SóProvas


ID
2946448
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PGE-PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A propósito de avaliações de políticas públicas e programas governamentais, julgue o próximo item.


O objetivo de uma avaliação de impacto consiste na averiguação contínua do plano de execução de um programa governamental, o que inclui mudanças no plano inicial.

Alternativas
Comentários
  • A avaliação de impacto busca quantificar os efeitos causais da política. Uma vez quantificados os resultados causais de uma política, é importante utilizá-los para realizar uma análise de custo-benefício, ou um dos outros indicadores de sua viabilidade econômica, para ter a resposta sobre se vale a pena executar a política, ou seja, se os seus benefícios são superiores aos seus custos.

     É por meio da avaliação de impacto que verificamos se de fato a política está gerando os resultados e impactos esperados, conforme definido no âmbito da política em seus normativos e no seu modelo lógico. Portanto, essa abordagem dá uma resposta que não é possível se obter com as outras abordagens de avaliação, complementando-as. A avaliação de impacto integra a análise de execução do ciclo da política pública e dá robustez técnica para a perenidade da execução da política em conjunturas econômicas e políticas distintas.

    Fonte: http://www.casacivil.gov.br/central-de-conteudos/downloads/guiaexpost.pdf

  • Se será avaliado o impacto de uma política pública, não devemos pensar em avaliação contínua da execução, mas sim numa avaliação do resultado dessa política.

  • A definição dada pela questão se trata, na verdade, de uma avaliação de processos (que é a contínua / simultânea) - visa detectar dificuldades e promover correções ao longo do processo . A avaliação de impacto, no entanto, como muito bem colocado pelo colega Leonardo, tem como objetivo precípuo avaliar o resultado final. Assim, teríamos:

    O objetivo de uma avaliação de processos consiste na averiguação contínua do plano de execução de um programa governamental, o que inclui mudanças no plano inicial.

    Logo, a resposta da questão que debatemos é: errado, tendo em vista que as definições foram trocadas.

  • IMPACTO  ==> Lembra de RESULTADO

  • ERRADO

    Acredito que a questão traz o conceito de avaliação de desempenho (do processo), pois esta, sim, é contínua e cíclica. A utilização do Ciclo PDCA pode resultar na mudança do plano de execução (Fluxograma) inicial ou até mesmo em sua reengenharia (destruir o processo e começar do zero). Por sua vez, a avaliação de impactos é precisa e pontual.

    Na mesma prova, veio uma outra questão massa generalizando somente o termo ''avaliação''; veja:

    CESPE/PGE-PE/2019 - A avaliação está intrinsecamente relacionada ao desempenho de determinada ação, de um projeto, programa ou uma política. CERTO

    Espero ter ajudado!

  • ERRADO

    O objetivo de uma avaliação de impacto consiste na averiguação do RESULTADO governamental, o que inclui mudanças no plano inicial.

  • IMPACTO = EFETIVIDADE = RESULTADO

    GAB) E

  • Errado.

    Avaliação impacto é quando há uma mudança na realidade, ou seja, gera uma mudança que se esperava na realidade socioeconômica, o quanto sua política foi efetiva.

  • Gab: ERRADO

    Uai, não entendi como errei essa questão kkkk, acho que comi mosca na hora de marcar. Mas vamos lá...

    Se a avaliação de impacto já está sendo realizada, ou seja, se a análise do impacto ocorrido com a execução do programa já é mensurável, então não tem como realizarmos mudanças no plano inicial, porque os resultados e impactos possíveis para aquele programa já surtiram seus efeitos, bons ou ruins, mas surtiram. O que poderíamos fazer, no caso de ser impacto negativo, por exemplo, seria aplicar um ciclo contínuo de avaliação, monitoramento, retroalimentação para melhorar e aprender com o plano anterior.

    Erros, mandem mensagem :)

  • O monitoramento é um processo contínuo ao longo da implementação, realizado pelo próprio órgão responsável pela política pública.  O monitoramento permite identificar problemas e falhas durante a execução que prejudicam as ações, os processos ou os objetivos da política pública e, assim, reúne condições para corrigir rumos ou ajustar os planos de implementação. 

    Uma linha de avaliação de impacto só deve ser executada se a política já tiver alcançado tempo de execução suficiente para que haja os resultados e os impactos esperados

    Fonte: Avaliação de Políticas Públicas- Guia prático de análise ex post (Governo Federal)

  • Avaliação de Impacto: tem por objetivo os efeitos produzidos sobre os beneficiários da política pública. O foco está na efetividade.

    Fonte: PDF Estratégia

  • ERRADO

    A Avaliação de Impacto tem por objetivo identificar os efeitos produzidos sobre os beneficiários da política pública. O foco está na efetividade.

  • Quanto à metodologia, a avaliação pode ser de 03 tipos

    Avaliação de processos: Acompanhamento de processos internos; eficiência.

    Avaliação de metas: Resultado; eficácia.

    Avaliação de impacto: Efeitos produzidos aos beneficiários; efetividade.