SóProvas


ID
2946115
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PGE-PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Acerca do uso de fossa séptica no tratamento de esgotos domésticos, julgue o item a seguir.



O cálculo do volume total de uma fossa séptica baseia-se no volume útil acrescido de volume correspondente ao espaço destinado à circulação de gases no interior do tanque, acima do nível do líquido.

Alternativas
Comentários
  • 3.35 Volume total: Volume útil acrescido de volume correspondente ao espaço destinado à circulação de gases no interior do tanque, acima do nível do líquido.

    FONTE: NBR 7229

  • CERTO

    Volume total

    Volume útil acrescido de volume correspondente ao espaço destinado à circulação de gases no interior do tanque, acima do nível do líquido.

    E o valor útil?

    Volume útil

    Espaço interno mínimo necessário ao correto funcionamento do tanque séptico, correspondente à somatória dos volumes destinados à digestão, decantação e armazenamento de escuma.

    FONTE: NBR 7229

  • NBR 7229 Projeto, construção e operação de sistemas de tanques sépticos

    3.11 Escuma Matéria graxa e sólidos em mistura com gases, que flutuam no líquido em tratamento

    3.26 Sedimentação Processo em que, por gravidade, sólidos em suspensão se separam do líquido que os continha.

    3.18 Lodo Material acumulado na zona de digestão do tanque séptico, por sedimentação de partículas sólidas suspensas no esgoto.

    Volume Total (4 Fases):

    1. Gases
    2. Escuma
    3. Efluente Líquido
    4. Lodo (Sedimentação)

    Volume Útil (3 Fases):

    1. Escuma
    2. Efluente Líquido
    3. Lodo (Sedimentação)
  • Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre tanques sépticos.

     

    Os tanques sépticos ou fossas sépticas são unidades de tratamento de esgoto de formato cilíndrico ou prismático retangular que possuem um fluxo horizontal e visam reduzir a carga de matéria orgânica do esgoto por processos de sedimentação, flotação e digestão anaeróbia. São unidades de tratamento a nível primário (visa a remoção de sólidos suspensos e sedimentáveis) simples de construir e operar, com baixo custo de implantação. Contudo, precisam de um pós-tratamento pois a qualidade final do efluente geralmente não atende aos padrões de lançamento.


    Conforme a ABNT NBR 7229 (1993), intitulada “Projeto, construção e operação de sistemas de tanques sépticos", item 3.35, o volume total de um tanque séptico é definido como “volume útil acrescido de volume correspondente ao espaço destinado à circulação de gases no interior do tanque, acima do nível do líquido". Por sua vez, o volume útil consiste no espaço interno mínimo requerido para as operações do tanque séptico, sendo calculado pela soma dos volumes reservados para a digestão, decantação e armazenamento de escuma. Logo, a assertiva do enunciado está correta.


    Gabarito do professor: Certo.


    Vale ressaltar que os tanques sépticos devem ser projetados para períodos mínimos de detenção, que podem ser calculados por faixa de contribuição diária (L).

  • 3.35 Volume total

    Volume útil acrescido de volume correspondente ao espaço destinado à circulação de gases no interior do tanque, acima do nível do líquido.

    Projeto, construção e operação de sistemas de tanques sépticos - NBR 7229

  • Cespe virou fcc, será?