SóProvas


ID
29488
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2008
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Durante o Segundo Reinado (1840-1889), Europa e Estados
Unidos da América (EUA) desempenharam importante papel na
formação interna e inserção internacional do Brasil. Com
relação a esse tema, julgue (C ou E) os itens abaixo.

William Trousdale, representante inglês no Rio de Janeiro na década de 1850, discordava da pressão norte-americana sobre D. Pedro II para a abertura do rio Amazonas à navegação internacional.

Alternativas
Comentários
  • William Trousdale era, no referido momento, o representante dos EUA no Brasil. Além disso, a Inglaterra apoiava os EUA em sua proposta de abertura do rio à navegação internacional.

  •  

    ERRADA!

    Para entender melhor.

    William Trousdale (ex-governador do Tenesse), representante americano no Rio de Janeiro na década de 1850, naturalmente concordava com a pressão norte-americana sobre D. Pedro II para a abertura do rio Amazonas à navegação internacional que ocorreu em 1866, na qual a abertura vigiria em 1867 após a definição de quais rios estariam abertos à livre navegação evitando assim o acesso irrestrito de estrangeiros na região. 

  • William Trousdale, representante dos EUA no Brasil, chegou ao Rio de Janeiro em 1853, com o firme propósito de convencer as autoridades brasileiras a cederem na navegação. Até ser substituído em 1857, tentou inúmeras vezes convencer estadistas brasileiros a abrirem a Bacia Amazônica.

    (lembrar de inserir a questão no contexto expansionista dos EUA e da G. Civil Americana)
  • Não consigo imaginar a Grã-Bretanha se opondo à livre navegação internacional nessa época.