-
Gabarito = Certo
Os tipos de departamentalização que mais caem em provas são:
funcional;
por clientes;
por produtos ou serviços;
territorial ou geográfica;
por processos;
por projetos; e
matricial.
A departamentalização geográfica divide a organização de acordo com as regiões onde se encontra a organização. As grandes empresas de varejo usam muito a departamentalização geográfica. Assim, apesar de serem unificadas em certos setores (como compras), descentralizam outras funções geograficamente, atingindo melhor seu público-alvo. Dessa forma, evitam-se erros comuns em organizações que não prestam atenção ao território onde estão (erros do tipo colocar equipamentos de ski para serem vendidos no Rio de Janeiro, ou biquinis no Alaska).
-
Na departamentalização geográfica, algumas funções podem ser centralizadas, com vistas à economia de escala, ou maior controle. Ex: compras, finanças.
As empresas multinacionais costumam utilizar esse critério de departamentalização.
-
Certo!
Departamentalização Geográfica. Adepartamentalização territorial, regional ou por localização requer diferenciação e agrupamento das atividades de acordo com a localização onde o trabalho será desempenhado ou uma área de mercado a ser servida pela empresa. Além disso, É altamente atrativa para empresas de larga-escala e cujas atividades estejam física ou geograficamente dispersas. As empresas multinacionais utilizam esta estratégia para as suas operações fora do país onde estão sediadas. É mais indicada para a área de produção e de vendas.
-
GAB. CERTO
Apesar de ter pensado que o ''deve'' forçou a barra nesta questão, o item está correto.
Maximiano cita algumas aplicações para o critério de departamentalização do tipo geográfica ou territorial.
Veja:
''O emprego dos territórios como critério de organização pode ocorrer tanto no primeiro nível hierárquico, logo abaixo do administrador principal, quanto em níveis inferiores. O critério territorial é usado no primeiro nível hierárquico quando há muita dispersão geográfica de todas as atividades. Nesse caso, cada território torna-se virtualmente uma empresa distinta (ou unidade territorial de negócios). É o caso das grandes corporações multinacionais, para as quais cada país é, normalmente, uma divisão.
Nos níveis que ficam abaixo do administrador principal, é comum usar o critério territorial para organizar as áreas de vendas e de prestação de serviços, especialmente quando a organização concentra suas atividades produtivas e administrativas num lugar (ou matriz), mas tem operações comerciais e de serviços em áreas dispersas.''
Fonte: Maximiano.
Bons estudos!
-
-
CERTA
ESTRUTURA GEOGRÁFICA
É utilizada geralmente por empresas que cobrem grandes áreas geográficas e cujos mercados são extensos. É altamente atrativa para empresas de larga-escala e cujas atividades estejam física ou geograficamente dispersas. As empresas multinacionais utilizam esta estratégia para as suas operações fora do país onde estão sediadas. É mais indicada para a área de produção e de vendas.
Vantagens
· Quando as circunstâncias externas indicam que o sucesso da organização depende particularmente do seu ajustamento às condições e necessidades locais e regionais;
· Permite fixar a responsabilidade de lucro e do desempenho no comportamento local ou regional;
· Permite encorajar os executivos a pensar em termos de sucesso de território;
· Indicada para firmas de varejo;
· O delineamento da organização pode acompanhar adequadamente as variações de condições e características locais.
· Maior liberdade e autonomia;
Desvantagens
· O enfoque territorial pode deixar em segundo plano a coordenação tanto dos aspectos de planejamento, execução ou controle como um todo, em face do grau de liberdade e autonomia nas regiões;
· A preocupação estritamente territorial concentra-se mais nos aspectos mercadológicos e de produção e quase não requer especialização.
· Duplicidade de custo;
-
Departamentalização Base Territorial ou Geográfica
É a diferenciação e o agrupamento das atividades de acordo com o local onde o trabalho será desempenhado, ou então a área de mercado a ser servida pela empresa. É utilizada geralmente por empresas que cobrem grandes áreas geográficas e cujos mercados são extensos e diversificados, ou seja, quando as circunstâncias externas indicam que o sucesso da organização depende particularmente do seu ajustamento às condições e às necessidades locais e regionais.
Gabarito: Certo
-
Territorial ou geográfica: esse tipo de departamentalização ocorre em empresas que atendem a um território maior e que visualizam grandes diferenças nas regiões. Pode haver a unidade de atendimento ao nordeste, a unidade do centro-oeste, a do sul, etc.
-
GABARITO CORRETO
A departamentalização territorial, regional ou por localização requer diferenciação e agrupamento das atividades de acordo com a localização onde o trabalho será desempenhado ou uma área de mercado a ser servida pela empresa. É utilizada geralmente por empresas que cobrem grandes áreas geográficas e cujos mercados são extensos.
É altamente atrativa para empresas de larga-escala e cujas atividades estejam física ou geograficamente dispersas. As empresas multinacionais utilizam esta estratégia para as suas operações fora do país onde estão sediadas. É mais indicada para a área de produção e de vendas.
-
A departamentalização por base territorial requer diferenciação e agrupamento das atividades de acordo com a localização onde o trabalho será desempenhado ou área de mercado a ser servida pela empresa. Assim, onde os mercados estão dispersos, a eficiência será melhorada se todas as atividades relacionadas com a tarefa forem agrupadas em uma área geográfica específica. Cada departamento ou divisão opera em um território e a organização territorial está predominantemente voltada para seu ambiente territorial são características da Departamentalização geográfica.
-
CERTO
Departamentalização Territorial ou Geográfica
A departamentalização geográfica é interessante quando a empresa está distribuída em um território muito grande. Nesse caso, é importante a empresa descentralizar recursos específicos para cada região. Outro aspecto que pode apontar a necessidade de um tipo desses de departamentalização é quando existem uma diferença e especificidade grande de acesso a mercados consumidores e a pessoas qualificadas, bem como a matérias-primas. Nesses casos, os administradores podem ficar especializados nas demandas e especificidades de cada região. Como exemplo, uma empresa poderia ter gerências nas regiões Sul, Sudeste, Nordeste etc. Assim, quando a empresa estiver “cobrindo” áreas muito grandes e diferentes, a departamentalização pode ser indicada. Cada setor poderá, através da melhor compreensão de cada região, atingir mais facilmente os objetivos da organização.
-
GABARITO: CERTO
A departamentalização territorial, regional ou por localização requer diferenciação e agrupamento das atividades de acordo com a localização onde o trabalho será desempenhado ou uma área de mercado a ser servida pela empresa. É utilizada geralmente por empresas que cobrem grandes áreas geográficas e cujos mercados são extensos. É altamente atrativa para empresas de larga-escala e cujas atividades estejam física ou geograficamente dispersas. As empresas multinacionais utilizam esta estratégia para as suas operações fora do país onde estão sediadas. É mais indicada para a área de produção e de vendas.
Vantagens:
• Quando as circunstâncias externas indicam que o sucesso da organização depende particularmente do seu ajustamento às condições e necessidades locais e regionais;
• Permite fixar a responsabilidade de lucro e do desempenho no comportamento local ou regional;
• Permite encorajar os executivos a pensar em termos de sucesso de território;
• Indicada para firmas de varejo;
• O delineamento da organização pode acompanhar adequadamente as variações de condições e características locais.
Desvantagens:
• O enfoque territorial pode deixar sem segundo plano a coordenação tanto dos aspectos de planejamento, execução ou controle como um todo, em face do grau de liberdade e autonomia nas regiões;
• A preocupação estritamente territorial concentra-se mais nos aspectos mercadológicos e de produção e quase não requer especialização.
FONTE: WWW.PORTALEDUCAÇÃO.COM.BR
-
Certo.
A Departamentalização funcional: acontece quando os departamentos de uma organização são organizados em em função de critérios geográficos ou territoriais. Ex: empresas que se organizam por regiões norte, sul, nordeste.... cada uma das regionais são departamentos organizados com base geográfica. Esse modelo tem a desvantagem de aumentar o custo da organização por incorrer em repetição de função em cada região.
Prof Carlos Xavier
-
Segundo Chiavenato (2007), A organização na base da localização geográfica ou territorial requer diferenciação e agrupamento das atividades de acordo com a localização onde o trabalho será desempenhado ou uma área de mercado a ser servida pela empresa. Ademais, como características tem-se:
A) Cada departamento opera em um território;
B) A organização territorial está predominantemente voltada para o seu ambiente territorial.
Portanto, item correto.
-
Gabarito da questão: certo
Segundo Chiavenato em Introdução à Teoria Geral da Administração (2014, p.209, 216): "A departamentalização é um meio para se obter homogeneidade de tarefas em cada órgão. Os principais tipos de departamentalização são por:
1. Funções.
2. Produtos ou serviços.
3. Localização geográfica.
4. Clientes.
5. Fases do processo (ou processamento).
6. Projetos.
A departamentalização consiste em escolher modalidades de homogeneização de atividades, agrupando os
componentes da organização em departamentos ou divisões." E quanto à departamentalização geográfica, [...] consiste no "agrupamento das atividades de acordo com a localização em que o trabalho será desempenhado ou uma
área de mercado a ser servida pela empresa" e "é geralmente utilizada por empresas que cobrem grandes
áreas geográficas e cujos mercados são extensos."
-
Gabarito da questão: certo
Segundo Chiavenato em Introdução à Teoria Geral da Administração (2014, p.209, 216): "A departamentalização é um meio para se obter homogeneidade de tarefas em cada órgão. Os principais tipos de departamentalização são por:
1. Funções.
2. Produtos ou serviços.
3. Localização geográfica.
4. Clientes.
5. Fases do processo (ou processamento).
6. Projetos.
A departamentalização consiste em escolher modalidades de homogeneização de atividades, agrupando os
componentes da organização em departamentos ou divisões." E quanto à departamentalização geográfica, [...] consiste no "agrupamento das atividades de acordo com a localização em que o trabalho será desempenhado ou uma
área de mercado a ser servida pela empresa" e "é geralmente utilizada por empresas que cobrem grandes
áreas geográficas e cujos mercados são extensos."
-
Certo
Na departamentalização territorial as atividades são agrupadas de acordo com a localização onde o trabalho será executado ou de acordo com a área em que a organização irá atender.
Fonte: Prof. Stefan Fantini
-
CERTO
-
Certo
Na departamentalização territorial as atividades são agrupadas de acordo com a localização onde o trabalho será executado ou de acordo com a área em que a organização irá atender.
-
Territorial e Geográfica são palavras sinônimas =)
-
É também denominada departamentalização territorial ou regional ou por localização geográfica.
Requer diferenciação e agrupamento das atividades de acordo com a localização onde o trabalho será desempenhado ou uma área de mercado a ser servida pela empresa.
Fonte: Teoria Geral da Administração (Chiavenato)