SóProvas


ID
2947564
Banca
FGV
Órgão
DPE-RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 3

  “Perseguido pelo branco, o negro no Brasil escondeu as suas crenças nos terreiros das macumbas e dos candomblés. O folclore foi a válvula pela qual ele se comunicou com a civilização branca, impregnando-a de maneira definitiva. As suas primitivas festas cíclicas – de religião e magia, de amor, de guerra, de caça e de pesca... – entremostraram-se assim disfarçadas e irreconhecíveis. O negro aproveitou as instituições aqui encontradas e por elas canalizou o seu inconsciente ancestral: 

nos autos europeus e ameríndios do ciclo das janeiras, nas festas populares, na música e na dança, no carnaval...” 

(Luís da Câmara Cascudo. Antologia do folclore brasileiro - Volume I. São Paulo, Martins, 1956)

As festas cíclicas dos negros tornaram-se “irreconhecíveis”, segundo o texto 3, porque:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    entremostraram-se assim disfarçadas e irreconhecíveis. O negro aproveitou as instituições aqui encontradas por elas canalizou o seu inconsciente ancestral: nos autos europeus e ameríndios do ciclo das janeiras, nas festas populares, na música e na dança, no carnaval...” 

    >>> ou seja, foi a única forma de manter viva a sua cultura, que foi veiculada pelas instituições portuguesas.

    Força, guerreiros(as)!!

  • Não dá para tirar essa resposta do texto.

  • Então nesse caso, dizer que as festas cíclicas dos negros tonaram-se irreconhecíveis em razão da veiculação por intermédio das instituições portuguesas, torna-se incongruente com o que está no texto. Pois esse fato deveria ser a motivação das festas serem RECONHECÍVEIS e NÃO irreconhecíveis.

  • gabarito (E)

    Os negros tiveram que adaptar a sua crença aos moldes brancos, fazendo modificações. Essas modofocações quase os tornaram as festas irreconhecíveis. Usando as instituições para promulga-las

    leiam este trecho, aqui está a resposta:

    ...entremostraram-se assim disfarçadas e irreconhecíveis. O negro aproveitou as instituições aqui encontradas...

  • Totalmente sem nexo essa questão.
  • Rapaz a galera fica querendi justificar a resposta onde não tem....o texto nem fala de portugueses....o que tem a ver europeus com portugueses...eu heim..sei não.... As bancas agem que nem politico conosco...Fazem o que quer com os candidatos..sei não.

  • Extrapolação absurda desta resposta.

  • instituições beleza, mas como presumir que eram portuguesas?? o texto não indica o período da história que foi escrito. li 1956 na fonte e escolhi alternativa A.

  • Não concordo com esse gabarito

  • FGV trabalha muito com coesão referencial, sequencial e recorrencial. Usa muito elementos remissivos e predicativo comutado. Lança mão tbm de elementos da cadeia anafórica: pronomes (relativos e demos). E fica esperto com os dêiticos.

    Se nao sabe do que tô falando, delete seu material de estudo, adquira um novo e mude suas técnicas de estudo de interpretacao de txt.

    Recomendo Jacira Fernandes (Português Sem Limites)

  • Parem de discutir com a banca ela é quase soberana tentem pensar como a banca pensa, Eu li e reli e pensei pra fazer essa questão e analisei que a única forma dos negros terem um pouco de sua religião de sua cultura foi disfarçando-a como os brancos aceitaram o folclore O negro aproveitou as instituições aqui encontradas e por elas canalizou(pensei em canal de comunicação, canal de tv exposição) o seu inconsciente ancestral: 

    nos autos europeus e ameríndios do ciclo das janeiras, nas festas populares, na música e na dança, no carnaval...” 

    Também analisei as alternativas a ÙNICA QUE SE ENCAIXA É A ULTIMA LETRA (E)

    As festas cíclicas dos negros tornaram-se “irreconhecíveis”, segundo o texto 3, porque:

  • O negro aproveitou as instituições aqui encontradas e por elas canalizou o seu inconsciente ancestral: 

    VEJAM QUE NESSE TRECHO PODE-SE INFERIR A RESPOSTA .........aproveitou as instituições para se camuflar.

  • É essa ai foi pesada.

  • Pessoal, analisemos: "O negro aproveitou as instituições aqui encontradas e por elas canalizou o seu inconsciente ancestral:"

    Notem como o autor sugere o meio que o negro encontrou para dar segmento a sua tradição. As citadas instituições não eram de origem negra, por tanto sofreram "adaptações". É só analisar assim: um acarajé feito por uma Baiana, em Salvador, é o mesmo que o feito por uma Alemã, na Alemanha, mesmo que a essa tenha a receita?

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Gaba: E

    resposta muda da mesma forma do humor de quem elaborou, kkkkkk a resposta acaba sendo muito pessoal e sem sentido muitas vezes kkkkk

    "...autos europeus... " europeus, são formados pelas pessoas provenientes da europa e não só de portugal.... eu nem sei mais como analisar as questões da FGV, tá cada vez mais pessoal e intima a resposta... kkkkkkkkkkk

  • Tenso!

  • Resposta da banca: O gabarito oficial foi mantido, pois o texto é bastante claro na apresentação das mudanças em função das instituições portuguesas: observe-se o emprego de “disfarçadas”.

    FGV é um lixo de banca em relação a disciplina de Português, a maioria das questões é sem nexo.

  • Hã? Essa foi surreal...

    (...) O  negro aproveitou as instituições aqui encontradas por elas canalizou o seu inconsciente ancestral: nos autos europeus e ameríndios do ciclo das janeiras, nas festas populares, na música e na dança, no carnaval...

    Mas seguindo a linha de raciocínio da galera acima, poderia se dizer que as instituições aqui encontradas seriam portuguesas pois colonizaram... Só se for por aí...

  • O que é isso! Meu Deus.

    Sem nenhuma lógica.

    Eu me recuso á acredita que 598 pessoas acertaram essa questão.

    FDP=FGV

  • Em nenhum momento o texto fala de portugueses. Há menção somente a europeus, brancos, civilização branca. Como eu vou inferir que as instituições são portuguesas? Mais fácil a resposta ser B pq o texto fala de religião e crença (mas isso tbm seria extrapolar)

  • 18/05/19 errei

    Letra E

  • caramba, eu achava que a fcc era complicada, mas a FGV é uma vergonha.

    Na boa, isso é tirar na sorte, como que pode uma organizadora como a FGV que tem lá o seu reconhecimento se prestar a ser tão baixa assim na prova de português.

  • FGV e sua mania de cobrar INTERTEXTUALIDADE.

  • É tão ridícula a resposta que o professor na correção fala ''nada a ver''...

    https://youtu.be/JjNNQ5cULkQ coloquem no minuto... 36:15

  • Sem dúvida você tem que ir além do texto e ir pela alternativa menos incorreta. FGV decepciona qualquer aluno preparado.

  • que palhaçada!

  • Tem que compreender o que o texto está informando. O que o texto está dizendo é que os negros sempre foram perseguidos pelos brancos. Sendo assim, não tinham espaço para disseminar a sua cultura. Ficavam, então, escondidos nas macumbas e candomblés.

    Os negros, contudo, encontraram uma válvula de escape, onde podiam permear sua cultura. Essa válvula foi o folclore. Por esse veículo, toda a sua cultura - suas festas, seus ritos, sua religião (o que eles faziam escondidos nas macumbas e candomblés) - passava despercebida pelos brancos. Para confirmar isso, o texto diz "o negro aproveitou as instituições aqui encontradas e por elas canalizou o seu inconsciente ancestral", ou seja, pelos próprios ritos dos brancos (que já existiam no brasil), o negro passou a transferir a sua cultura de modo que o branco só a captasse pelo inconsciente.

    Ao fim do texto, o autor diz que uma das coisas que existia aqui vinha dos europeus.

    Sendo assim, a única resposta que dá para encaixar é a letra E.

    -----

    Thiago

  • au·to 

    substantivo masculino

    1. .Ato público; solenidade.

    2. Narração escrita de um .ato solene.

    3. Peça dramática.

    4. Automóvel.

    autossubstantivo masculino plural

    5. Peças constitutivas de um processo.

    Palavras relacionadas: , , , , , , .

    auto- 1

    (grego autós, -ê, -ó, eu mesmo, ele mesmo, mesmo)

    elemento de composição

    Exprime a noção de próprio, de si próprio, por si próprio.

    Nota: é seguido de hífen quando o segundo elemento começa por h ou o (ex.: auto-hemoterapia, auto-observação). Quando é seguido de r ou s, a consoante é duplicada (ex.: autorretrato, autossuficiente).

    Palavras relacionadas: , , , , , , .

    auto- 2

    (redução de automóvel)

    elemento de composição

    Exprime a noção de automóvel.

    Nota: é seguido de hífen quando o segundo elemento começa por h ou o (ex.: .auto-ônibus). Quando é seguido de r ou s, a consoante é duplicada (ex.: autorrádio, autossilo).

    Palavras relacionadas: , , , , , , .

    "auto", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013,  [consultado em 22-05-2019].

  • Acertei essa por conta de ter estudado história do Brasil, se fosse só pelo português. rsrs

    Misericórdia!

  • AO ACRESCENTAR O POIS FICOU MAIS FÁCIL.

    .

    As suas primitivas festas cíclicas – de religião e magia, de amor, de guerra, de caça e de pesca... – entremostraram-se assim disfarçadas e irreconhecíveis, POIS o negro aproveitou as instituições aqui encontradas e por elas canalizou o seu inconsciente ancestral.

  • > QUESTÃO DE RECORRÊNCIA <

    Respondendo por eliminação e tentando pensar como a banca (sim, tentando):

    A) ERRADA: não é possível inferir que o amor, a religião, a guerra, a caça e a pesca não eram valorizados pelo branco; os assuntos poderiam sim ser valorizados pelos brancos e inclusive eram de fato valorizados.

    B) ERRADA: o catolicismo está relacionado também ao que foi dito anteriormente: amor, religião; ou seja, não exploravam temas contrários.

    C) ERRADA: se "escondeu as suas crenças nos terreiros das macumbas e dos candomblés", não é possível afirmar que elas "provinham dos terreiros das macumbas e dos candomblés", já que as próprias festas eram formas de expressão e modos de comunicação com os brancos; ora, se as crenças foram escondidas nos terreiros, não é possível que fossem usados para se expressarem.

    D) ERRADA: o texto fala sobre canalizar o inconsciente ancestral e não sobre escapar da tradição ancestral;

    GABARITO POR ELIMINAÇÃO: E) eram veiculadas por instituições portuguesas.

    E) CORRETA: Sabe-se que "o negro aproveitou as instituições" e foram nestas instituições que "o inconsciente ancestral foi canalizado". Ou seja, dizer que as festas cíclicas eram formas de expressão do inconsciente ancestral e que o mesmo foi canalizado nessas instituições, é o mesmo que dizer que "eram veiculadas por instituições". Ok, mas de onde a banca retirou a afirmação de que eram portuguesas? Olho para os DOIS PONTOS no final do texto.

    Funções da pontuação DOIS PONTOS, vamos lá:

    1) dão início a fala ou citação textual de outrem (não é o caso).

    2) introduzem uma explicação, enumeração, esclarecimento (a função da frase é essa).

    Tendo isso em mente leia a frase final:

    O negro aproveitou as instituições aqui encontradas e por elas canalizou o seu inconsciente ancestral: nos autos europeus e ameríndios do ciclo das janeiras, nas festas populares, na música e na dança, no carnaval...” 

    Resumindo:

    1) aproveitou instituições;

    2) canalizou o inconsciente nas instituições;

    3) as festas eram assim veiculadas por instituições;

    4) os dois pontos são usados para explicar e esclarecer as informações anteriores;

    5) instituições aqui encontradas e com o texto explicando e mencionando os "autos europeus", não seria sobre os franceses ou alemães que estariam dizendo, né?

  • o problema é que não dar pra tirar essa resposta do texto

  • fácil justificar a resposta depois que ver o gabarito, mas na hora da prova quero ver ter esse raciocínio.

    banca louca!

    Não consigo ver a logica das repostas dela, a banca que mais tenho erro! pelo amor de Deus

  • Gente, o que que a letra E tem a ver com resposta? Banca louca, questões de lógica ...vamos pedir comentário ao professor. Alexandre, nos ajude.

  • Eu acertei a questão, mas concordo com vocês, extrapolou o conteúdo do texto.

  • Resposta: "A que a Maconha do elaborador revelar no dia"

  • GABARITO: E!

    Texto 3

      “Perseguido pelo branco, o negro no Brasil escondeu as suas crenças nos terreiros das macumbas e dos candomblés. O folclore foi a válvula pela qual ele se comunicou com a civilização branca, impregnando-a de maneira definitiva. As suas primitivas festas cíclicas – de religião e magia, de amor, de guerra, de caça e de pesca... – entremostraram-se assim disfarçadas e irreconhecíveis. O negro aproveitou as instituições aqui encontradas e por elas canalizou o seu inconsciente ancestral: 

    nos autos europeus e ameríndios do ciclo das janeiras, nas festas populares, na música e na dança, no carnaval...” 

     

     e)eram veiculadas por instituições portuguesas.

     

    Jedson Machado, sua observação até que faz sentido, todavia, o concursando não tem como inferir do texto em análise que as INSTITUIÇÕES ERAM PORTUGUEAS. 

    A meu ver, a banca extrapolou! 

  • O mais interessante é que o texto não fala claramente de instituições portuguesas em específico. Isso levaria à anulação da QUESTÃO.

  • em momento nenhum fala isso no texto

    eram veiculadas por instituições portuguesas.

    deveria ser anulada

  • Acho que esta passagem pode induzir a resposta : “Perseguido pelo branco, o negro no Brasil escondeu as suas crenças nos terreiros das macumbas e dos candomblés"

    Vamos vencer a FGV , #VVFGV

  • Os professores do site têm medo de responder as questões da fgv de português é? nenhuma questão tem comentário.....

  • Os professores do site têm medo de responder as questões da fgv de português é? nenhuma questão tem comentário.....

  • na minha modestia opniao unica dica foi :nos autos europeus mas muito dificil a interpretacao!

    Que banca!!!!!

  • Acho que o fato de constar "instituições PORTUGUESAS" na alternativa E nos induz a extrapolar o que se encontra no texto, visto que ali não há referência alguma a Portugal se descartarmos nosso prévio conhecimento de História do Brasil, o que, provavelmente, não estava contido no edital desse certame.

  • Essa passagem do texto elucida bem a alternativa D.

    "O negro aproveitou as instituições aqui encontradaspor elas canalizou o seu inconsciente ancestral

    nos autos europeus e ameríndios do ciclo das janeiras, nas festas populares, na música e na dança, no carnaval...”

    O texto fala basicamente que, devido a grande perseguição a qual foram submetidos pelos brancos, os povos negros tiveram que veicular (ligar) sua ancestralidade a tradições já existentes dos povos portugueses, como por exemplo a hibridação religiosa que posteriormente veio a existir a religião da Umbanda, que tem elementos do Candomblé e do catolicismo. Essa era uma forma de não perderem por completo sua ligação com seu país de origem.

  • os portugueses não foram os únicos europeus que fizeram colonias aqui e impossível garantir essa alternativa do texto

  • "Rapaz a galera fica querendi justificar a resposta onde não tem"

    Achem bom q tem gnt perdendo seu precioso tempo p tentar explicar as loucuras da FGV

    Vcs querem passar na porcaria do concurso ou preferem ficar aqui p sempre brigando com a banca e com qm tem boa vontade?????????????

  • Claramente um extrapolação esse gabarito. Por mais que possamos supor que se refere aos portugueses, O TEXTO NÃO FALA DISSO. A FGV é famosa por suas questões mirabolantes e por nunca anula-las, infelizmente ficamos a mercê disso.

  • Só. por. deus.

  • Errei na prova; errei aqui; vou continuar errando e sabem pq? Pq instituições portuguesas na letra E (gabarito), não está mencionada no texto. Temos q adivinhar. É cansativo e brochante fazer questões da FGV...

  • Gente do céu, voltei ao texto para procurar os portugueses!!!!!!!!!!!!

    Sem êxito.

  • nada haveeerrrr

  • Li várias vezes as assertivas e voltei ao texto. Não é questão de justificar uma resposta que não existe. Essa tem sua razão. Conforme o Prof. Andresan Machado diz: "a FGV vai te exigir conhecimento de mundo juntamente com o que está subentendido no texto".

    O texto entrelaça a civilização negra, e sua cultura africana, com a civilização branca. Além disso, expressa que o negro utilizou-se das instituições aqui encontradas. Estamos falando de tempos de escravidão e pós escravidão, portanto, o homem branco + instituições AQUI ENCONTRADAS, pode-se sim, entender que expressa relação indireta com os portugueses.

  • Pra quem não sabe, Portugal fica na Europa kkk os portugueses são europeus galera KK

  • A cultura afro (festas cíclicas) precisou ser enxertada na cultura local para ser reconhecida, ela foi enxertada na dança, na música, no carnaval (e assim por diante), essa veiculação/enxerto a descaracterizou.

  • O que tem a ver português com europeu? Português é o quê? Americano?

  • Você só começa a acertar questões da FGV quando passa a viajar e extrapolar um pouco. Infelizmente acertei essa questão. Mais na frente terei que reaprender a fazer provas da Cespe e da FCC...

  • PENSE O SEGUINTE, quando eramos crianças e cantávamos ou liamos contos folclóricos os reconhecíamos como sendo da cultura africana? NÃO, POIS BEM, esse é o argumento valido para a questão pois a cultura foi incorporada,porém mascarada pela institucionalização portuguesa e assim fazendo parte do que conhecemos, porém irreconhecível.

    força sempre!!

  • Tô achando que Arthur Carvalho é o examinador de português da FGV.

    Justifica todas as questões da banca, inclusive as que não tem justificativa. kkkk

  • “O negro aproveitou as instituições aqui encontradas”, mostra que os negros, por não poderem exercer suas crenças de forma livre, acabaram “infectando” a cultura branca que existia na época. Essa foi a forma encontrada por eles para exercer aquilo que criam. As tradições são portuguesas porque nossa cultura antes da escravidão era basicamente portuguesa, sem levar em conta as tradições indígenas, que ficaram restritas em boa parte aos próprios índios, não sendo absorvida pela população como a cultura europeia portuguesa. GABARITO: E.
  • Eu demorei a entender essa questão, inclusive eu até errei na prova. Se analisar e pensar um pouco, o que torna irreconhecível a tradição negra? Ela estava disfarçada nas festas, etc esse seria um ponto mas não tem essa opção. Então a mais próxima delas qual seria? Porque a tradição negra se tornou irreconhecível? Por que foi realizada por instituições portuguesas (ou seja, os brancos) dessa forma levando a crer que era uma tradição dos brancos.
  • Errei a questão na prova e aqui também haha. Me ajuda, Fgv!
  • Acertei depois de raciocinar por quase 10 minutos. Na prova não temos esse tempo.
  • Surreal mano , mesmo acertando eu não concordo com o gabarito 

  • O q será q passa na cabeça desse examinador?

  • Deus me ajuda!!!! Por favor!!!

  • Questão bisonha. Prefiro a CESPE.

  • Os negros se escondiam dos brancos. Mas acharam uma forma de se comunicar com eles por meio do folclore, sem que fossr perseguido. O folclore foi hma forma dos negros divulgarem suas crenças sem ser lersguido pelo branco. O folclore se impregnou nos brancos. E por isso ela eram irreconhecíveis, pq tava mistura nos caras brancos, no final do texto diz q elas eram veiculas pelas instituições existentes ali ( brancos)
  • Nas questões da fgv eu prefiro ir por eliminação mais do q nunca.

    Pergunta: pq as festas cíclicas dos negros se tornariam irreconhecíveis.

    a)tratavam de assuntos não valorizados pelos brancos: destas eram desvalorizadas pelos brancos? Não sei kkk

    b) exploravam temas contrários ao catolicismo dominante: fazendo isso, causaria polêmica, ganharia destaque, o q não estaria de acordo com "se tornar irreconhecível", pelo contrário.

    c) provinham dos terreiros das macumbas e dos candomblés: isso é uma característica da religião advinda dos negros, o candomblé. Isso nos faz relacionar uma coisa com a outra. Não faz ser irreconhecível tbm.

    d) procuravam escapar da tradição ancestral: pelo contrário, as manifestações nos terreiros são características culturais dos negros. Se falou em cultural, então está ligado àquilo passado dos ancestrais para os descendentes. Errado tbm.

    e) eram veiculadas por instituições portuguesas: aqui q veio o pulo do gato "O negro aproveitou as instituições aqui encontradas e por elas canalizou o seu inconsciente ancestral:". Falou de instituições, falou "inconsciente ancestral. Isso já nos dá uma pista.

    "nos autos europeus e ameríndios do ciclo das janeiras, nas festas populares, na música e na dança, no carnaval". Já esse trecho, aliado ao anterior, nos diz uma coisa: que o negro utilizou das festas populares, que já existiam, e tipo q aproveitaram esse espaço para colocarem suas manifestações culturais tbm (pensei assim: é como se alguém viesse até aqui em são luis no carnaval de São Luís e aproveitasse das festanças para "divulgar"/implantar o frevo, tornar esse último tão comum e enraizado a ponto de que, no decorrer dos anos, nãos soubéssemos mais distinguir se o frevo começou em são lu´s ou em pernambuco). Então, essa é a alternativa mais correta. Gabarito letra E

  • Errei na prova e sigo errando aqui... fiquei quase 10 minutos tentando achar a resposta e sigo não encontrando

  • errei na prova e errei aqui (2)

  • Errei no dia da prova e errei novamente. Socorro!!!

  • E o carnaval é uma instituição portuguesa desde quando? Melhor mudar o enunciado, por aquele "Adivinhe qual eu quero que seja a certa?"

  • E. eram veiculadas por instituições portuguesas. correta

    disfarçadas/autos europeus

    Ver comentário do Arthur Carvalho

  • O negro aproveitou as instituições aqui encontradas e por elas canalizou o seu inconsciente ancestral:

  • Resumo: português da FGV é só para os fortes.

  • As vzs acho q esses examinadores vêm de narnia ,,,,so pd rs

  • Mais confuso que essa questão é ver um discurso da Dilma, meia hora pra entender e é certeza que vai errar!

  • Sempre digo isso, português FGV é conhecimento de mundo, só acertei porque lembrei uma aula de história no ensino médio onde o professor disse os negros colocavam seus deuses dentro das estátuas de santos da igreja católica e fingiam adorar os deuses dos brancos, quando na verdade adoravam aos seus, por exemplo, Santo Antônio, São Pedro e São João são, respectivamente, Ogum, Xangô e Oxossi, no candomblé.

  • Nada a ver ! examinador na lombra, misturado com rivotril !

    Deus é mais.

    sou meu café

  • Qual vc acha que nao é? Letra E. Vai nela! Oh louco. Esses elaborados fazem prova fumando uma. Só Pode

  • acredito que semanticamente o termo irreconhecível está no sentido de que o negro transferiu sua cultura sem que ninguém percebe-se. Parte do texto que expressa isso : "O negro aproveitou as instituições aqui encontradas e por elas canalizou o seu inconsciente ancestral"

    Interpretação da FGV ...!

    APMBB

  • Não adianta reclamar, a FGV não vai mudar. Esta banca requer que você faça inferências baseadas no seu conhecimento histórico, geográfico, político etc. Para o bem ou para o mal ela quer algo mais do candidato.

  • Nova modalidade de compreensão de interpretação: Adivinhação de texto

  • Questão que: Não tem como responder se você não entender sobre a história. É interpretação, porém, dentro de um contexto histórico. Ou seja, vai tomar no

  • Essa banca não respeita o candidato!

  • Letra E? Como interpretar algo que não está no texto? Extrapolação exponencial aí! Isso não é português. Deve ser a nova modalidade: "interpretação quântica" da FGV.

  • SEM CONDIÇÕES! FALTA DE RESPEITO COM A GENTE.

  • ÉGUA... Europeu e portugueses é a mesma coisa.

  • as estatísticas dessa questão... miseraaa

  • português ? onde está isso no texto? fala no brasil, carnaval...e Europeus

  • carai biri din
  • A FGV está fazendo eu desaprender Interpretação de Texto. Desde quando a interpretação de texto depende de fatos que não estão no texto.

    Complicado