SóProvas


ID
2947555
Banca
FGV
Órgão
DPE-RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 2

“Em linhas gerais a arquitetura brasileira sempre conservou a boa tradição da arquitetura portuguesa. De Portugal, desde o descobrimento do Brasil, vieram para aqui os fundamentos típicos da arquitetura colonial. Não se verificou, todavia, uma transplantação integral de gosto e de estilo, porque as novas condições de vida em clima e terras diferentes impuseram adaptações e mesmo improvisações que acabariam por dar à do Brasil uma feição um tanto diferente da arquitetura genuinamente portuguesa ou de feição portuguesa. E como arquitetura portuguesa, nesse caso, cumpre reconhecer a de característica ou de estilo barroco”.

                                (Luís Jardim, Arquitetura brasileira. Cultura, SP: 1952)

Pela estrutura geral do texto 2, ele deve ser incluído entre os textos:

Alternativas
Comentários
  • Solução para algo no final do texto = dissertativo-argumentativo.

    ''...E como arquitetura portuguesa, nesse caso, cumpre reconhecer a de característica ou de estilo barroco.''

  • Marquei 'C' na prova. No entanto, aqui, olhando com calma, vejo que o texto busca justificar o juízo de valor expresso ao início: boa tradição. E, como observou Phelipe Costa, o cumpre reconhecer, mais uma opinião/argumentação.

  • GABARITO LETRA D

    Dissertativo argumentativo

    Tem como principais características a apresentação de um raciocínio, a defesa de um ponto de vista ou o questionamento de uma determinada realidade.

    O autor se vale de argumentos, de fatos, de dados, que servirão para ajudar a justificar as ideias que ele irá desenvolver.

    Dissertação expositiva

    Tipo de texto em que se expõem as ideias ou pontos de vista.

    O objetivo é fazer com que o leitor os considere coerentes e não fazê-lo concordar com eles.

  • Pode chorar?!

    Nossa que prova difícil!

  • “Em linhas gerais a arquitetura brasileira sempre conservou a boa tradição da arquitetura portuguesa".

    "...cumpre reconhecer a de característica ou de estilo barroco”.

  • Dissertação-Argumentativa: expõe o ponto de vista e posiciona-se com argumentos.

  • Gabarito D

    TIPOS TEXTUAIS:

    → Narração(Personagens, Enredo, Espaço...)

    Sua principal característica é contar uma história, real ou não, geralmente situada em um tempo e espaço, com personagensfoco narrativoclímaxdesfecho, entre outros elementos. Os gêneros que se apropriam da estrutura narrativa são: contos, crônicas, fábulas, romance, biografias etc.

    → Dissertação(Expositiva, argumentativa, debater...)

    Tipo de texto opinativo em que ideias são desenvolvidas por meio de estratégias argumentativas. Sua maior finalidade é conquistar a adesão do leitor aos argumentos apresentados. Os gêneros que se apropriam da estrutura dissertativa são: ensaiocarta argumentativadissertaçãoeditorial etc.

    → Descrição(Enumeração, Comparação, Retrato Verbal...)

    Têm por objetivo descrever objetiva ou subjetivamente coisas, pessoas ou situações. Os gêneros que se apropriam da estrutura descritiva são: laudorelatórioataguia de viagem etc. Também podem ser encontrados em textos literários por meio da descrição subjetiva.

    → Injunção Instrucional (Manuais, Receitas, Bulas...

    São textos que apresentam a finalidade de instruir e orientar o leitor, utilizando verbos no imperativo, no infinitivo ou presente do indicativo, sempre indeterminando o sujeito. Os gêneros que se apropriam da estrutura injuntiva são: manual de instruçõesreceitas culináriasbulasregulamentoseditaiscódigosleis etc.

    → Exposição Fatos, Impessoal (Notícias Jornalísticas)

    O texto expositivo tem por finalidade apresentar informações sobre um objeto ou fato específico, enumerando suas características por meio de uma linguagem clara e concisa. Os gêneros que se apropriam da estrutura expositiva são: reportagemresumofichamentoartigo científicoseminário etc.

  • DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO

    Texto que apresenta opinião ou ponto de vista

    Objetivo: persuadir, convencer o leitor por meio de IMPRESSÕES PESSOAIS (modalizadores)

    Predominância de verbos no presenta

    Presença de estrategias discursivas como: modalizadores, relação de causa e efeito, comparação, exemplificação.

    DISSERTATIVO EXPOSITIVO

    Texto que apresenta opinião tênue ou imparcial

    Autor é o porta voz de uma opinião

    Objetivo: expor, informar, explicar um fato ao leitor

    Predominância de verbos no presente

    Estrategias discursivas: DADOS POLIFÔNICOS (várias vozes no texto) como citação, estatísticas...

    Gab: D

  • Dica da professora Adriana Figueiredo.

    Não precisa nem ler o texto todo para responder a questão. Leia somente o primeiro parágrafo e o último.

    Se o texto tem um tema abstrato, apresenta uma ideia. ele é dissertativo

    Nesse caso, o que difere o expositivo e o argumentativo são as marcadas de autoria presentes no texto argumentativo. Ex: "em linhas gerais" e "boa tradição" logo na primeira linha.

  • O texto vem com ideia de argumentos. Mas tem um pouco do expositivo também, o que confundiu muita gente.

  • Em 04/07/19 às 09:40, você respondeu a opção C.Você errou!

    Em 11/06/19 às 15:30, você respondeu a opção C.Você errou!

    Em 05/06/19 às 17:00, você respondeu a opção C. você errou!

  • Fiquei confusa também. Mas, a partir da frase "Em linhas gerais a arquitetura brasileira sempre conservou a boa tradição da arquitetura portuguesa", é possível perceber um ponto de vista sobre o assunto. Logo, marquei como sendo argumentativa e, não informativa. 

  • GABARITO: LETRA D.

    Solução no final = O texto pode ser considerado dissertativo-argumentativo.

  • descritivos;é aquele que detalha de maneira pormenorizada os aspectos de um determinado lugar, acontecimento, pessoa, objeto ou animal. O objetivo do autor é justamente transmitir as impressões, qualidades, sensações, características e observações sobre aquilo que está sendo detalhado.

    Reportagens, biografias, listas de compras, relatos históricos ou sobre viagens, anúncios de classificados e currículos são alguns exemplos de textos descritivos, que possuem características bem diferentes dos demais tipos textuais (narração, descrição, injunção e argumentação).

    narrativos;Texto narrativo é um tipo de texto que esboça as ações de personagens num determinado tempo e espaço.

    dissertativo-expositivos;tem como objetivo informar e esclarecer o leitor através da exposição de um determinado assunto ou tema. Não há a necessidade de convencer o leitor, apenas de expor conhecimentos, ideias e pontos de vista.

    dissertativo-argumentativos;Este tipo de texto consiste na defesa de uma ideia por meio de argumentos e explicações, à medida que é dissertativo; bem como seu objetivo central reside na formação de opinião do leitor, ou seja, caracteriza-se por tentar convencer ou persuadir o interlocutor da mensagem, sendo nesse sentido argumentativo.

    injuntivos.O texto injuntivo ou instrucional está pautado na explicação e no método para a concretização de uma ação.

    Ele indica o procedimento para realizar algo, por exemplo, uma receita de bolo, bula de remédio, manual de instruções, editais e propagandas.

    Com isso, sua função é transmitir para o leitor mais do que simples informações, visa sobretudo, instruir, explicar, todavia, sem a finalidade de convencê-lo por meio de argumentos.

    São textos o quais incitam a ação dos destinatários, controlando, assim, seu comportamento, ao fornecer instruções e indicações para a realização de um trabalho ou a utilização correta de instrumentos e/ou ferramentas.

    como podemos perceber se trata de um texto argumentativo...

    bola pra frente. tamo junto

    força sempre :)

  • Thiago, tamo junto!

    Em 03/09/19 às 09:11, você respondeu a opção C.! Você errou!

    Em 07/08/19 às 21:23, você respondeu a opção C.! Você errou!

    Em 23/05/19 às 19:10, você respondeu a opção C.! Você errou!

  • "Em linhas gerais a arquitetura brasileira sempre conservou a boa tradição da arquitetura portuguesa."

    O candidato fica entre C e D.

    Mas, ao menor sinal de opinião do autor, corra para argumentativo.

  • o texto está entre aspas, já mata qualquer dúvida.

  • O autor tenta direcionar o leitor para a informação que "a arquitetura brasileira conserva a boa tradição da arquitetura portuguesa" (opinião dele - será que é mesmo?). Ao final do texto, ele novamente emite opinião (argumenta) que esta característica está representada ("...cumpre reconhecer...") no estilo barroco (a arquitetura portuguesa tem vários estilos, assim como a brasileira. Será que estaria representada apenas no estilo barroco? = JUÍZO DE OPINIÃO = ARGUMENTO).

    Tipo: "autor, olha este estilo aqui, é o meu preferido e entendo que a arquitetura brasileira está baseada nele".

  • FGV Port gêneros textuais

    Olhar meu comentário na Q1004547 e na Q455096

  • D. dissertativo-argumentativos; correta

  • Acho que o texto é narrativo argumentativo porque: Além de o autor narrar a chegada da arquitetura de Portugal junto com a Familia real ao Brasil ele tenta te convencer de seus argumentos tipo:"E como arquitetura portuguesa, nesse caso, cumpre reconhecer a de característica ou de estilo barroco”.Esse é apenas uns dos argumentos o qual a arqitetura Portuguesa seria de estilo Barroco.

    "

  • A dica para captarmos qual a tipologia predominante é questionar qual o objetivo principal do texto lido. Nesse caso, o texto busca argumentos para validar a afirmação inicial de que a arquitetura brasileira manteve a boa tradição da arquitetura portuguesa. Outra marca da tipologia argumentativa está no emprego da expressão “cumpre reconhecer”.

    Resposta: D

  • Correção do professor Décio Terror. Vídeo de correção extraoficial da época, mas o professor já dizia ser gabarito D - dissertativo-argumentativos. Caso ajude, veja a partir de 27:00

    https://www.youtube.com/watch?v=JjNNQ5cULkQ&t=1629s

  • Curiosidade para saber o número de aprovados nessa prova, porque pelo menos aqui no QC são raras as questões que têm mais de 50% de acertos!
  • LETRA D.

    Quando o autor diz "cumpre reconhecer" percebemos que se trata de um texto dissertativo-argumentativo.

  • e eu marcando narrativo achando que tava facil

  • dissertativo-argumentativo  !

    O texto expressa a defesa de um ponto de vista por meio de argumentos. Isso é característica de um texto dissertativo - argumentativo.

    APMBB

  • dissertativo-argumentativo  !

    O texto expressa a defesa de um ponto de vista por meio de argumentos. Isso é característica de um texto dissertativo - argumentativo.

    APMBB

  • “Em linhas gerais a arquitetura brasileira sempre conservou a boa tradição da arquitetura portuguesa. De Portugal, desde o descobrimento do Brasil, vieram para aqui os fundamentos típicos da arquitetura colonial. Não se verificou, TODAVIA, uma transplantação integral de gosto e de estilo, porque as novas condições de vida em clima e terras diferentes impuseram adaptações e mesmo improvisações que acabariam por dar à do Brasil uma feição um tanto diferente da arquitetura genuinamente portuguesa ou de feição portuguesa. E como arquitetura portuguesa, nesse caso, cumpre reconhecer a de característica ou de estilo barroco”.

    ao ver conjunções adversativas, pense logo na possibilidade do texto ser argumentativo, pois, em geral, irão apontar para uma opinião própria do autor

  • Argumentativo: Verbos no presente, tese, ponto de vista, modalizadores: advérbios de modo, conjunções...

     Não se verificou, todavia, uma transplantação integral de gosto e de estilo,

  • na duvida marca dissertativo-argumentativos kkkkkk

  • Argumentativo

    passagem: Não se verificou, todavia

  • só o começo já dá pra matar:

    Em linhas gerais a arquitetura brasileira sempre conservou a boa tradição da arquitetura portuguesa.(Argumentou)

  • As vezes , é uma muito dificil diferenciar expositivo de argumentativo

  • Nada a ver...

  • É MT CONFUSO ESPOSITIVO E ARGUMENTATIVO KKKKK

  • Argumentativo: Palavras expressam a opinião do autor.

    Expositivos: Expor Fatos

  • GAB.: D

    • o trecho.: "Não se verificou, todavia, uma transplantação integral de gosto e de estilo", indica a ideia de dissertação argumentativa
  • "cumpre reconhecer"...

  • E a professora falando que não existe "dissertativo-expositivo". No mundo da FGV existe muita coisa que a gente não faz ideia.