SóProvas


ID
2946109
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PGE-PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Julgue o próximo item, referente a tratamento de esgotos.


O decantador secundário cria ambiente desfavorável ao crescimento de micro-organismos patogênicos e, assim, apresenta boa eficiência tanto na remoção dos sólidos em suspensão e de matérias orgânicas quanto na remoção desses microrganismos causadores de doenças.

Alternativas
Comentários
  • Creio que o erro da questão está em afirmar que no decantador secundário o ambiente é desfavorável ao crescimento dos micro-organismos, pois são esses micro-organismos os responsáveis pelo consumo da matéria orgânica (poluente), sendo assim, o decantador deve propiciar um ambiente favorável para os mesmos.

    qualquer erro me avisem.

  • complementando o comentário da maria de fatima, onde ocorre maior parte da remoção dos micro-organismos causadores de doenças é na lagoa de maturação.

  • Decantador Secundário: após sair do valo de oxidação, o esgoto segue para o decantador secundário que promove a remoção dos sólidos decantáveis pela força da gravidade

  • 6 - Câmara de Cloração

    Por uma questão de segurança, o esgoto já tratado passa pela câmara de cloração para que ocorra a inativação de microrganismos patogênicos que possam causar algum risco à saúde humana. Dessa forma, reduzimos o risco de transmissão hídrica de doenças infecciosas, tais como: giardíase, cólera entre outros

    4 - Decantadores Secundários --> separação por decantação

    A próxima etapa consiste em separar a massa de microrganismos conhecida como Lodos Ativados, do esgoto já tratado. Esta separação é realizada por gravidade no Decantador Secundário, onde uma parcela deste lodo retorna aos Reatores Biológicos para manter o controle e o equilíbrio do processo de tratamento.

  • Remoção de organismos patogênicos --> Tratamento terciário (cloração)

  • Errado.

    O decantador secundário vem após o tanque de aeração, o qual tem como função principal oxigenar o efluente para a alimentação dos organismos aeróbios e posterior digestão da matéria orgânica, que virá a dencantar no decantador secundário.

    Além disso, caso seja utilizado o método dos lodos ativados, o lodo recolhido no decantador secundário retorna, em sua maioria, ao tanque de aeração, pois já possui características microbiológicas que facilitam a digestão do efluente recém aerado.

    Confuso, porém não mais que as questões do Cebraspe sobre o assunto.

  • O decantador secundário faz parte do tratamento secundário e sua função não é remover organismos patogênicos. Acho que esse é o erro da questão. A remoção desses organismos acontece no tratamento terciário

  • O Decantador Secundário tem a função de separar a massa de microrganismos por gravidade. Ademais, o ambiente onde é criado um ambiente desfavorável para o crescimento de micro-organismos patogênicos é na Câmara de Cloração, que tem por objetivo de inativar os microrganismos patogênicos que possam causar algum risco à saúde humana. 

  • Adendo:

    Existem diversos tipos de tratamento TERCIÁRIO.

    Lagoas de maturação, estabilização.

    Desinfecção: Cloração, ozonização, UV...

    Contudo, nem sempre são necessários.

    Depende de qualidade esperada para o despejo corpo receptor.

    Pouco utilizado no Brasil pelas minhas pesquisas. (Devido ao aumento do custo e área)

    "O tratamento terciário objetiva a remoção de sólidos suspensos residuais, por filtração, por exemplo, a retirada de poluentes específicos e potencialmente tóxicos, além da remoção de nutrientes como nitrogênio e fósforo e cor. Nesta etapa também é empregada com frequência a desinfecção (TCHOBANOGLOUS; BURTON; STENSEL, 2003, p. 11). "

  • Para solucionar essa questão precisamos colocar em prática nossos conhecimentos sobre saneamento, especificamente sobre os processos e unidades de tratamento de esgotos.


    O decantador secundário é uma unidade do tratamento de esgotos por lodos ativados. Segundo Von Sperling (2005), no livro Introdução à qualidade da água e ao tratamento de esgotos, decantadores são unidades de tratamento primário, pois destinam-se à remoção de sólidos em suspensão sedimentáveis e sólidos flutuantes.


    No sistema de lodos ativados, o decantador possui a função de separar, por gravidade, o efluente tratado no tanque de aeração (etapa de tratamento secundário, biológico) da biomassa de microorganismos aeróbios (que será recirculada no tanque de aeração). Como as bactérias possuem uma matriz gelatinosa, são capazes de formar flocos maiores e sedimentar. Uma parte do lodo biológico é retirado do decantador secundário para garantir o equilíbrio do sistema e o restante é recirculado no tanque de aeração, que consiste em um ambiente favorável para o desenvolvimento dos microrganismos.  


    Visto isso, tem-se que a assertiva do enunciado está errada. O erro da assertiva está em afirmar que o decantador secundário apresenta boa eficiência na remoção de microrganismos patogênicos. Operações físicas de sedimentação apenas separam sólidos suspensos e não possuem boa eficiência em inativar ou remover microrganismos patogênicos, pois para isso são necessários processos de desinfecção, como cloração, ozonização, radiação ultravioleta, ou a existência de condições adversas (pH, temperatura, competição) que também afetariam os microrganismos do tratamento de lodos ativados.


    Gabarito do professor: Errado.

  • Remoção de Sólidos Grosseiros -> Preliminar. 

     

    Remoção de sólidos em suspensão sedimentáveis, materiais flutuantes (óleos e graxas) e parte da matéria orgânica em suspensão -> Primário;

     

    Remoção de matéria orgânica dissolvida e matéria orgânica em suspensão não removida no tratamento primário -> Secundário

     

    Remoção de Poluentes específicos e/ou poluentes não suficientemente removidos no tratamento secundário. Ex: nutrientes ou organismos patogênicos. -> Terciário

     

    Vá e vença, que por vencido não os conheça!

     

  • Ano: 2019 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: TJ-AM 

    As lagoas de maturação, utilizadas no final de um sistema de lagoas de estabilização, têm como objetivo principal remover os organismos patogênicos. (certo)

    Lagoa de maturação > desinfecção > tratamento de patogênicos