-
Gabarito = CERTO
A forte centralização é marca do segundo estágio da administração (burocrática), forjada por Max Weber. De fato, as decisões residem no antro da alta cúpula da administração. Mas isso, por um certo ângulo, faz a decisão ser tomada mais rapidamente [Q481700]
-
CERTO
Segundo Rodrigo Rennó, em Adm p Conc, 2 Ed. :
''A centralização ocorre quando, em uma organização, a maioria das decisões é tomada pelos ocupantes dos cargos no topo da mesma, ou seja, pelos chefes. Dessa maneira, se em uma empresa somente o presidente puder tomar decisões, dizemos que existe centralização.''
-
A centralização concentra a tomada de decisões: Nela, costuma-se atuar no processo o topo da hierarquia da organização (nível estratégico).
Na descentralização, a tomada de decisões passa a ser mais pulverizada ao longo de toda a hierarquia da organização. Há uma tendência para que os níveis mais inferiores na hierarquia atuem com mais protagonismo (nível tático e nível operacional).
-
GAB. CERTO
DELEGAÇÃO => é o processo de transferência de determinado nível de autoridade de um chefe para seu subordinado, criando o correspondente compromisso pela execução da tarefa delegada.
CENTRALIZAÇÃO => Promove a retenção do processo decisório na CÚPULA da organização.
DESCENTRALIZAÇÃO => é a menor concentração do poder decisório na alta administração da empresa, sendo, portanto, o poder mais distribuído por seus diversos níveis hierárquicos.
Bons estudos!
-
-
CERTO
NÍVEL ORGANIZACIONAL
· Institucional ou estratégico – longo prazo – conceitual
· Intermediário ou tático – médio prazo – humanos
· Operacional – curto prazo – técnico.
-
Comentários
CENTRALIZAÇÃO significa que a autoridade para decidir está localizada no topo da organização, ou seja, a maioria das decisões relativas ao trabalho que está sendo executado não é tomada por aqueles que o executam, mas em um ponto mais alto da organização.
Vantagens
Decisões mais consistentes com os objetivos gerais; maior uniformidade de procedimentos; aproveitamento da capacidade dos líderes generalistas; redução dos riscos de erros por parte dos subordinados; maior controle global do desempenho da organização.
Desvantagens
Decisões e administradores distanciados dos fatos locais; dependência dos subordinados; diminuição da motivação, criatividade; maior demora na implementação das decisões; maior custo operacional.
Por outro lado, podemos dizer que DESCENTRALIZAÇÃO significa que a maioria das decisões relativas ao trabalho que está sendo executado é tomada pelos que o executam, ou com sua participação. A autoridade para decidir está dispersa nos níveis organizacionais mais baixos. A tendência moderna ocorre no intuito de descentralizar para proporcionar melhor uso dos recursos humanos.
Vantagens
Maior agilidade e flexibilidade nas decisões; decisões mais adaptadas aos fatos locais; maior motivação, autonomia e disponibilidade dos líderes; maior facilidade do controle específico do desempenho de unidades e gerentes.
Desvantagens
Perda de uniformidade das decisões; maiores desperdícios e duplicação de recursos; canais de comunicação mais dispersos; dificuldade de encontrar responsáveis e controlar o desempenho da organização como um todo; mais cara.
Gabarito: Certo
-
GABARITO CORRETO
A tomada de decisão em uma organização pode ser centralizada ou descentralizada. A centralização é a maneira na qual a localização da tomada de decisão está próxima do topo hierárquico da organização. Já a descentralização pressiona os níveis hierárquicos mais baixos a tomarem decisões.
-
CERTO
A centralização ocorre quando, em uma organização, a maioria das decisões é tomada pelos ocupantes dos cargos no topo da mesma, ou seja, pelos chefes. Dessa maneira, se em uma empresa somente o presidente puder tomar decisões, dizemos que existe centralização.
Já a descentralização ocorre quando acontece o contrário, ou seja, quando a autoridade para tomar decisões está dispersa pela empresa, através dos seus diversos setores.
-
GABARITO: CERTO
Centralização. Refere-se à concentração da autoridade no topo da hierarquia da organização.
A centralização significa que a autoridade para decidir está localizada no topo da organização. Na descentralização, a autoridade para decidir está dispersa nos níveis organizacionais mais baixos. Geralmente, as organizações fazem várias tentativas para saber qual o nível hierárquico mais adequado para tomar as decisões sobre cada assunto. Atualmente, há uma tendência nítida para a descentralização nas organizações. Todavia, algumas grandes organizações estão tentando exatamente o oposto, que é a centralização de funções que antes eram descentralizadas. E elas também têm boas razões para fazê-lo.
FONTE: Idalberto Chiavenato - Administração Geral e Pública - para provas e concursos - 3º Ed. - 2012.
-
Em organizações centralizadas, o fluxo de tomada de decisões direciona-se do topo para a base.
Em organizações descentralizadas, o fluxo de tomada de decisões direciona-se do base para o topo.
-
Em organizações centralizadas, o fluxo de tomada de decisões direciona-se do topo para a base.
-
Outras informações sobre centralização e descentralização para futuras questões.
CENTRALIZAÇÃO
Decisões no topo/nas mãos de poucos
Mais barata
Vantajosa para pequenas empresas
Ideal para ambientes estáveis
Uniformidade
Critérios de decisão
Critérios de políticas
Chefias generalistas
Evita Ambiguidade
Reduz conflitos
Decisões objetivos globais
Evita a duplicação de esforços
Decisões distantes da realidade
DESCENTRALIZAÇÃO
Proporciona mais autonomia aos níveis intermediário e operacional
Mais responsabilidade
Decisões mais próximas das ações
Decisões mais realistas
Não evita ambiguidade
Chefias especialistas
Não evita a duplicação de esforços
Ideal para ambientes dinâmicos
Ideal para grandes empresas
Aumenta a satisfação dos funcionários
Aproveita a experiência e o conhecimento dos funcionários
OBS: As novas tecnologias estão permitindo que empresas pequenas se tornem descentralizadas e que empresas grandes tornem-se centralizadas.
Fonte: Material de Giovanna
-
- Descentralização e Centralização Organizacional
A tomada de decisão em uma organização pode ser centralizada ou descentralizada. A centralização é a maneira na qual a localização da tomada de decisão está próxima do topo hierárquico da organização. Já a descentralização pressiona os níveis hierárquicos mais baixos a tomarem decisões.
-
Organizações CENTRALIZADAS - > Poder decisório no TOPO (Alta cúpula)
Organizações DESCENTRALIZADAS - > Poder decisório espalhado
-
Estou vendo alguns comentários aqui que fogem um pouco do tema (que de tão simples acaba causando confusão).
Vamos analisar, porque essa questão é um verdadeiro "depende" se você ler somente a assertiva.
"Nas organizações em que o nível de centralização é elevado, a tomada de decisões fica concentrada no topo, ou seja, no nível institucional, com pouca ou nenhuma delegação de decisões a outros níveis."
Se estivermos falando no contexto de ORGANIZÇÃO ADMINISTRATIVA: errado, uma vez que a CENTRALIZAÇÃO (neste contexto) diz respeito quando os ENTES FEDERATIVOS (União, Estados, DF e municípios) exercem de forma DIRETA as atividades administrativas de suas respectivas competências por meio dos seus órgãos. O correto (continuando no contexto de Org. Adm.) seria falar de CONCENTRAÇÃO!
Se estivermos falando no contexto de ESTRUTURA ORGANIZACIONAL (que é o que a questão pede): correto, uma vez que na centralização decisões residem no antro da alta cúpula da administração.
Então, MUITO CUIDADO para não confundir os contextos!!