-
GABARITO = ERRADO
---------------------------------------------------------
Na organização verticalizada ou aguda, temos muitos níveis hierárquicos. Ela se difere da organização achatada, em que há menos níveis hierárquicos. De fato, os processos decisórios de organizações verticalizadas compostas por muitos níveis administrativos são geralmente morosos e, essa característica rígida tende a tornar a disseminação de informações entre departamentos e funcionários mais lenta, já que tudo deve seguir os níveis hierárquicos.
A questão erra ao dizer que isso gera para os gestores dessas organizações grandes dificuldades de acompanhamento da produtividade e da qualidade das suas equipes de trabalho, pois na estrutura verticalizada os processos da empresa acontecem em um ambiente muito estruturado, que inclui reuniões e monitoramento constante. A ênfase se dá nos processos pelo viés de uma supervisão constante da produtividade e da qualidade das equipes. Assim, os gestores sabem, em quase tempo real, o que está ocorrendo. Logo, não há no que se falar em grandes dificuldades no acompanhamento da produtividade e da qualidade.
-
Gabarito ERRADO.
Nas organizações Verticalizadas, existe um ALTO CONTROLE, então não é difícil o acompanhamento pelos gestores,
-
MOROSO : Custoso
Organizações verticalizadas são "centralizadas" sendo assim: MAIS BARATA, quanto mais centralizada, maior sera a coordenação e o controle.
Portanto, gab, Errado
-
Quanto mais um organização se verticaliza, mais perto das tarefas estarão os seus gestores de cada nível.
-
maior verticalização - menor amplitude de controle - maior capacidade de supervisão
-
Gabarito Errado.
Chiavenato, em sua obra Administração Geral e Pública (2006) nos ensina que as estruturas verticais são descritas por três fatores principais: hierarquia administrativa, amplitude de comando e centralização. Sobre esse último aspecto, o eminente autor conclui que "a centralização constitui o melhor método de controlar e coordenar as atividades e os recursos da organização". Como a centralização promove a retenção do processo decisório na cúpula da organização, as funções centralizadas podem ser administradascom menos recursos do que uma função descentralizada.
facebook.com/admfederal
-
-
verticalizada=centralizada=menos níveis=comunicação mais rápidas=controle direto
-
Em organizações verticalizadas (centralizadas), há maior controle do superior hierárquico. Logo, não se pode falar que eles têm dificuldade de acompanhamento.
-
Verticalizada = poucos níveis hierárquicos = mais fácil/melhor controle
-
Josy, na estrutura verticalizada há vários níveis hierárquicos, o que diminui é a amplitude de controle (por isso é mais fácil de controlar).
Como fica mais centralizada a decisão, acaba se se tornando mais rápida (e não morosa como diz a questão).
-
jozy, a verticalizada tem maior nivel hierarquico e menos amplitude de controle,por isso que e mais facil controlar.
-
Os processos decisórios de organizações verticalizadas compostas por muitos níveis administrativos são geralmente morosos e, consequentemente, os gestores dessas organizações enfrentam grandes dificuldades de acompanhamento da produtividade e da qualidade das suas equipes de trabalho. Resposta: Errado.
-
A resposta está CORRETA.
-
Questão excelente! Correlaciona os conhecimentos do processo decisório com a função administrativa de organização. Vamos por partes:
“Os processos decisórios de organizações verticalizadas compostas por muitos níveis administrativos são geralmente morosos”
CERTO. Quando o processo decisório é centralizado em organizações verticais (organizações com muitos níveis hierárquicos) a tomada de decisão geralmente é morosa, demorada, lenta.
“e, consequentemente, os gestores dessas organizações enfrentam grandes dificuldades de acompanhamento da produtividade e da qualidade das suas equipes de trabalho”
ERRADO. Se a organização é verticalizada significa que a amplitude de controle é baixa.
RELEMBRANDO
Amplitude de controle significa o número de subordinados para cada gestor.
Amplitude de controle mais alta (um maior número de subordinados por gestor) dá origem a organizações “achatadas”, horizontais.
Amplitude de controle mais baixa (um menor número de subordinador por gestor) dá origem a organizações “verticalizadas”, altas.
Assim, temos que em organizações verticais os gestores não possuem grandes dificuldades de acompanhamento da produtividade das suas equipes de trabalhos, posto que fazem a gestão de equipes menores (amplitude de controle é baixa).
Gabarito: ERRADO
-
Houve alguma confusão de conceitos (amplitude e nível de controle) no decorrer dos comentários. Sugiro seguir para o comentário do colega Hallyson TRT, que faz uma boa revisão sobre o assunto.
-
A proposição está Errada.
Realmente nas organizações verticalizadas o processo decisório tende a ser moroso, uma vez que as linhas de comunicação ao longo da cadeia escalar (muitos níveis administrativos) provocam demora. Além disso as decisões são tomadas na cúpula que está distanciada dos fatos e das circunstâncias.
Porém, não há o que se falar em grandes dificuldades de acompanhamento da produtividade e da qualidade das suas equipes de trabalho, tendo em vista que nas organizações verticalizadas os processos são todos bem estruturados e controlados. Existe rigidez e monitoramento constante.
-
o cespe adota - em organizações hierárquica/verticalizada/escalar/amplitude de controle baixa, estreita, fechada - como não moroso o processo de decisões. Segue a linha de CHIAVENATO.
-
ESTRUTURA VERTICAL:
|Nível institucional - João (chefe)|
|Nível Gerencial - Pedro (subordinado)|
|Nível operacional - Henrique (subordinado)|
ESTRUTURA HORIZONTAL:
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
-------------------------------------------------------Nível institucional - João (chefe)------------------------------------------------
Nível Gerencial - Pedro (subordinado), Flávio (subordinado), Miguel (subordinado), Matheus (subordinado)
Nível operacional - Henrique (subordinado), Rafael (subordinado), Lucas (subordinado), Vinícius (subordinado)
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Qual formato é mais difícil acompanhar produtividade e qualidade das suas equipes de trabalho?
Na estrutura horizontal.
Resposta: Errado
-
A chave da questão está na amplitude de controle.
Estruturas verticalizadas ou agudas tem menos amplitude, ou seja menos funcionários por chefes o que acarreta mais administradores e mais hierarquia.
Neste tipo de estrutura o controle é mais fácil por que tem menos gente pra controlar. Por outro lado a comunicação e o processo decisório é afetado negativamente por causa do aumento de níveis hierárquicos
-
MOROSOS = Demorado; cuja realização é custosa, lenta, difícil
Os processos decisórios de organizações verticalizadas compostas por muitos níveis administrativos são geralmente morosos - CORRETA
ERRO ESTÁ NA SEGUNDA AFIRMATIVA: não enfrenta grandes dificuldades de acompanhar...
-
Os processos decisórios de organizações verticalizadas compostas por muitos níveis administrativos são geralmente morosos (certo) e, consequentemente, os gestores dessas organizações enfrentam grandes dificuldades de acompanhamento da produtividade e da qualidade das suas equipes de trabalho. (errado)
Se é uma estrutura aguda, hierarquizada, os gestores têm maior controle e, portanto, maior facilidade para acompanhar os processos.
-
Gab: ERRADO
Em uma organização verticalizada há a unidade de comando, logo, o poder de decisão está apenas com uma pessoa, o que facilitará e agilizará o processo. Por outro lado, em uma que seja horizontalizada, demorará mais porque pode ser que haja uma dualidade de comando. Portanto, gabarito errado.
Erros, mandem mensagem :)
-
A amplitude de controle relaciona-se ao número de subordinados que os superiores comandam em uma organização Quanto maior o número de subordinados por chefe, maior é a amplitude de controle.
Assim sendo, se existem poucos subordinados por chefe, a amplitude de controle é menor.
Essa divisão de autoridade e responsabilidade vai definir quantos níveis hierárquicos e quantos administradores deveremos ter em uma dada organização.
Se decidirmos ter poucos subordinados por chefe,(caso da questão) teremos uma estrutura aguda e se temos poucos subordinados, logicamente tendemos a ter um melhor acompanhamento e supervisão.
Por este motivo a assertiva se torna errada
GABA ERRADO
-
MOROSO = ALGO DEMORADO
-
Eu analisei a produtividade pelo viés do processo, considerando que os gestores dos níveis mais altos estão distantes da ponta. Porém, a produtividade pode ser acompanhada indiretamente por planilha e relatórios.
Tem que ficar esperto!
-
Gabarito''Errado''.
Como as equipes de trabalho nas organizações verticalizadas tem metas específicas não podemos falar que as organizações enfrentam dificuldades de acompanhamento da produtividade e da qualidade das equipes de trabalho, logo a questão está ERRADA.
Não desista em dias ruins. Lute pelos seus sonhos!
-
Os processos decisórios de organizações verticalizadas compostas por muitos níveis administrativos são geralmente morosos e, consequentemente, os gestores dessas organizações enfrentam grandes dificuldades de acompanhamento da produtividade e da qualidade das suas equipes de trabalho.
___________________________________
VERTICALIZADA ( estreita/ alta)
- Comunicações mais lentas (morosos*) ;
- Decisões mais demoradas (morosa*) ;
- Trabalho com mais produtividade e qualidade.
HORIZONTALIZADA (achatada/ampla) :
- Comunicação direta;
- Decisões mais rápidas;
Fonte : Administração de Novos Tempos- Chiavenato (2014)
*Grifo meu