SóProvas


ID
2949712
Banca
Crescer Consultorias
Órgão
Prefeitura de Cachoeira Grande - MA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

O registro sucinto de fatos, ocorrências, resoluções e decisões de uma assembleia, sessão ou reunião, que geralmente é lavrada em livro próprio, devidamente autenticado, com suas páginas rubricadas pela autoridade que redigiu os termos de abertura e de encerramento, é a definição de qual comunicação oficial?

Alternativas
Comentários
  • Ofício - Comunicação externa;

    Ata - Documento oficial onde se registra, de maneira resumida e com clareza, as ocorrências, resoluções, deliberações e decisões de assembleias e reuniões;

    Memorando - Comunicação interna entre unidades adm.

  • Ofício: Tem como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da administração pública entre si e também por particulares.

    Ata: Correspondência expedida exclusivamente por ministros de estado para autoridades da mesma hierarquia. QUEM AVISA ministro é.

    Relatório: É a exposição circunstanciada de atividades levadas a termo por funcionário, no desempenho das funções do cargo que exerce, ou por ordem de autoridade superior. É geralmente feito para expor: situações de serviço, resultados de exames, eventos ocorridos em relação a planejamento, prestação de contas ao término de um exercício etc

    Memorando: O memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em nível diferente. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna.

    Resposta letra B.

  • Laryssa Delgado, você ditou a definição para o aviso. Mas escreveu como sendo ata. 

  • Resposta letra B.

    Ata - É o registro formal do que ocorreu em uma reunião, devidamente rubricado.

  • Gabarito: B

    A ata é redigidas sem deixar espaços, sem fazer parágrafo para impossibilitar acréscimos. É redigida por um secretário efetivo do órgão ou, NA FALTA DESSE, por um secretário “ad hoc”, isto é, eventual, designado na ocasião ou somente para ela.  Na ata, não se admitem rasuras, admitindo-se a RESSALVA de erros constatados durante a redação.

  • Falou de REGISTRO DE INFORMAÇÕES >>> ATA

  • Esta é uma questão que exige do candidato conhecimento acerca das características de alguns documentos oficiais.

    a) O ofício trata de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e também com particulares. Tendo em vista que essa não é a característica do documento apresentado no item, esta alternativa está incorreta.

    b) A ata é o registro sucinto das decisões e acontecimentos ocorridos em reunião, audiência, congresso, mesa-redonda, convenção etc. Seu texto deve ser elaborado em linguagem clara e concisa e seguir o padrão da língua culta, observando-se a impessoalidade e a formalidade. Ela geralmente é lavrada em livro próprio, devidamente autenticado, com suas páginas rubricadas pela autoridade que redigiu os termos de abertura e de encerramento. Sendo assim, esta é a alternativa que apresenta as características que responde ao item e, portanto, a correta.
    c) O relatório deverá apresentar, por fases e em pormenores, a maneira como se desenvolveu a participação do sujeito no projeto, o decorrer do trabalho em si e enumerar os aspectos positivos ou, eventualmente, os negativos dos métodos utilizados. As informações e a sequência do relatório variam de acordo com o tipo de trabalho a ser relatado. Sendo assim, verificamos que essa característica não corresponde ao do documento apresentado no item e, portanto, esta alternativa está incorreta.
    d) O memorando é uma forma de comunicação eminentemente interna. Por isso, pode ter caráter meramente administrativo, ou ser empregado para a exposição de projetos, ideias, diretrizes, etc. a serem adotados por determinado setor do serviço público. Desse modo, verificamos que essa característica não corresponde ao documento apresentado no item e, portanto, esta alternativa está incorreta.

    OBS.: A partir da 3ª edição, publicada em dezembro de 2018, o ofício, o aviso e o memorando, que eram três tipos de expedientes que se diferenciavam mais pela finalidade do que pela forma, passou a chamar-se apenas "padrão ofício".


    Gabarito: Letra B