SóProvas


ID
2950918
Banca
FGV
Órgão
DPE-RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A expressão “ideologia de gênero” passou a ser usada por setores conservadores da sociedade brasileira, embora não corresponda a nenhuma linha de pensamento, e sim a um slogan que tende a reafirmar valores morais tradicionais e negar a igualdade de direitos às mulheres e pessoas LGBTI+. Por sua vez, os estudos de gênero têm como objetivo mapear diferenças sociais entre gêneros e mostrar como surgem as desigualdades, jamais impor um estilo de vida.


De acordo com o glossário proveniente desses estudos, se a pessoa se identifica com o gênero feminino apesar de ter sido biologicamente designada ao nascer como pertencente ao sexo masculino, e sente atração sexual e afetiva por pessoas do gênero feminino, ela é denominada:

Alternativas
Comentários
  • Importante aqui,  fazermos distinção entre alguns conceitos que podem gerar confusão:
    Identidade de gênero: É como a pessoa se vê e se sente. Tem a ver com identificação. Ela pode se enxergar mulher cisgênero, homem  cisgênero, transgênero, entre outres, e até não se identificar com 
    nenhum deles.
    Sexo: É uma característica biológica. Pode ser masculino, feminino ou  intersexo.
    Orientação sexual: É o que a pessoa sente por outra. Também está  ligada à atração. Uma pessoa pode ser homossexual, heterossexual,  bissexual, pansexual etc.
    Apesar de falar de gênero, a questão traz também a orientação sexual: mulher trans homossexual,  no caso da descrição apresentada.
    Transgênero abrange todas as pessoas que não se identificam com o gênero que lhes foi designado ao nascer. No entanto, entre a comunidade trans é possível encontrar ainda identidades como "transexual" e "travesti". Muito frequentemente, o termo transexual se refere a uma pessoa que passou pela transição de gênero de maneira física, através de cirurgia de confirmação de gênero para adequação dos genitais e de tratamento hormonal. Já a travesti seria aquela a quem foi atribuído o sexo masculino ao nascer, mas que se veste e se expressa com características femininas. Nem todos os transgêneros, no entanto, buscam este tipo de transição.
    Agênero é aquele que tem identidade de gênero neutra, ou seja, não têm um gênero.
    Não-binário é um termo associado a pessoas cuja identidade ou expressão de gênero não se limita às categorias "masculino" ou "feminino". Algumas pessoas não-binárias podem sentir que seu gênero está em algum lugar entre homem e mulher, ou até podem definir seu gênero de maneira totalmente diferente — e distante — destes dois polos. Não é, necessariamente, sinônimo de transgênero ou transexual. Uma pessoa não-binária também pode se apresentar como "genderqueer" ou afirmar que tem identidade de gênero "não-conformista".

    Pansexual é o indivíduo que aprecia e é atraído por pessoas de todos os tipos de gênero e orientações sexuais. Não se limitam apenas ao gênero masculino ou feminino ou a uma determinada orientação sexual. Por exemplo, podem se relacionar com transgêneros (indivíduos que nascem com um sexo, mas se identificam com o aposto) ou os intersexuais (pessoas que se identificam com os dois gêneros: masculino e feminino).

    GABARITO: A

    Veja mais em https://www.uol.com.br/universa/noticias/redacao/2..
  • Oi, tudo bem?

    Gabarito: A

    Bons estudos!

    -Estude como se a prova fosse amanhã.

  • Gab A

    a pessoa se identifica com o gênero feminino apesar de ter sido biologicamente designada ao nascer como pertencente ao sexo masculino, e sente atração sexual e afetiva por pessoas do gênero feminino

  • Na orientação sexual de pessoas trans deve-se levar em consideração a atração sexual em relação à identidade de gênero. Ou seja, uma mulher trans que sente atração somente por outras mulheres (sendo ela trans ou não) possui orientação homoafetiva.