SóProvas


ID
29491
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2008
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Durante o Segundo Reinado (1840-1889), Europa e Estados
Unidos da América (EUA) desempenharam importante papel na
formação interna e inserção internacional do Brasil. Com
relação a esse tema, julgue (C ou E) os itens abaixo.

No seio do partido liberal brasileiro, havia defensores da industrialização do país, a ser realizada com o auxílio de política alfandegária protecionista, proposta que entrava em choque com as pretensões britânicas a favor do livre-comércio.

Alternativas
Comentários
  • A Política externa brasileira não era afetada por partidarismo
  • CORRETO
    Em 1844 o imperador demitiu o gabinete conservador e nomeou um gabinete liberal, cuja principal decisão foi à criação da Tarifa Alves Branco (1844), que extinguiu as taxas preferenciais aos produtos ingleses.
    "Ao promulgar a Tarifa Alves Branco, taxando as importações e ferindo os interesses ingleses, estes voltaram à carga em relação ao tráfico de escravos. No ano de 1845, o Parlamento Inglês aprovou uma lei (Bill) que tomou o nome do seu propositor, George Aberdeen."
    História Crítica da Nação Brasileira
    Renato Mocellin
  • O problema da questão, razão pela qual eu marquei errado, é ela apontar o interesse britânico por um livre-comércio, sendo que o que eles objetivavam na verdade era a manutenção do status quo dos tratados desiguais. Alguém teria alguma fonte que mencione a posição inglesa como favorável ao livre-comércio?

  • Certo.

    Tarifa Alves Branco (1844): mudança do sistema alfandegário do Brasil. Foi uma tarifa protecionista.

    • Objetivos: 1) aumentar a arrecadação (principal), com a justificativa de que a arrecadação brasileira era muito baixa principalmente devido ao sistema de tratados desiguais. O país dependia de importação (arrecadação depreciada em torno de 15%). Extinguiu as taxas preferenciais aos produtos ingleses.
    • 2) Propõe o aumento de 15% para 30% ad valorem para proteger a produção nacional, o que estimulou a indústria brasileira.
    • Foi criado o conceito de “Similar Nacional”, estabelecendo que o produto importado que tivesse similar nacional pagaria 40-60%.