SóProvas


ID
2946118
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PGE-PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Acerca do uso de fossa séptica no tratamento de esgotos domésticos, julgue o item a seguir.



No processo de limpeza dos tanques, aproximadamente 10% do volume do lodo digerido devem ser deixados no interior do tanque.

Alternativas
Comentários
  • 6.2.1.3 Quando da remoção do lodo digerido, aproximadamente 10% de seu volume devem ser deixados no interior do tanque. 

    FONTE: NBR 7229

  • CERTO

    Manutenção

    Procedimento de limpeza dos tanques

    -O lodo e a escuma acumulados nos tanques devem ser removidos a intervalos equivalentes ao período de

    limpeza do projeto.

    -O intervalo pode ser encurtado ou alongado quanto aos parâmetros de projeto, sempre que se verificarem alterações nas vazões efetivas de trabalho com relação às estimadas.

    -Quando da remoção do lodo digerido, aproximadamente 10% de seu volume devem ser deixados no interior.

    FONTE: NBR 7229

  • Mais sobre Tanques Sépticos: (NBR 7229)

    5.1 Distâncias mínimas

    Os tanques sépticos devem observar as seguintes distâncias horizontais mínimas:

    a) 1,50 m de construções, limites de terreno, sumidouros, valas de infiltração e ramal predial de água;

    b) 3,0 m de árvores e de qualquer ponto de rede pública de abastecimento de água;

    c) 15,0 m de poços freáticos e de corpos de água de qualquer natureza.

    Limpeza do Tanque Séptico

    • Intervalo entre Limpezas: Entre 1 e 5 anos.

    Relação Entre:

    1. Temperatura do mês mais frio
    2. Taxa de acumulação total de lodo em dias
  • Para solucionar essa questão precisamos colocar em prática nossos conhecimentos sobre saneamento, especificamente sobre a fossa séptica, uma unidade de tratamento de esgotos a nível primário.


    Os tanques sépticos ou fossas sépticas são unidades de tratamento de esgoto de formato cilíndrico ou prismático retangular que possuem um fluxo horizontal e visam reduzir a carga de matéria orgânica do esgoto por processos de sedimentação, flotação e digestão anaeróbia. São unidades de tratamento a nível primário, pois visam a remoção de sólidos suspensos e sedimentáveis, e são simples de construir e operar, com baixo custo de implantação. Contudo, precisam de um pós-tratamento pois a qualidade final do efluente geralmente não atende aos padrões de lançamento.


    Os tanques sépticos precisam de limpeza periódica para remoção do lodo e da escuma acumulados (períodos de 1 a 5 anos, a depender do projeto). Conforme o item 6.2.1.3 da ABNT NBR 7229 (1993), intitulada “Projeto, construção e operação de sistemas de tanques sépticos":


    (...) quando da remoção do lodo digerido, aproximadamente 10% de seu volume devem ser deixados no interior do tanque".


    Portanto, a assertiva está correta.


    Gabarito do professor: Certo.

  • Amigos, para julgarmos a questão proposta, precisaremos consultar a NBR 7229, que trata sobre as exigências para projeto, construção e operação de sistemas de tanques sépticos, incluindo o tratamento e disposição de efluentes e lodo sedimentado. 

    O item 6.2 da referida norma discorre sobre a manutenção dos tanques. Quanto ao procedimento de limpeza destes, o lodo e a escuma acumulados nos tanques devem ser removidos a intervalos equivalentes ao período de limpeza do projeto. O intervalo pode ser encurtado ou alongado quanto aos parâmetros de projeto, sempre que se verificarem alterações nas vazões efetivas de trabalho com relação às estimadas.

    Quando da remoção do lodo digerido, aproximadamente 10% de seu volume devem ser deixados no interior do tanque.

    A remoção periódica de lodo e escuma deve ser feita por profissionais especializados que disponham de equipamentos adequados, para garantir o não-contato direto entre pessoas e lodo. É obrigatório o uso de botas e luvas de borracha. Em caso de remoção manual, é obrigatório o uso de máscara adequada de proteção.

    No caso de tanques utilizados para o tratamento de esgotos não exclusivamente domésticos, como em estabelecimentos de saúde e hotéis, é obrigatória a remoção por equipamento mecânico de sucção e caminhão-tanque.

    Anteriormente a qualquer operação que venha a ser realizada no interior dos tanques, as tampas devem ser mantidas abertas por tempo suficiente à remoção de gases tóxicos ou explosivos (mínimo: 5 min).

    Como podemos constatar acima, no processo de limpeza dos tanques, a NBR 7229 estabelece que aproximadamente 10% do volume do lodo digerido devem ser deixados no interior do tanque. Portanto, o item está correto.

    Resposta: Certo 

  • 6.2 Manutenção

    6.2.1 Procedimento de limpeza dos tanques

    6.2.1.1 O lodo e a escuma acumulados nos tanques devem ser removidos a intervalos equivalentes ao período de limpeza do projeto, conforme a Tabela 3 (ver 5.6.2).

    6.2.1.2 O intervalo pode ser encurtado ou alongado quanto aos parâmetros de projeto, sempre que se verificarem alterações nas vazões efetivas de trabalho com relação às estimadas.

    6.2.1.3 Quando da remoção do lodo digerido, aproximadamente 10% de seu volume devem ser deixados no interior do tanque.

    6.2.1.4 A remoção periódica de lodo e escuma deve ser feita por profissionais especializados que disponham de equipamentos adequados, para garantir o não-contato direto entre pessoas e lodo. É obrigatório o uso de botas e luvas de borracha. Em caso de remoção manual, é obrigatório o uso de máscara adequada de proteção.

    6.2.1.5 No caso de tanques utilizados para o tratamento de esgotos não exclusivamente domésticos, como em estabelecimentos de saúde e hotéis, é obrigatória a remoção por equipamento mecânico de sucção e caminhão-tanque. 6.2.1.6 Anteriormente a qualquer operação que venha a ser realizada no interior dos tanques, as tampas devem ser mantidas abertas por tempo suficiente à remoção de gases tóxicos ou explosivos (mínimo: 5 min)

    Projeto, construção e operação de sistemas de tanques sépticos - NBR 7229