SóProvas


ID
2946631
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PGE-PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A respeito de gestão por competências e das tendências na gestão de pessoas no setor público, julgue o item a seguir.


No setor público brasileiro, a gestão de desempenho tem dado mais ênfase na criação de normas e procedimentos a respeito de desempenho dos servidores do que na criação de métodos e técnicas de engajamento e motivação das pessoas em busca de metas e resultados.

Alternativas
Comentários
  • uouuuuu difiiciííííilima

    Diante das transformações no cenário mundial, a globalização e o avanço tecnológico, o setor público no Brasil vem sendo forçado a se adaptar às mudanças organizacionais que envolvem a redefinição de seus aspectos estratégicos se engajando em normas e procedimentos formais.

    (Antonello; Pantoja, 2010). 

  • Eu respondi certo, mesmo sem saber realmente a resposta, por causa da minha própria experiência no serviço público. Muitas normas, tudo muito lindo, mas na prática não vejo as teorias de gestão verdadeiramente implementadas.

  • Certo!!

    O Rapaz " Clark " não está colaborando!!

  • Em que pese haja uma necessidade de modernização dos modelos de gestão aplicados ao serviço público, isso ainda está longe de ser predominante.

    Essa questão respondi pelos 7 anos de vivência no setor público.

    É notório ainda a presença forte do modelo burocrático de Weber na Administração Pública, logo, tudo se tenta resolver através da criação de normas. Questão difícil e multidisciplinar.

    É preciso lembrar que a Gestão Pública ainda segue muito o modelo burocrático de administração.

  • A ênfase nas normas e procedimentos faz parte de uma administração burocrática, quando o desempenho se aferia apenas pela obediência às leis, normas, procedimentos, não se priorizava a gestão de desempenho com foco nos resultados e nas metas. Com a reforma administrativa da década de 1990, quando a Administração Pública Brasileira se engaja no Paradigma Gerencial, a Gestão por Desempenho evolui para a ótica dos resultados e das metas aferidos a posteriori.

     

    No entanto, embora o Paradigma Gerencial tenha voltado a gestão de desempenho no setor público para o foco em resultados e metas, observa-se ainda um déficit no setor público em relação à criação de instrumentos de engajamento e motivação para que as pessoas busquem metas e resultadosrestando o esforço do setor público observado com maior ênfase na criação de normas e procedimentos de desempenho.

     

    Gabarito: Certo.

     

  • Difícil responder essa questão pelo simples fato de ser uma analogia da experiência cotidiana no serviço público, haja vista que a banca cobra conhecimento teórico e não experiência acumulada. Todos os programas de qualidade na gestão pública são esforços para criação de métodos e técnicas de engajamento e motivação das pessoas em busca de metas e resultados, não é coerente dizer que as normas não fazem parte desse processo, seria o mesmo que desvincular a ética da moral.