O aumento de poupança, segundo Solow, desloca a curva de investimento ( i = sy ), de forma que o intercepto da mesma com a curva de depreciação do capital ( D = dk ) se dê em um ponto de maior capital, ponto esse que se encontra em um nível maior de produto por trabalhador ( y = f(k) ), ou seja, em uma maior renda percapita, tudo isso no longo prazo.
Infelizmente não é possível plotar o gráfico com as respectivas curvas, o que facilitaria sobremaneira o entendimento.
Gabarito: A
Bons estudos!
Fala pessoal! Professor Jetro Coutinho aqui, para comentar esta questão sobre Modelo de Solow.
O modelo de Solow é um modelo de crescimento econômico, que utiliza como variáveis principais o crescimento populacional, o investimento (taxa de poupança) e, em algumas variações do modelo, a tecnologia.
Pois bem, segundo o modelo de Solow, um aumento da taxa de poupança, faz com que o país invista mais. Isso significa que o país conseguirá mais capital para produzir. Assim, com mais capital por trabalhador, teremos maior produção por trabalhador. Ou seja, teremos maior produção per capita.
Apesar da maior produção per capita, isso não necessariamente levará o país a um maior crescimento. Segundo o modelo, apenas o progresso tecnológico pode levar ao crescimento no longo prazo.
Gabarito do Professor: Letra A.