SóProvas


ID
29494
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2008
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Durante o Segundo Reinado (1840-1889), Europa e Estados
Unidos da América (EUA) desempenharam importante papel na
formação interna e inserção internacional do Brasil. Com
relação a esse tema, julgue (C ou E) os itens abaixo.

Quando a escravidão entrou em crise, as diplomacias de Brasil e Argentina alinharam-se e rivalizaram com a dos Estados Unidos da América, tendo em vista a captação, na Europa, de imigrantes que proveriam de mão-de-obra as suas lavouras.

Alternativas
Comentários
  • Somente para complementar o comentário anterior, lembrar da "Guerra da Quarentena" entre Brasil e Argentina que iniciou com a descoberta por diplomatas brasileiros que na Itália a Argentina estava distribuindo cartazes fazendo propaganda negativa do Brasil (país pestinhento). As consequencias foram fechamento dos portos aos navios da outra nacao e a mobilizacao da marinha. Inglaterra e EUA colocaram panos quentes e nao virou uma guerra de fato.
  • Errado.

    O Brasil manteve boas relações com os Estados Unidos principalmente após a Questão Webb (1869). A título de exemplo, os EUA eram os principais consumidores do café brasileiro e D. Pedro II chegou a ser convidado para participar da Exposição Universal da Filadélfia (1871).

    Também é errado dizer que o Brasil e a Argentina alinharam suas diplomacias nesse período, tendo em vista que a rivalidade prevaleceu de 1820 a 1880, apesar dos momentos de distensão. Por exemplo, de 1868 a 1876, havia disputa entre o Brasil e a Argentina pela hegemonia do Paraguai. As relações entre os dois melhoram a partir de 1880, quando Júlio Rocca (liberal) assume a presidência argentina, favorável ao retorno das boas relações com o Brasil.