Agregados monetários no Brasil:
M1 = Também conhecido como meio de pagamento restrito, M1 é gerado pelas instituições emissoras de haveres estritamente monetários. Abrange o papel moeda em poder do público + depósitos à vista.
M2 = Também conhecido como meio de pagamento ampliado, corresponde ao M1 e as demais emissões de alta liquidez realizadas primariamente no mercado interno por instituições depositárias - as que realizam multiplicação de crédito. Abrange M1 + depósitos especiais remunerados + depósitos de poupança + títulos emitidos por instituições depositárias.
M3 = Também conhecido como meio de pagamento ampliado, é composto por M2 e pelas captações internas por intermédio dos fundos de renda fixa e das carteiras de títulos registrados no Sistema Especial de Liquidação e Custódia (SELIC). Contém M2 + quotas de fundos de renda fixa + operações compromissadas registradas no SELIC.
M4 = Também conhecido como poupança financeira, engloba o M3 e os títulos públicos de alta liquidez . Agrega, portanto, M3 + títulos públicos de alta liquidez.
Fonte: Estratégia concursos
GAB. B
Fala pessoal! Professor Jetro Coutinho na área, para
comentar esta questão sobre os agregados monetários!
O M1 é o agregado monetário que inclui apenas o papel-moeda em poder do público e os depósitos a vista. Ele é considerado o agregado mais líquido. Assim: M1 = PMPP + DV.
Já o M2 tem menor liquidez que o M1. Mas ainda assim possui um grau de liquidez muito grande. O M2 é formado pelo M1 mais os depósitos de poupança (e também mais os depósitos especiais remunerados e títulos emitidos pelas instituições que recebem depósitos). Parte dos depósitos de poupança se caracterizam como depósito a vista, o que faz com que sejam aumentados tanto o M2 quanto o M1.
Por sua vez, o M3 inclui o M2 e também as cotas de fundos renda fixa e as operações compromissadas com a Selic.
Por fim, o M4 considera todo o M3 mais os títulos públicos de alta liquidez.
Assim, temos, pela ordem:
(M1) Inclui apenas papel-moeda em poder do público e
depósitos à vista.
(M2) Um aumento dos depósitos de poupança eleva tanto
este agregado como o(s) agregado(s) inferior(es).
(M4) Inclui títulos públicos de elevada liquidez.
(M3) Uma redução das cotas de fundo de renda fixa reduz
tanto este agregado como o(s) agregado(s) inferior(es).
Portanto: 1 - 2 - 4 - 3.
Gabarito do Professor: Letra B.