A via IV permite a administração de medicamentos diretamente na corrente sanguínea, através de um acesso venoso superficial ou profundo. A solução a ser administrada deve ser límpida, transparente, não oleosa e não deve conter cristais visíveis em suspensão.
É utilizada quando há necessidade de concentrações sanguíneas elevadas e efeitos imediatos do medicamento, através de uma única dose ou infusão contínua.
Pela via venosa a absorção do medicamento ou solução é imediata e completa e a resposta do paciente é rápida, garantindo completa biodisponibilidade e controle estrito sobre a quantidade ministrada e o nível mantido no sangue do paciente.
Esta via não apresenta o efeito da primeira passagem pelo fígado e grandes doses de substâncias podem ser fornecidas em fluxo sanguíneo contínuo. Por esta via são administrados medicamentos que são prejudicados pelo suco gástrico, mal absorvido pelo trato gastrintestinal (GI) ou que são dolorosos ou irritativos quando administrados por injeção intramuscular (IM) ou subcutânea (SC).