-
No modelo cascata, não se pode iniciar uma fase antes que a fase anterior termine, com isso é impossível a sobreposição de fases.
-
PMBOK 6ª Edição:
Em um ciclo de vida preditivo, o escopo, prazo e custo do projeto são determinados nas fases iniciais do ciclo de vida. Quaisquer alterações ao escopo são cuidadosamente gerenciadas. Os ciclos de vida preditivos são também chamados de ciclos de vida em cascata.
-
Uma fase é predecessora da outra.
No diagrama de precedência, teríamos Término para Início (TI): A atividade sucessora só pode iniciar, quando a predecessora terminar (é resultado de precedência mais utilizado).
-
"mas podem ocorrer sobreposições no momento em que o projeto se aproxima do final."
Errado, são sequenciais.
-
Ciclo de vida de um projeto – É a série de fases pelas quais um projeto passa, do início ao término. As fases são geralmente sequenciais e os seus nomes e números são determinados pelas necessidades de gerenciamento e controle das organizações envolvidas no projeto, a natureza do projeto em si e sua área de aplicação.
-> Ciclos de vida preditivos – São ciclos inteiramente planejados, são aqueles em que o escopo do projeto, bem como o tempo e custo exigidos para entregar tal escopo são determinados o mais cedo possível no ciclo de vida do projeto. Os ciclos de vida preditivos são também chamados de ciclos de vida em cascata.
-> Ciclos de vida interativos e incrementais – São aqueles em que as fases do projeto se repetem intencionalmente uma ou mais atividades do projeto à medida que a compreensão do produto pela equipe do projeto aumenta.
-
No modelo de execução em cascata o desenvolvimento do trabalho é visto como um fluir constante para frente através de fases sequenciais e distintas.
Não é permitido em nenhuma hipótese a sobreposições de fase, ou seja, não se pode iniciar uma fase antes que a fase anterior termine.
O modelo em cascata é particularmente adequado quando o produto deve ser entregue por inteiro para ter valor.