SóProvas


ID
2946103
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PGE-PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Julgue o próximo item, referente a tratamento de esgotos.


No tanque de aeração, a remoção da matéria orgânica é efetuada por meio de reações bioquímicas realizadas por microrganismos aeróbios, sendo uma das finalidades da aeração evitar a deposição dos flocos bacterianos e os misturar homogeneamente ao efluente.

Alternativas
Comentários
  • Tanque de Aeração

    A remoção da matéria orgânica é efetuada por reações bioquímicas, realizadas por microrganismos aeróbios (bactérias, protozoários, fungos etc) no tanque de aeração.

    A base de todo o processo biológico é o contato efetivo entre esses organismos e o material orgânico contido nos esgotos, de tal forma que esse possa ser utilizado como alimento pelos microrganismos. Os microrganismos convertem a matéria orgânica em gás carbônico, água e material celular (crescimento e reprodução dos microrganismos).

  • "O processo de lodos ativados consiste em se provocar o desenvolvimento de uma cultura microbiológica na forma de flocos (lodos ativados) em um tanque de aeração, que é alimentada pelo efluente a tratar.


    Neste tanque, a aeração tem por finalidade proporcionar oxigênio aos microorganismos e evitar a deposição dos flocos bacterianos e os misturar homogeneamente ao efluente.Esta mistura é denominada "licor". O oxigênio necessário ao crescimento biológico é introduzido no licor através de um sistema de aeração mecânica, por ar comprimido, ou ainda pela introdução de oxigênio puro.
     

    O licor é enviado continuamente a um decantador (decantador secundário), destinado a separar o efluente tratado do lodo. O lodo é recirculado ao tanque de aeração a fim de manter a concentração de microorganismos dentro de uma certa proporção em relação à carga orgânica afluente.
     

    O sobrenadante do decantador é o efluente tratado, pronto para descarte ao corpo receptor.
     

    O excesso de lodo, decorrente do crescimento biológico, é extraído. do sistema sempre que a concentração do licor ultrapassa os valores de projeto. Este lodo pode ser espessado e desidratado, tendo como aplicação o uso em agricultura."

     

    Gabarito: CERTO.

  • Estação de Tratamento de Esgoto

    Sistema de Tratamento de Lodos Ativados

    ---------------------------------------------

    Tanque de aeração ou reator biológico: (bio)degradação ou depuração da matéria orgânica

    Sistema de aeração: fornecimento de oxigênio

    Tanque de decantação: separação da fase líquida sobrenadante da (bio)massa

    Sistema para recirculação de lodo: recirculação do lodo formado para o interior do tanque de aeração

  • "No tanque de aeração" existe um fornecimento de oxigênio

    Para "Remoção da matéria orgânica"

    Através "Reações bioquímicas"

    Realizadas pelos "Micro-organismos biológicos"

    Ocorre a formação de flocos formados pelo crescimento de bactérias e outros organismos na presença de oxigênio dissolvido no líquido. ("É onde a matéria serve de alimento para micro-organismos através de um processo BIOquímico que converte resíduos orgânicos em gás carbônico.")

    "Sendo uma das finalidades da aeração evitar a deposição dos flocos bacterianos" (Pois isso é função dos DECANTADORES)

    "E os misturar homogeneamente ao efluente". (Efluente direcionado para o decantador secundário)

  • Para solucionar essa questão precisamos colocar em prática nossos conhecimentos sobre saneamento, especificamente sobre unidades de tratamento de esgotos.


    O tanque de aeração é uma unidade de tratamento de esgotos que compõe o sistema de tratamento de lodos ativados. Esse sistema exige alto nível de mecanização e por isso possui alto consumo de energia elétrica, mas é muito utilizado em razão dos baixos requisitos de área e elevada remoção de DBO. Os sistemas de lodos ativados se baseiam em processos biológicos de tratamento em que o lodo ativado é misturado no efluente para maximizar a degradação de matéria orgânica por microrganismos aeróbios (na presença de oxigênio), sendo compostos por unidades de tratamento preliminar (grades, desarenadores), decantadores (primário e/ou secundário) e tanque de aeração.


    O lodo ativado é formado por flocos de sólidos sedimentáveis que foram sedimentados no decantador secundário e são recirculados no tanque aerador (reator), sendo mantidos em suspensão nesse tanque e misturados no efluente pela aeração promovida mecanicamente no tanque. Assim, esses flocos são superfícies propícias para o desenvolvimento de uma cultura microbiológica, uma vez que os microrganismos encontram alimento no efluente a ser tratado (matéria orgânica carbonácea) e o oxigênio – fornecido pela aeração – necessário para o processo de respiração.


    Portanto, podemos concluir que a assertiva está correta, já que a matéria orgânica é degradada por microrganismos aeróbios e a aeração do tanque tem como objetivos:


    - fornecer oxigênio para a biomassa (lodo ativado);

    - manter o lodo em suspensão;

    - circular e homogeneizar a biomassa no tanque.


    Gabarito do professor: Certo.

  • Tanques de aeração

    Após este processo, a mistura vai para o reator biológico constituído por dois tanques de aeração. Cada tanque está equipado com oito aeradores mecânicos, de eixo vertical, apoiados em plataformas de concreto. A quantidade de oxigênio introduzido na mistura através dos aeradores propicia o desenvolvimento de bactérias aeróbias que irão digerir a matéria orgânica carbonácea e a nitrificação do nitrogênio orgânico total remanescente do afluente bruto.

    https://www.casan.com.br/menu-conteudo/index/url/ete-estacao-de-tratamento-de-esgotos-sanitarios#0