SóProvas


ID
2946502
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PGE-PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Preocupada com o bem-estar geral de seus empregados, a organização Y efetuou pesquisa interna sobre a qualidade de vida no trabalho (QVT), com o objetivo de identificar o grau de satisfação do corpo funcional com os vários aspectos relacionados ao trabalho. A pesquisa apontou insatisfação dos empregados predominantemente com os seguintes fatores: constitucionalismo, integração social e relevância social da vida no trabalho, conforme modelo de QVT, de Walton.

Julgue o item seguinte, acerca de ações que a organização Y poderá promover para minimizar a insatisfação identificada.


Para atenuar a insatisfação dos empregados em relação ao fator relevância social da vida no trabalho, a organização deverá adotar medidas que evitem que o trabalho comprometa demasiado tempo do trabalhador com prejuízo de sua vida privada.

Alternativas
Comentários
  • Relevância social da vida no trabalho diz respeito a percepção do empregado em relação à responsabilidade social da instituição na comunidade, à qualidade de prestação dos serviços e ao atendimento de seus empregados.

    Medidas que evitem que o trabalho comprometa demasiado tempo do trabalhador com prejuízo de sua vida privada são da categoria trabalho e espaço total de vida

  • Gab E

  • TEM QUE DECORARRRRRRRR!!!!!!!!!!!!!

     

     

    Segundo CHIAVENATO (2002), Walton apresenta oito fatores que afetam a QVT, a saber:

     

    Compensação justa e adequada: Deve haver um equilíbrio salarial tanto internamente quanto externamente com base no piso salarial da categoria.

     

    Condições de segurança e saúde no trabalho: Envolve a jornada de trabalho, o ambiente físico ee o bem-estar do funcionário.

     

    Utilização e desenvolvimento de capacidade: Proporciona oportunidades que contribuem para a satisfação do colaborador, como o empowerment, informação total sobre o processo de trabalho, dentre outros.

     

    Oportunidade de crescimento contínuo e segurança: Possibilita oportunidades de carreira (ascensão) e consequentemente segurança.

     

     Integração social na organização: Existência de fraquezas interpessoal, abolição de preconceito, extinção dos níveis hierárquicos marcantes, dentre outros.

     

    Constitucionalismo: Estabelecimento de normas, regras e deveres que a organização elabora para organizar os padrões de procedimentos, processos e comportamentos dos funcionários.

     

    Trabalho e espaço total de vida: Controle do tempo para não impedir que o empregado deixe de realizar suas atividades pessoais e familiares.

     

    Relevância social de vida no trabalho: Promover ações que despertem orgulho dos funcionários por trabalhares na empresa, como atividades de responsabilidade social ecológica, dentre outro.

     

    Fonte: pt.slideshare.net/Luana92/modelo-de-walton-modelos

  • Walton apresenta oito fatores que afetam a QVT:

     

    Compensação justa e adequada: Deve haver um equilíbrio salarial tanto internamente quanto externamente com base no piso salarial da categoria.

     

    Condições de segurança e saúde no trabalho: Envolve a jornada de trabalho, o ambiente físico e o bem-estar do funcionário.

     

    Utilização e desenvolvimento de capacidade: Proporciona oportunidades que contribuem para a satisfação do colaborador, como o empowerment, informação total sobre o processo de trabalho, dentre outros.

     

    Oportunidade de crescimento contínuo e segurança: Possibilita oportunidades de carreira (ascensão) e consequentemente segurança.

     

     Integração social na organização: Existência de fraquezas interpessoal, abolição de preconceito, extinção dos níveis hierárquicos marcantes, dentre outros.

     

    Constitucionalismo: Estabelecimento de normasregras deveres que a organização elabora para organizar os padrões de procedimentos, processos e comportamentos dos funcionários.

     

    Trabalho e espaço total de vida: Controle do tempo para não impedir que o empregado deixe de realizar suas atividades pessoais e familiares.

     

    Relevância social de vida no trabalho: Promover ações que despertem orgulho dos funcionários por trabalhares na empresa, como atividades de responsabilidade social ecológica, dentre outro.

  • Para atenuar a insatisfação dos empregados em relação ao fator relevância social da vida no trabalho, a organização deverá adotar medidas que evitem que o trabalho comprometa demasiado tempo do trabalhador com prejuízo de sua vida privada. (Trabalho e espaço total de vida).

  • O problema relatado no item é referente ao constitucionalismo e não à relevância social.

    ERRADO.

    Para uma resposta mais completa, veja o vídeo do professor.

  • Para atenuar a insatisfação dos empregados em relação ao fator relevância social da vida no trabalho, a organização deverá adotar medidas que evitem que o trabalho comprometa demasiado tempo do trabalhador com prejuízo de sua vida privada. Resposta: Errado.

    Então agora é assim! O cara está insatisfeito com sua vida social e a empresa deve reduzir seu trabalho? Não.

    Devemos prestar atenção na questão para não cair no decoreba!

  • Gab: ERRADO

    Já errei bastante essa questão e só depois de fixar os pontos-chave que consegui compreender!!

    • QUESTÃO: Para atenuar a insatisfação dos empregados em relação ao fator relevância social (aqui a questão se refere à integração social, que é um dos pontos abordados por Walton no estudo da QVT) da vida no trabalho, a organização deverá adotar medidas que evitem que o trabalho comprometa demasiado tempo do trabalhador com prejuízo de sua vida privada (perceba que o foco aqui é na vida pessoal do trabalhador e não na relação dele com a integração social na organização, com relação interpessoal ou socialização e ambientação). Entende!? Assim, gabarito errado.

    OBS: Vendo meu resumo de Gestão de Pessoas. Interessados, solicitem amostra: Soresumo.com.br@gmail.com

    Erros, mandem mensagem :)