-
Gabarito = Errado
Os tipos de departamentalização que mais caem em provas são:
funcional;
por clientes;
por produtos ou serviços;
territorial ou geográfica;
por processos;
por projetos; e
matricial.
Na determinação da estrutura departamental de uma organização feita com base nos seus serviços prestados, adota-se o critério de departamentalização funcional. [ERRADO]
Na determinação da estrutura departamental de uma organização feita com base nos seus serviços prestados, adota-se o critério de departamentalização por serviços. [CERTO]
-
DEPARTAMENTALIZAÇÃO FUNCIONAL-----> FOCO NA ESPECIALIZAÇÃO
-
ERRADA. Adota-se o critério de departamentalização POR SERVIÇOS.
-
Se o critério é o serviço prestado, a departamentalização será a por produtos e serviços.
Se o critério é a especialização nas funções da empresa, a departamentalização será a funcional.
-
Na determinação da estrutura departamental de uma organização feita com base nos seus serviços prestados, adota-se o critério de departamentalização funcional. Resposta: Errado.
Comentário: falou em serviços prestados ou produtos vendidos NUNCA será funcional.
-
Pegadinha maldosa...
Gab:E
-
"Se o critério é a especialização nas funções da empresa, a departamentalização será a funcional".
Exemplos: Departamentos de RH, financeiro, compras, materiais...
Diferente da departamentalização por produtos ou serviços. Ex: como ocorre no mercado, que se divide as prateleiras pela área de higiene, bebidas, padaria, açougue, etc.
-
-
Departamentalização por Produto/Serviço
Descentraliza as atividades e decisões de acordo com os produtos ou serviços executados. É realizada quando as atividades inerentes a cada um dos produtos ou serviços possuem diferenciações significativas e, por isso, fica mais fácil administrar cada produto/serviço individualmente.
Gabarito: Errado
-
DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR PRODUTO
Este tipo de departamentalização diz respeito à forma como a organização irá se organizar de acordo com o produto ou serviço realizado. Nele, todas as tarefas ligadas à produção de um determinado produto ou serviço devem estar agrupadas em um mesmo departamento. Mesmo que estas tarefas tenham naturezas diferentes
DEPARTAMENTALIZAÇÃO FUNCIONAL
Departamentalização por função ou funcional: é uma das mais comuns. Nela, os funcionários são agrupados conforme a função que exercem na empresa. Sua vantagem é tirar o maior proveito das especialidades. A desvantagem é inibir uma visão holística dos processos de produtos finais.
-
ERRADO
CORRIGINDO: Na determinação da estrutura departamental de uma organização feita com base nos seus serviços prestados, adota-se o critério de departamentalização por serviços.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR PRODUTOS OU SERVIÇOS
Baseia-se nos produtos ou serviços executados pela organização, que se descentraliza em função deles.Nas empresas não industriais, denomina-se departamentalização por serviços. A diferença é que o agrupamento das atividades se baseia nos serviços prestados, em vez de produtos. Os hospitais costumam departamentalizar suas atividades por serviços, como cirurgia, radiologia, pediatria, etc.,
FONTE: introdução à teoria geral da administração - CHIAVENATO, 2014.
-
GABARITO ERRADO
Departamentalização por serviços.
-
Na determinação da estrutura departamental de uma organização feita com base nos seus serviços prestados, adota-se o critério de departamentalização funcional. ERRADO
Serviços Prestados = Departamentalização Por Serviços e Produtos
Especialização das Funções da Empresa = Departamentalização Funcional
-
ERRADO
Se a estrutura considerar seu serviço ou produto prestado será uma estrutura por produto/serviço.
-
ERRADO. DEPARTAMENTALIZAÇÃO PRODUTO OU SERVIÇO.
-
ERRADO
DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR PRODUTOS OU SERVIÇOS
Neste tipo de departamentalização, ocorre o agrupamento das atividades e tarefas de acordo com os produtos ou serviços oferecidos pela empresa.
Vantagens
· É possível fixar a responsabilidade dos departamentos para um produto ou serviço;
· Propicia a alocação de capital especializado para cada um dos grupos de produtos ou serviços;
· Facilita a coordenação interdepartamental;
· Propicia condições favoráveis para a inovação e criatividade;
· Permite a flexibilidade, pois as unidades de produção podem ser maiores ou menores, conforme as condições mudem, sem interferir na estrutura organizacional.
Desvantagens
· devido a duplicação de esforços, decorrente da existência de atividades comuns nos vários grupos de produtos ou serviços, tem tendência ao aumento dos custos operacionais;
· enfatiza a coordenação em detrimento da especialização;
· pode provocar problemas humanos de temores e ansiedades quando em situação de instabilidade externa, pois os empregados tendem a ser mais inseguros com relação a alguma possibilidade de desemprego ou retardamento em sua carreira profissional;
· como cada departamento se preocupa com o produto ou serviço que oferece, dificulta a visão geral da organização, pois cada gestor vai defender os interesses de seu setor;
· dificulta o estabelecimento de políticas gerais da empresa.
-
Errado!
Como a própria questão diz é por serviço/produto.
-
Gab E
Os departamentos são divididos por tipo de produto ou serviço. Este sistema é escolhido pelas
instituições quando os produtos e serviços oferecidos são muito diferentes uns dos outros e
demandam uma atuação muito específica.
-
ERRADO
Departamentalização por Produto
Nesse tipo de departamentalização, as divisões são agrupadas por tipo de produto ou serviço. Dessa forma, uma grande empresa poderia ser dividida em: setores de alimentos infantis, de bebidas, de limpeza doméstica etc. Esse modelo é mais adequado quando as tecnologias envolvidas na fabricação, comercialização ou atendimento ao cliente de cada produto ou serviço são muito diferentes. Um caso prático é o da empresa GE (General Electric), que fabrica desde turbinas de avião até lâmpadas e equipamentos médicos. Como cada produto é muito diferente, e suas cadeias de suprimento e de distribuição são diversas, faz mais sentido dividir os departamentos por tipo de produto. Assim, cada administrador está mais capacitado a focar nos aspectos importantes de cada setor, facilitando, portanto, o processo de gestão e de inovação nas linhas de produtos e serviços. Dessa maneira, fica mais fácil atender os clientes de uma maneira mais adequada. Essa departamentalização aumenta a coordenação entre os diversos departamentos de cada divisão. Além disso, a maior capacidade de inovação e de flexibilidade é outra vantagem desse modelo. Entretanto, nem tudo “são flores”. Nesse tipo de departamentalização, os “especialistas” ficam espalhados pela organização, deixando, muitas vezes, o treinamento e o desenvolvimento técnico para segundo plano.
Departamentalização Funcional
É o critério mais usual na administração. Os departamentos são agrupados de acordo com a função organizacional, ou seja, são formados departamentos de Marketing, de Finanças, de Recursos Humanos etc. Nesse tipo de departamentalização, o agrupamento é feito tendo em vista a semelhança das tarefas, habilidades e recursos para a execução de cada função específica. Suas principais vantagens são: junta todas as pessoas que executam as mesmas tarefas em um só departamento, facilitando a utilização das capacidades técnicas das mesmas; facilita o treinamento e é indicada para organizações em setores mais estáveis e que não mudem muito seus produtos e serviços. Já as desvantagens se relacionam com uma falta de coordenação entre os departamentos, a dificuldade de se adaptar às mudanças externas e uma visão mais “estreita” dos membros dos departamentos, pois só analisam seus próprios problemas.
-
Nesse tipo de departamentalização, as divisões são agrupadas por tipo de produto ou serviço.
-
Errado.
O conceito correto seria Departamentalização por Programas, Produtos e Serviços : quando a organização se organiza internamente de acordo com aquilo que ela fornece para sociedade. Ex: seção de calças, seção de roupas íntimas, seção de camisas (em uma loja de departamento)
A Departamentalização funcional ocorre quando as atividades são organizadas de acordo com as funções desempenhadas, como marketing, vendas, compras etc.
Prof Carlos Xavier
-
Na determinação da estrutura departamental de uma organização feita com base nos seus serviços prestados, adota-se o critério de departamentalização funcional.
-
GABARITO: ERRADO
Departamentalização por FUNÇÕES (ESPECIALIZAÇÃO) que será FUNCIONAL.
-
Errado
A departamentalização feita com base nos seus serviços prestados é a departamentalização por produto.
Departamentalização funcional:
-agrupa as atividades de acordo com as funções desempenhadas.
-
Melhor assim:
Na determinação da estrutura departamental de uma organização feita com base nos seus serviços prestados, adota-se o critério de departamentalização por produto/serviço ou programas.
-
Departamentalização por serviço/produto
-
Mnemonico para facilitar na compreensão dos tipos de departamentalização.
"Lembre-se que sua organização é de perfumes."
PEFUN PRO CLIENTE TER UNI A REDE PRO PROCESSO
PESSOAS
EFICIÊNCIA
FUNCIONAL
PRODUTO
CLIENTE
TERRITORIAL / GEOGRÁFICO
UNIDADE DE NEGÓCIO
AREA DE CONHECIMENTO
REDE
PROJETOS
PROCESSO
-
Departamentalização por serviço.
-
ERRADO
-
"um perfume pro cliente ter ?"
Tipos de departamentalização: Mnemonico PE FUN PRO CLIENTE TER UNI A REDE PRO PROCESSO
PESSOAS
FUNCIONAL
PRODUTO
CLIENTE
TERRITORIAL/ GEOGRÁFICO
UNIDADE DE NEGÓCIO
AREA DE CONHECIMENTO
REDE
PROJETOS
PROCESSO
-
Departamentalização por serviço/produto
-
Na determinação da estrutura departamental de uma organização feita com base nos seus serviços prestados, adota-se o critério de departamentalização funcional. (ERRADO)
Departamentalização por Produtos/Serviços: descentraliza as atividades e decisões de acordo com os produtos ou serviços executados. É realizada quando as atividades inerentes a cada um dos produtos ou serviços possuem diferenciações significativas e, por isso, fica mais fácil administrar cada produto/serviço individualmente.
Departamentalização funcional: É a divisão lógica de acordo com as funções a serem desempenhadas, ou seja, é a divisão departamental que segue o princípio da especialização.
-
Na determinação da estrutura departamental de uma organização feita com base nos seus serviços prestados, adota-se o critério de departamentalização por serviços.
Se há variedade de produtos ou serviços = então existe heterogeneidade (maior variedade de produtos e serviços).
Se não há variedade de produtos ou serviços = então existe homogeneidade (menos variedade de produtos e serviços).
-
Departamentalização por serviço.
-
Departamentalização por Produtos ou Serviços:
Envolve diferenciação e agrupamento de atividades de acordo com o resultado da organização, isto é, de acordo com o produto ou serviço realizado.