SóProvas


ID
2946421
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PGE-PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A respeito de conceitos de eficácia e efetividade aplicados à administração pública: avaliação e mensuração do desempenho governamental, julgue o item subsecutivo.


Qualidade, produtividade e rendimento funcional são valores encarecidos pelo princípio da eficácia e aplicados à administração pública.

Alternativas
Comentários
  • Eficiência e não eficácia como traz a questão!
  • Errado.

     

    Princípio contido no Texto Constitucional de 1988. Os atos administrativos normativos e judiciais devem ser publicados para produzirem efeitos externos. A divulgação oficial dos atos administrativos constitui requisito de eficácia e moralidade do ato administrativo, ressalvadas as hipóteses de sigilo previstas na Constituição.
    Esse princípio consagra o dever administrativo de manter a transparência em seus comportamentos. A finalidade da publicação é dar conhecimento dos atos/ações ao público em geral, e iniciar a produção de seus efeitos.
    Princípio da Eficiência
    O princípio da eficiência é o mais novo princípio constitucional a incidir sobre a atuação da Administração Pública. Ele foi inserido no ordenamento jurídico brasileiro (art. 37 da CF/1988) pela Emenda Constitucional no 19, de 1998.
    Para Alexandre de Moraes (2010), o princípio da eficiência requer direcionamento da atividade e dos serviços públicos à efetividade do bem comum, cujas características de imparcialidade, neutralidade, transparência e eficácia encontram-se ligadas ao conceito formal de eficiência. Esse princípio impõe à Administração Pública, direta e indireta, e a seus agentes, a persecução do bem comum e a adoção dos critérios legais e morais necessários para a melhor utilização possível dos recursos públicos, de maneira a evitarem-se desperdícios e garantir-se maior rentabilidade social.
    Este princípio exige que o agente público execute os serviços com perfeição, presteza e rendimento funcional (Hely Lopes Meirelles).
    Atenção → Não existe hierarquia entre os princípios constitucionais, todos eles são importantes. No entanto, na aplicação concreta, caso a caso, o gestor público, analisando a conveniência e oportunidade, pode atribuir maior valor a um princípio em detrimento de outro.
    Outros Princípios
    Existem dezenas de outros princípios a que se sujeita a atividade Administrativa Pública, como os contidos no Decreto-Lei no 200/1967 (princípio do planejamento, princípio da coordenação, princípio da descentralização, princípio da delegação de competência, princípio do controle); os princípios do procedimento licitatório; dos serviços públicos; da probidade, da razoabilidade, da motivação etc.

  •  MAZZA (2015; p. 121): “Economicidade, redução de desperdícios, qualidade, rapidez, produtividade e rendimento funcional são valores encarecidos pelo principio da eficiência”

  • Ex: Aplicação de vacina contra doença X

    Efetividade - resultado final (90% dos imunizados não contraíram a doença X)

    Eficácia - meta (aplicar a da vacina em 100% da população)

    Eficiência - produtividade (95% da população foi vacinada)

    FIQUE LIGADO: Cebraspe adooooraaa essa brincadeirinha de sinônimos e antônimos!

  • GAB. ERRADO

    Correto seria 'eficiência' e não 'eficácia' como afirma a questão.

    EFICIÊNCIA é a palavra usada para indicar que a organização utiliza produtivamente, ou de maneira econômica, seus recursos. Quanto mais alto o grau de produtividade ou economia na utilização dos recursos, mais eficiente a organização é. Em muitos casos, isso significa usar menor quantidade de recursos para produzir mais. No box de parada, os pneus são trocados com eficiência máxima no uso do tempo. No entanto, a equipe tem uma ineficiência intrínseca – é a quantidade de pessoas na equipe. Assim, a equipe é eficiente na dimensão do uso do tempo; mas ineficiente no uso de recursos humanos.

    EFICÁCIA é a palavra usada para indicar que a organização realiza seus objetivos. Quanto mais alto o grau de realização dos objetivos, mais a organização é eficaz. No box de parada da corrida de Fórmula 1, o objetivo é trocar os pneus e abastecer o carro no menor tempo possível – alguns segundos. A equipe que faz esse trabalho é eficaz na medida em que cumpre esse objetivo.

    Fonte: Maximiano

    Bons estudos!

  • Eficiência - Meio processo

    Eficácia - Resultado

    Efetividade - Impacto

    Economicidade - Maximizar recursos

  • Desde quando a eficácia não considera qualidade e produtividade? Affffff odeio essa matéria com todas as minhas forças! É por isso que a gestão nos órgãos públicos é tão ruim, quando chegamos a assumir algum cargo temos trauma de aplicar esses conceitos na administração. Aversão é o nome para isso! E olhe que já passei em três concursos e tenho propriedade para falar isso

  • Eficiência, não eficácia.

    Eficiência = Ter um bom desempenho em uma corrida, equilibrando tempo, recursos(alimento e água) e físico;

    Eficácia = Vencer a corrida.

  • falou produtividade, relaciona com eficiência.

  • são valores meio --> eficiência.

  • GAB. ERRADO!

    Resumindo:

    A eficácia é a relação entre os objetivos realizados e os resultados alcançados, enquanto a eficiência é a relação entre os resultados alcançados e os recursos utilizados.

  • Eu não vou mais submeter a minha pessoa a essa humilhação que o Estado faz com o cidadão... af rsrs

  • Qualidade, produtividade e rendimento funcional são valores encarecidos pelo princípio da eficácia e aplicados à administração pública. Resposta: Errado.

  • Não existe na Administração Pública o Princípio da Eficácia, mas sim o Princípio da eficiência.

    Além disso:

    Qualidade - se relaciona com eficácia pois é a entrega de resultados satisfatórios.

    Produtividade - se relaciona com eficiência , fazer mais com menor custo.

    Rendimento funcional - tb se relaciona com eficiência, fazer mais com menor custo.

  • A questão em tela versa sobre: EFICIÊNCIA.

  • Eficiência. Gabarito Errado.

  • eficiência

  • GABARITO: ERRADO

    Errei por falta de atenção, mas aprendi a lição rsrs

    Vamos lá:

    Ser eficiente é diferente de ser eficaz, que é diferente de ser efetivo

    Eficaz → Chegar ao resultado, não importando os meios.

    Ex.: Objetivo: Ser promovido em meu emprego. Não importa se, para isso, eu humilho as pessoas, suborno o dono etc.: O objetivo é ser promovido.

    Eficiente → Chegar ao resultado, importando-se com os meios.

    Ex.: Objetivo: Ser promovido em meu emprego. Para ser efetivo, farei isso da melhor forma: Capacitando-me, buscando aprender cada dia mais e mostrando interesse nas oportunidades oferecidas pela empresa.

    Efetivo → Preocupar-me com o resultado de minha ação.

    Ex.: Ao realizar uma campanha, quantos serão beneficiados com isso? Até onde chegará minha proposta?

    -----------------

    A questão diz:

    Qualidade, produtividade e rendimento funcional são valores encarecidos pelo princípio da eficácia e aplicados à administração pública.

    Errado, pois o servidor público deve ser eficiente, ou seja, realizar as melhores ações, empregando os melhores meios.

    Espero ter ajudado.

    Bons estudos! :)