SóProvas


ID
2946424
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PGE-PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A respeito de conceitos de eficácia e efetividade aplicados à administração pública: avaliação e mensuração do desempenho governamental, julgue o item subsecutivo.


Mecanismos de alinhamento de estruturas implementadoras e de sistemática de monitoramento e avaliação são essenciais para a melhoria do desempenho governamental.

Alternativas
Comentários
  • Certo.

     

    Segundo Garcia (2001) apud Andrei Trevisan e Hans Bellen (2008), a “avaliação é uma operação na qual é julgado o valor de uma iniciativa organizacional, a partir de um quadro referencial ou padrão comparativo previamente definido”.
    É a partir do planejamento, com a definição clara de objetivos e metas, que a organização irá avaliar os resultados e identificar os erros ocorridos no processo de execução. A avaliação de desempenho deve contemplar os níveis institucional, administrativo-gerencial e técnico-operacional.
    Atenção → Não existe administração por resultados sem a avaliação de desempenho.
    A avaliação de desempenho/resultados promove a aprendizagem e a disseminação do conhecimento nas organizações, e fornece informações para a solução de problemas e para melhorias do serviço, tendo em vista o usuário-cidadão. Ela identifica se os objetivos foram atingidos ou não, proporciona mais transparência às ações de governo e permite comparações entre unidades, departamentos e até mesmo entre organizações.
    É necessário fomentar a cultura de avaliação dos resultados, que envolve “a sensibilização e capacitação de gestores, e o aprendizado de novas metodologias, para a construção coletiva de uma cultura gerencial de avaliação de desempenho que se caracterize pela participação e pela transparência” (Ariel Garces; José Silveira, 2002).
    A avaliação é realizada com diversas finalidades: determinar a adequação e o alcance dos objetivos; avaliar a eficiência, eficácia e economicidade; avaliar o impacto/efetividade das ações; avaliar a perenidade e a sustentabilidade dos planos/projetos/ações; comprovar o cumprimento das normas e procedimentos; gerar informações para a tomada de decisão quanto à alocação de novos recursos; identificar desvios em relação ao planejado; possibilitar o aprendizado organizacional.
    No contexto democrático, a Administração Pública deve ser transparente e as informações devem estar acessíveis a todos. Os resultados das avaliações divulgados pelos governos ou pela mídia tanto podem causar constrangimentos, se forem pífios, quanto podem causar orgulho, se forem ótimos, o que deveria ser suficiente para impulsionar os gestores governamentais a buscarem os melhores resultados possíveis. Segundo Ariel Garces e José Silveira (2002),
    a gestão orientada para resultados cria percepções de ganhos e perdas. Perdem as estruturas da organização, cujo poder é aparentemente ameaçado pela transparência que decorre da gestão por programas. Ganham os segmentos da sociedade beneficiários dos programas e os gestores de alto nível da Administração Pública, que são avaliados em função dos resultados percebidos pela sociedade em geral.

  • GAB CERTO

     

    ALINHAMENTO, CONTROLE E AVALIAÇÃO SÃO FUNDAMENTAIS PARA A ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL A FIM DE MAXIMIZAR VANTAGENS ALÉM DE  DIFERENCIAIS ESSENCIAIS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, DESENVOLVIMENTO E CRESCIMENTO.

     

    FERRAMENTAS COMO  BALANCED SCORECARD - BSC TRAZEM ALINHAMENTO ENTRE A ESTRATÉGIA E A ESTRUTURA , ANÁLISE DE SWOT  PROPORCIONA CONHECER AS POTENCIALIDADES E MONITORAR QUANDO AS NECESSIDADES DE OTIMIZAÇÃO SÃO NECESSÁRIAS.

     

    AVANTE!!

  • GAB. CERTO

    Creio que a questão fala sobre o ciclo da gestão de resultados. Veja:

    Por Gestão por Resultados podemos entender então o ciclo que começa com

    1º O estabelecimento dos resultados desejados, a partir da tradução dos objetivos de governo;

    2º Prescreve o monitoramento e a avaliação do desempenho da organização ou da política pública a partir do alcance desses resultados; e

    3º Retroalimenta o sistema de gestão, propiciando ações corretivas decorrentes dessa avaliação.

    Além desse esquema básico, como o modelo confere grande autonomia processual aos agentes executores, compõem ainda o seu arcabouço instrumentos de contratualização do desempenho que prescrevem os resultados, as autonomias concedidas e as sanções positivas e negativas diante do desempenho alcançado. (Alberto Serra, 2008)  

    Bons estudos!

  • Uma vez definido desempenho, o conceito de gestão do desempenho precisa ser qualificado. A gestão do desempenho constitui um conjunto sistemático de ações que buscam definir o conjunto de resultados a serem alcançados e os esforços e capacidades necessários para seu alcance, incluindo‐se a definição de mecanismos de alinhamento de estruturas implementadoras e de sistemática de monitoramento e avaliação.

    Fonte: Gespública - PRODUTO 4: GUIA REFERENCIAL PARA MEDIÇÃO DE DESEMPENHO E MANUAL PARA CONSTRUÇÃO DE INDICADORES