SóProvas


ID
2950441
Banca
FGV
Órgão
DPE-RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Determinado processo de tratamento de resíduos sólidos provoca a decomposição térmica do lixo, por meio da exposição a altas temperaturas e calor, quando colocado isoladamente em um reator com pouco ou nenhum oxigênio. No ambiente apenas o lixo é aquecido a uma temperatura entre 427 e 760 graus centígrados. A falta de oxigênio tem como objetivo evitar a combustão. Porém, eliminar completamente o oxigênio é impossível. A ocorrência de alguma oxidação possibilita, consequentemente, a formação de dioxinas e outras combinações que demandam tratamento dos gases.

Esse processo de tratamento é conhecido como:

Alternativas
Comentários
  • pirolise = reator com pouco ou nenhum oxigênio.

  • Pirólise é o processo onde a matéria orgânica é decomposta após ser submetida a condições de altas temperaturas e ambiente desprovido de oxigênio. Apesar de sua definição esclarecer a necessidade da inexistência de oxigênio, vários processos ocorrem com uma pequena quantidade dele.

    No reator pirólitico, a matéria orgânica passa por uma série de etapas. A primeira é denominada de zona de secagem, onde a temperatura varia entre 100ºC e 150ºC. Logo após segue para a zona de pirólise, onde ocorrem importantes reações químicas como a fusão, volatilização e oxidação. Nessa etapa já são retirados vários subprodutos, como alcoolis e alcatrão. Em seguida o processo é finalizado na zona de resfriamento, onde são coletados produtos como o bio-óleo. Vale salientar a existência de diversos tipos de reatores, com variadas tecnologias.

    Diversos estudos apontam a pirólise como um dos meios mais eficientes para o tratamento do lixo. Em 1970, W. Sanner concluiu que através dela pode ser extrair diversos subprodutos do lixo. Em uma tonelada é possível extrair cerca de onze quilos de sulfato de amônia, 12 litros de alcatrão, 9,5 litros de óleo, entre outros. Constitui-se em uma opção ecologicamente correta, além de possibilitar uma diminuição considerável do número de aterros sanitários.

    FONTE: INFOESCOLA

  • Co-processamento - É uma destinação final ambientalmente adequada de resíduos em fornos de cimento com o aproveitamento da energia contida nestes materiais e/ou substituição das matérias-primas e operação regulamentada e licenciada por órgãos ambientais competentes.

    Compostagem - É o conjunto de técnicas aplicadas para estimular a decomposição de materiais orgânicos por organismos heterótrofos aeróbios, com a finalidade de obter, no menor tempo possível, um material estável, rico em substâncias húmicas e nutrientes minerais formando assim um solo humífero.

    Reciclagem - É o processo em que há a transformação do resíduo sólido que não seria aproveitado, com mudanças em seus estados físico, físico-químico ou biológico, de modo a atribuir características ao resíduo para que ele se torne novamente matéria-prima ou produto, segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

    Pirólise - Em sentido estrito é uma reação de análise ou decomposição que ocorre pela ação de altas temperaturas. Ocorre uma ruptura da estrutura molecular original de um determinado composto pela ação do calor em um ambiente com pouco ou nenhum oxigênio. 

    Fenton ou Reagente de Fenton - É uma solução de peróxido de hidrogênio e um catalisador de ferro que é usada na oxidação de impurezas ou águas residuais. O reagente pode ser usado na destruição de compostos orgânicos como o tricloroetileno (TCE) e o precloroetileno.

  • A questão exigiu conhecimento sobre o processo de decomposição térmica do lixo.



    A questão descreve o conceito de pirólise, que é a decomposição térmica da matéria orgânica na presença de uma fração reduzida de oxigênio. Essa decomposição térmica acontece no reator pirolítico em altíssima pressão e temperatura acima de 427°C.  A pequena fração de oxigênio evita a ocorrência da oxidação da matéria orgânica típica do processo de combustão.



    O coprocessamento é uma tecnologia que permite utilizar resíduos industriais e urbanos como combustíveis alternativos na produção do cimento. A compostagem é um processo natural de degradação da matéria orgânica feita por bactérias e fungos. A reciclagem é o retorno de um material descartado a um uso diferente da sua destinação inicial. Já o processo Fenton é um processo oxidativo avançado no tratamento de efluentes com altas DQO e salinidade, baixa biodegradabilidade e alta toxicidade.



    Gabarito do professor: Alternativa D

  • Embora tenha acertado, Nunca li nenhuma relação da pirólise com a formação de dioxinas.

    Alguém já estudou sobre essa relação?

    Sempre vejo associação de Dioxinas com a incineração.

  • BIORREATOR

     Em vez de toneladas de lixo, adubo para a agricultura. Com a ajuda de um biorreator, instalado numa usina de tratamento de resíduos, esse processo pode ser concluído em apenas 60 dias. Na ausência de uma usina, o equipamento funciona do mesmo jeito em um lixão. A diferença é de tempo. Nesse caso, as montanhas de detritos também desaparecem, transformadas em compostagem, mas o prazo cresce para dois a três anos.

      

    COMPOSTAGEM

     -> É o processo biológico de decomposição e de reciclagem da matéria orgânica contida em restos de origem animal ou vegetal formando um composto.

     

    -> Propicia um destino útil para os resíduos orgânicos, evitando sua acumulação em aterros e melhorando a estrutura dos solos.

     

    -> Permite dar um destino aos resíduos orgânicos agrícolas, industriais e domésticos, como restos de comidas e resíduos do jardim.

     

    -> Tem como resultado final um produto - o composto orgânico - que pode ser aplicado ao solo para melhorar suas características, sem ocasionar riscos ao meio ambiente

     

     INCINERAÇÃO

     Incineração é a queima do lixo em fornos e usinas próprias. Apresenta a vantagem de reduzir bastante o volume de resíduos. Além disso, destrói os microrganismos que causam doenças, contidos principalmente no lixo hospitalar e industrial.

     

    PIRÓLISE

     A pirólise é um tipo de reação de decomposição ou análise, em que uma substância é decomposta em outras, pela ação do calor do fogo.

     

     

    Vá e vença, que por vencido não os conheça!