-
RESOLUÇÃO:
I. Errado! Olhe só. O II PND foi a resposta ao I choque do petróleo! Ou seja, ele foi uma resposta a uma dificuldade:
a grande elevação do preço do petróleo. Mas sua implementação teve facilitação pelas condições de mercado
internacionais, já que o período pós I choque do petróleo contou com grande liquidez nos mercados internacionais,
o que proporcionou crédito externo a juros bem favoráveis.
II. Perfeito! Com vimos, ele foi uma resposta à dificuldade externa (choque do petróleo) que se impôs. E uma das
formas de superá-la foi exatamente contando com o abundante crédito externo da época.
III. Correto! O PAEG pregava um combate gradualista à inflação. Ou seja, visava reduzir a inflação de forma
“tranquila”, sem gerar choques recessivos.
Resposta: D
-
Ué e não foi? Prejudicado pelo Segundo Choque do Petróleo e o Choque dos Juros.
-
Na verdade, o II PND ocorreu por conta dos choques do Petróleo. O governo buscava diminuir a dependência externa via investimento na indústria nacional. Nessa época, por conta da crise do petróleo (crise energética), ocorreram diversos investimentos em energia, como o Programa Pró-alcool, a parceria nuclear com a Alemanha que levaria à Angra I e II, e Itaipu Binacional. Por conta do choque do petróleo, também, o Brasil recebeu muito investimento externo, em forma de petrodólares, que financiou o II PND junto com a expansão monetária.
-
Fala pessoal! Tudo beleza? Professor Jetro Coutinho aqui, para comentar esta questão sobre Planos Econômicos durante a ditadura militar!
Vamos aos itens!
I - Incorreta. De certa forma, o II PND acabou dando certo (o país cresceu a 6,7% ao ano durante o período do plano, com redução da dependência das importações), mas o custo foi a alta elevação da dívida do país.
II - Correta. Perfeito. O objetivo do II PND era realizar investimentos públicos e privados em 4 pontos de gargalos da economia brasileira: infraestrutura, bens de produção, energia e exportação. O propósito era o de "cobrir a área de fronteira entre o subdesenvolvimento e o desenvolvimento.".
III - Correta. Após a recessão de 1963, o governo lançou o PAEG com o objetivo de controlar a inflação e de estimular o crescimento econômico. O diagnóstico era que a alta inflação da época era causada pelos déficits governamentais e pela pressão salarial. Assim, o plano teria que reduzir gradualmente a inflação. Depois da execução do plano, o Brasil cresceu a uma média de 4,2% ao ano, mas a inflação ficou em 45% ao ano, não tendo atingido as metas de redução gradual da inflação.
Assim, apenas II e III estão certas.
Gabarito do Professor: Letra D.