SóProvas


ID
2946076
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PGE-PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Barragens são estruturas hidráulicas destinadas ao barramento de um curso d’água em dada seção, para propiciar a elevação do nível d’água e a formação de um reservatório ou para reter rejeitos ou materiais estéreis de mineração ou de outros processos industriais. Acerca desse tipo de estrutura hidráulica, julgue o item a seguir.


Para tornar impermeável e consolidada a fundação de uma barragem de enrocamento com face de concreto assente em uma camada de rocha fraturada, recomenda-se a construção de soleiras em concreto.

Alternativas
Comentários
  • No caso de barragem de concreto, o maciço de fundação é rochoso, com fraturas e descontinuidades, por onde a água percola, podendo gerar subpressões ou perdas d' água.

    A primeira forma de tratamento do maciço rochoso consiste numa consolidação superficial, no contato concreto-rocha, por injeções de calda ou nata de cimento e, as vezes, com chumbamentos de armação e protensões. Seu objetivo é vedar as fendas maiores e introduzir alguma melhoria na deformabilidade do maciço rochoso. É quando se faz a limpeza das fundações com jateamento de água e ar.

    As outras duas formas de tratamento de fundação envolvem o maciço rochoso a profundidades maiores e visam controlar a percolação de água. São as injeções e as drenagens, aplicáveis a casos como o da barragem de concreto massa.

    a) As injeções de calda ou nata de cimento são feitas em furos de sondagem rotativa. Envolvem, frequentemente, três ou mais linhas de furos, formando uma "cortina" que, segundo Mello (1975), tem a função mais de preencher as fissuras maiores e "homogenizar" o macio do que ser totalmente estanque. Por não ser possível garantir a estanqueidade, há certos autores que descartam esse tipo de solução. É no horizonte superior que mais se necessita das injeções, daí a razão de se injetar em várias linhas curtas e algumas linhas centrais, mais profundas.

    b) A drenagem, também executada a partir de linhas de furos feitos na rocha tem o objetivo único de aliviar as subpressões.

    FONTE: Obras de Terra - Faiçal Massad.

  • TEC Concursos - Prof. Edigar.

     

    O livro Obras de Terra de Faiçal Massad apresenta três formas de tratamento de um maciço rochoso com fraturas no caso de fundações  de barragens de concreto. Segundo o autor:

     

    Fundações de Barragens de Concreto: Injeções e Drenagem


    No caso de barragem de concreto, o maciço de fundação é rochoso, com fraturas e descontinuidades, por onde a água percola, podendo gerar subpressões ou perdas d' água excessivas.

     

    A primeira forma de tratamento do maciço rochoso consiste numa consolidação superficial, no contato concreto-rocha, por injeções de calda ou nata de cimento e, as vezes, com chumbamentos de armação e protensões. Seu objetivo é vedar as fendas maiores e introduzir alguma melhoria na deformabilidade do maciço rochoso. É quando se faz a limpeza das fundações com jateamento de água e ar.

     

    Observem que o autor não sugere a construção de soleiras de concreto, e sim a injeção de nata de cimento utilizando, eventualmente, chumbadores e protensões. Observem ainda que, o objetivo é vedar as fendas maiores e diminuir a deformabilidade do maciço rochoso e não torna-lo impermeável, pois, segundo o autor, somente as fendas maiores devem ser vedadas.

     

    As outras duas formas de tratamento de fundação envolvem o maciço rochoso a profundidades maiores e visam controlar a percolação de água. São as injeções e as drenagens, aplicáveis a casos como o da barragem de concreto massa.

     

    a) As injeções de calda ou nata de cimento sao feitas em furos de sondagem rotativa. Envolvem,  frequentemente, três ou mais linhas de furos, formando uma "cortina" que, segundo Wlello (1975), tem a função mais de preencher as fissuras maiores e homogenizar o maciço do que ser totalmente estanque.


    Por não ser possível garantir a estanqueidade, há certos autores que descartam esse tipo de solução. É no horizonte superior que mais se necessita das injeções, daí a razão de se injetar em várias linhas curtas e algumas centrais, mais profundas.

     

    A drenagem, também executada a partir de linhas de furos feitos na rocha, tem o objetivo único de aliviar as subpressões.

     

    Reparem que nas outras duas soluções, injeções e drenagem, o objetivo também não é deixar a fundação impermeável. 

     

    Gabarito: ERRADO.

  • Rocha Fraturada: injeção de calda de cimento.

  • Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre barragens.


    Por definição, uma barragem consiste numa barreira, concebida artificialmente ou de forma natural, responsável por reter grandes volumes de água. As aplicações envolvendo barragens são diversas, sendo as principais a geração de energia hidráulica, abastecimento de água e para atividades de recreação.


    Nesse contexto, a barragem de enrocamento trata-se de um tipo de barragem caracterizado pelo fato de o maciço ser constituído por fragmentos de rocha compactados em camadas que, por sua vez, garantem a estabilidade da barragem. A barragem de enrocamento pode ter seu núcleo e/ou faces impermeáveis. Para tal fim, existem diversas técnicas.


    No problema em questão, a rocha fraturada permite a percolação de água, que, por sua vez, tem potencial de gerar diversas manifestações patológicas na barragem. Um dos principais métodos de tratamentos resume-se em eliminar as descontinuidades da barragem por meio da injeção de calda ou nata de cimento. Outras opções comumente empregadas consistem em medidas de drenagem e injeções de outros materiais.


    Portanto, a assertiva do enunciado está incorreta, pois a construção de soleiras em concreto não evitará a percolação de água na rocha fraturada.


    Gabarito do professor: Errado.