quais são os materiais de maior importância e/ou impacto no orçamento e execução de uma obra. Desse modo, a curva ABC figura como uma valiosa ferramenta para a administração financeira e de estoques.


    Detalhadamente, a curva ABC de insumos separa os itens em três classes. São elas:


    - Classe A: itens com elevados valores de demanda/consumo. Aproximadamente 20% dos insumos da obra fazem parte deste grupo e correspondem a 80% do valor total da demanda/consumo;

    - Classe B: itens com valor intermediário de demanda/consumo. Cerca de 30% dos insumos da obra fazem parte deste grupo e correspondem a 15% do valor total da demanda/consumo;

    - Classe C: itens com baixos valores de demanda/consumo. Aproximadamente 50% dos insumos da obra fazem parte deste grupo e correspondem a 5% do valor total da demanda/consumo.


    A Figura 1 ilustra o que foi explicado.


    Figura 1: Representação da curva ABC.



    Fonte: Portal Projeto Engenheiro.

    Com tal metodologia, a curva ABC provê diversas vantagens, como melhor organização de estoques, redução de desperdícios e maior lucratividade.


    Devemos lembrar ainda que o concreto é um material obtido pela mistura de cimento, água, agregado miúdo e graúdo e, em alguns casos, aditivos e adições. O mesmo é um material estrutural muito empregado na construção civil, sendo sua característica predominante a elevada capacidade resistente a esforços de compressão. Porém, o concreto é um material frágil frente à esforços de tração, contudo isso é compensado por meio da sua combinação com o aço que, por sua vez, possui ótimo comportamento quando tracionado.


    Em estruturas de concreto armado, tem-se um alto consumo de concreto e, consequentemente, de cimento. Além disso, o cimento é um item com considerável valor unitário. Dessa forma, o item cimento possui um alto custo total e, portanto, deve ser classificado no grupo A da curva ABC de insumos. Logo, a assertiva do enunciado está correta.



    Gabarito do professor: CERTO.