SóProvas


ID
2950519
Banca
FGV
Órgão
DPE-RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

No dia 03 de setembro de 2018, o portal G1 noticiou a seguinte manchete “Com superávit de US$ 3,77 bilhões, balança comercial tem pior agosto em três anos”.

Fonte:https://g1.globo.com/economia/noticia/2018/09/03/com-superavit-de-us377-bilhoes-balanca-comercial-tem-pior-agosto-em-tres-anos.ghtml.

A partir dessa manchete, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    Balança Comercial = Exportações - Importações

    Se o saldo da BC for superavitário isto quer dizer que as exportações superaram as importações.

    Se meu comentário estiver equivocado, por favor me avise por mensagem para que eu o corrija e evite assim prejudicar os demais colegas.

  • Fala pessoal! Tudo beleza? Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre Balanço de Pagamentos. 

    O Balanço de Pagamentos registra as transações financeiras entre um país e o resto do mundo. Ele é composto da Conta de Bens e Serviços (formada pela Balança Comercial e Balança de Serviços), as contas de Renda Primária e Secundária e a Conta Capital Financeira.

    Dentro da Balança Comercial, são contabilizadas as exportações e as importações. Assim, um superávit na balança comercial significa que as exportações do país superaram as importações.

    No entanto, há mais um detalhe que a questão cobra.

    Há duas formas de contabilizar as exportações e importações.

    A primeira é a contabilização CIF (Cost, Insurance and Freight - Custos, Seguros e Fretes). Neste tipo de contabilização, os custos associados à exportação e importação (como fretes e seguros) são contabilizados junto com o valor do bem exportado/importado.

    A segunda é a contabilização FOB - free on board ("embarque livre"), na qual é contabilizada apenas o valor do bem exportado/importado. Os custos (como frete, etc.) são contabilizados separadamente.

    No caso da Balança Comercial, as exportações e importações são contabilizadas sempre no critério FOB, pois os serviços associados à exportação e importação (como seguros e fretes) são contabilizados na Balança de Serviços.

    Assim, gabarito letra D.


    Gabarito do Professor: Letra D.
  • Alguém poderia explicar o trecho final do item "d"? Como saber que são free on board?

  • c) o saldo de transações correntes foi positivo;

    Impossível saber, pois:

    SBPTC = X - M + RRE - REE

    Ou seja, o SBPTC pode ter resultado positivo de exportações líquidas, porém com resultado positivo, neutro ou negativo de Rendas, logo não há como afirmar que o saldo total será positivo.

    GABARITO: D

    Bons estudos!

  • GAB: LETRA D

    Complementando!

    Fonte: Prof. Celso Natale

    Com  base  nas  informações,  tudo  que  podemos  afirmar  é  que  as  exportações  superaram  as importações, já que o saldo da balança comercial é obtido ao subtrairmos as importações das exportações. E sabemos que ambas são registradas pelo método FOB, o que torna a alternativa “d” nosso gabarito. 

    Nada foi falado a respeito da balança de serviços ou sobre as rendas, tornando as alternativas “a”, “b” e “c” erradas. 

    Também nada sabemos a respeito da conta financeira, então não podemos afirmar o que consta em “e”. 

    ===

    TOME NOTA (!)

    Balança Comercial 

    Na balança comercial são registradas as entradas (importações) e saídas (exportações) de bens e mercadorias, tangíveis ou visíveis. O Brasil utiliza o método chamado FOB (free on board) para mensurar suas exportações e importações, ou seja, cada mercadoria é contabilizada pelo seu valor livre de frete e seguros. 

    As exportações são lançadas como crédito, com sinal positivo, como receitas, enquanto as importações são lançadas a débito, também com sinal positivo, em despesas. Para obtermos o saldo da Balança Comercial (bens), basta subtrairmos as importações das exportações. 

    ===

    PRA  AJUDAR:

    Q1030385

  • Gabarito: D

    O comentário que o Gustavo trouxe do prof. Celso já explica a questão. Vou apenas colaborar com o conceito do método FOB: Free On Board (FOB) designa uma modalidade de repartição de responsabilidades, direitos e  entre comprador e vendedor, no comércio de mercadorias. O termo é incluído na listagem dos  (International Commercial Terms), estabelecidos pela  como fórmulas contratuais que fixam direitos e obrigações, tanto do exportador como do importador, estabelecendo com precisão o que está incluído no  negociado entre ambas as partes.

    Na modalidade FOB, o remetente da mercadoria (exportador) é responsável pelos  de transporte e  da carga somente até que esta seja embarcada no navio. O comprador (importador) torna-se responsável pelo pagamento do transporte e do seguro a partir daí. (https://pt.wikipedia.org/wiki/Free_on_Board)

  • BC=X-M

    CC=BC+servicos,rendas e transferencias

    BP=CC+conta capital e conta financeira